Nem 10% dos médicos formados em Cuba conseguem revalidar diplomas no Brasil.

O jornalista gaúcho Luís Henrique Vieira, Porto Alegre, acaba de postar reportagem que produziu sobre os fracassos em massa de médicos brasileiros que buscaram graduação em Havana, Cuba, logo que desembarcam de volta no Brasil e submetem-se aos exames para revalidação dos diplomas. A matéria foi veiculada esta semana, dia 24, segunda-feira,  no site da Fox, EUA, em inglês. CLIQUE AQUI para ler no original.

. De 2005 até agora, 300 médicos formados em Cuba tentaram revalidar seus diplomas, mas apenas 25 foram autorizados a trabalhar. Os dados são do Ministério da Educação.

. Isto não é tudo.

. Eis o que revela o jornalista, com quem o editor conversou nesta quarta-feira:
- Os resultados deles, de fato, estão entre os piores entre a média de 600 candidatos que passam pelo processo anualmente, com pessoas que também se graduaram na Argentina, Bolívia, Estados Unidos e Europa.

. A Associação Médica Brasileira atribui o aparente fracasso de tantos cubanos à falta de qualidade de universidades como Bolívia e Cuba. O nível de ensino universitário nesses Países é similar ao de enfermagem no Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o texto traduzido para o português (o editor usou a ferramenta de tradução do Google, que é bem razoável). 

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho certo, afinal temos universidades com excelentes faculdades de medicina. Fazer cursos de especialização, mestrado, doutorado, etc no exterior só aperfeiçoa, mas aceitar outros que por terem encontrado um caminho mais fácil para fazerem medicina entrar na maior, ah... isso não dá!

Anônimo disse...

Os cubanos devem ter formação parecida com a de um agente de saúde, um enfermeiro, daí até se explica os bons índices de saúde por lá, pois trabalham bem na área preventiva. Esse trabalho falta e muito por aqui.

Mordaz disse...

Imagina que Lula queria dar autorização automática para estes mal formados trabalharem direto no nosso país! Nossos pacientes para os médicos dele, como faz com a cocaína de Evo Morales pela nossa juventude. Tudo em nome do esquerdismo.

Anônimo disse...

É bom mesmo - faculdades boas são as nossas.

Anônimo disse...

Mas, caríssimos, nem o fidel usa a medicina cubana.

Adilson Minossi disse...

Todo aluno formado em medicina deveria prestar um exame tipo o da OAB. Aliás todos os cursos superiores deveriam fazer isso.Metade não passaria nas provas. É um engôdo essa história da medicina de Cuba ser uma das melhores do Mundo. Pura pilhéria divulgada por PeTralhas e comunistas.
Aqui no Brasil também temos muitos cursos de Medicina extremamente precários e sem qualidade alguma.
Mas o governo autoriza a criação de novos cursos a Deus dará!!

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Os politizados vendem a imagem de Cuba como um paraiso,onde educação e saúde chegaram aos píncaros da gloria.
Nada mais falso,lá faltam remédios,tem o pagamento por fora para atendimento médico e a educação é isso que se ve,otimos enfermeiros.

Saudações

Anônimo disse...

Carimba ! APROVADO POR FIDEL.

Anônimo disse...

COPIANDO CUBA FICAMOS AINDA PIOR?

CRUUUUUZES! E O PETRALHAS QUEREM COPIAR OS PIORES, IRÍAMOS PIORAR?

VAMOS SORTEAR E ENVIAR ALGUNS DELES PARA SEREM TRATADOS LÁ,TALVEZ MELHOREM.DIZEM QUE LÁ TEM POUCA GENTE DOENTE;MORREM,POR ISSO, ASSIM COMO FALAVA O FICTÍCIO DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/