Eis o que disse nesta quarta de manhã o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao falar na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, ao analisar a crise econômica global:
1) A crise internacional está piorando e já contagia os Países emergentes, inclusive Brasil.
2) O cenário pode ficar ainda mais grave.
3) A economia mundial desacelerou e ficará pior.
. Não se trata de nenhuma marolinha.
. É bom que se diga que ao contrário de Lula na crise econômica global de 2008, que levou o Brasil à recessão em 2009, desta vez a Presidente Dilma Rousseff tem advertido para os riscos de contágio.
. Ocorre que da mesma forma que Lula em 2008, novamente agora a Presidente Dilma Rousseff (na época ela era Ministra da Casa Civil de Lula) insiste em usar dinheiro público para manter a economia acelerada.
. A crise de 2008 foi da banca, enquanto que a crise atual é dos governos que gastam muito, devem além da conta e poupam pouco.
- O governo (Banco Central) e os mercados (colados nas previsões oníricas do BC) prosseguem apostando em números ainda altos para o crescimento do PIB neste ano (3,2%) e no ano que vem (3,5%) mas terão que baixar a guarda diante dos dias sombrios que chegam a galope.
2 comentários:
Esse é o problema, uso de dinheiro público para manter a economia aquecida, muitas vezes gastando mal. A conta poderá ser cobrada ali na frente !
Peraí!!!
A desaceleração interna não tem nada a ver com a crise na Europa - tem a ver, sim com a desaceleração da Brasília vermelha, isso sim...
Postar um comentário