Artigo - "A chance perdida do RS" ou "O dia em que Olívio mandou a Ford embora do RS"

A completa ignorância econômica do ex-Governador Olívio Dutra e do PT do RS ao mandar a Ford embora, não beneficiou apenas a Bahia, que recebeu a montadora de braços abertos, como abriu caminho para a consolidação de um polo automotivo no Nordeste, já que para a região decidiram se instalar a Volkswagen e a Fiat (Pernambuco) e a chinesa JAC (Bahia).

. Esta corrosiva avaliação foi feita nesta terça-feira pelo jornal “Brasil Econômico”,numa análise dura assinada pelo jornalista Joaquim Castanheira, diretor de Redação, que lembrou os enormes prejuízos sofridos pelo RS com o governo petista que assolou o Estado:
- O polo automotivo, que nas últimas semanas se consolidou no Nordeste, poderia ter como sede o Rio Grande do Sul. Lá, já estava instalada uma fábrica da GM. A chegada de uma segunda montadora, no caso a Ford, criaria uma escala de produção suficiente para atrair outras empresas do setor para lá se instalarem. Nada disso se concretizou porque a falta de habilidade do governo do Rio Grande do Sul afastou a Ford daquelas paragens e, por tabela, começou a criar o polo automotivo do Nordeste. Há várias reflexões que podem ser feitas a partir desses dados. Uma delas, porém, merece atenção especial. Trata-se da chance perdida pelo Rio Grande do Sul. Em 2001, a Ford abriu as portas de sua unidade produtiva na Bahia - a mesma que deveria ter sido erguida no Rio Grande do Sul.

. O eleitor gaúcho não só não compreendeu as perdas de empregos, renda e riqueza produzidos pelo gesto tresloucado de Olívio e do PT, como além disto voltou a votar no Partido, mesmo que este não tenha feito sequer autocrítica pública, embora esteja fazendo isto diariamente através de leis e decretos assinados pelo sr. Tarso Genro.

Desentendimentos com o Governador Olívio Dutra, recém-eleito para comandar o estado, fizeram com que a Ford desistisse do projeto gaúcho e partisse rumo a Camaçari. É difícil de calcular quanto o Estado perdeu com essa decisão.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa.

Semana do Trader 2011 – Leandro & Stormer
De 28/11 a 03/12 – o evento do ano da Análise Técnica com a presença dos Traders Alan Farley, Leandro Ruschel, Larry Williams, Alexandro Stormer e Oliver Velez. Presencial em São Paulo e ao vivo pela Internet.
Acesse http://www.semanadotrader.com.br/home ou ligue  11.2178.0000 / 51.3073.6200.

14 comentários:

Anônimo disse...

E esse sujeito ainda recebe pensão de ex-governador, todos os meses, dinheiro suado dos contribuintes. Sem dúvida a maior besteira feita na história do RS, jogaram fora a possibilidade do nosso crescimento. A Bahia agradece até hoje a inteligência do Sr. Olívio.

Anônimo disse...

Eu conheco o polo de camacari. Ate hj tem placas la dizendo:
"Obrigado Governador Olivio Dutra, por gerar empregos e renda na Bahia".
Tem gente que voto no PT ainda.
Da proxima ves que for tiro fotos para vc Polibio.

Anônimo disse...

Por cegueira ideológica é que perdermos a Ford. Quem não lembra da bandeira do MST no gabinete do secretário da agricultura? Perdemos o bonde porque outros pólos automotivos oferecem maiores economias de escala e de escopo.

Anônimo disse...

"A volta do cão arrependido, com seus olhos tão fartos, com seu osso roído e com o rabo entre as patas" (Chaves)

A FORD é a volta do cão arrependido...

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Parabéns por mostrar o artigo brilhante de Joaquim Castanheira,a pura verdade,mostrada pelos fatos.
Ocorre, sr Polibio, que os GAÚCHOS POLITIZADOS,não se conformam com a própria burrice e criam a teoria da conspiração,foi o fhc com ajuda do .... e por ai vai,o RGS merecia uma esquerda melhor, mais humana e inteligente e menos CORRUptA.
Parabéns mais uma vez ,Sr Polibio,
somente com fatos e ideias mostraremos quanto são nefastos os GAÚCHOS POLITIZADOS.

Saudações

Anônimo disse...

interessante como o povo gaucho, que se diz tao politizado e inteligente, se deixou enrolar pelos fios do bigode de um amador. Profissional nao pode ser ignorante economicamente e fazer tamanha burrada.O Tarso pelo menos esta tentando atrair empresas.

Anônimo disse...

Ninguém, em sã consciência pode negar que em toda a história do RS não houve um governador tão burro quanto o truta, sua burrice se prolongou pelo tempo e acabou com o futuro imediato do RS. Quem viveu viu o que resultou de suas "esgualepadas" atitudes.

Sam Spade disse...

Pois é Políbio, nesta época eu sofria de esquerdismo na UFSC e achava a decisão de Olívio correta "ele honra o bigode, não é entreguista, bla bla bla", hoje, felizmente curado, vejo o quanto a administação petista no RS foi ruim para todo o sul. O pior é que os gaúchos ainda insistem com essa ideia.

Mordaz disse...

O PT ganhou, tanto que elegeram a Vanguarda do Atraso novamente, no ano passado, para mais mal-feitorias.

Anônimo disse...

Ué... mas eles não afirmavam peremptoriamente que o dinheiro público tinha que ser usado para bancar os "pequenos agricultores" do MST, em vez de financiar a instalação de montadoras multinacionais???
A esquerdalha e "povo mais politizado do Brasil" agora querem novas montadoras no Rio Grande do Sul???
Depois da expulsão da Ford???!!!
Ahahahaha!!!
Bastiat

Anônimo disse...

No fundo, a culpa por tudo isso é o gaúcho politizado, aquele que por se julgar diferente dos demais, acha que implantar por aqui aquelas doutrinas bolorentas lá dos fundões do Leste Europeu, vai torná-lo um cidadão do mundo.

Paulo Rocha, Eldorado do Sul\RS

Anônimo disse...

Pois de tantas burradas e incompetencia que afundaram esse estado que patina na lama com sua economia de mal apior os jovens que querem algum futuro tem mesmo e que fazerem as malas rapido e se mandarem dai pois a vanguarda do atraso vai sepultar de vez essa economia! No future ahead!!!

Anônimo disse...

No final do govêrno Walter Jobim, os americanos ofereceram um empréstimo vultoso para construir as usinas da bacia do Jacuí,cuja oferta de energia nos teria equiparado a São Paulo. A idéia era criar uma economia poderosa para opor-se ao regime peronista, influenciado pelos fascistas. Volkswagen e Mercedes eram candidatos a vir para o RS. Mas a distribuição da eletricidade era feita pela CEERG (leia-se American Bond and Share). O governo nacionalista de Dornelles recusou o empréstimo (e o nosso futuro) para não favorecer os trustes internacionais. Quem foi que entregou o ouro a SP? Ele mesmo, o patriota gaúcho Leonel Brizola. AGB

Aquiles Supremus disse...

VOTOU NO PT ???

ENTÃO SE FORD E NÃO GM !!!!

OLÍVIO DUTRA, O MAIOR BURRO QUE JÁ PASSOU PELO PALÁCIO PIRATINI.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/