É crime violar o segredo de justiça, mesmo quando isto parte da mídia, de policiais ou de procuradores

O jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, acaba de produzir o editorial que você poderá ler no link a seguir, tratando do direito que tem a imprensa de violar segredo de justiça para informar aos seus leitores sobre o que considera assuntos relevantes e de interesse público.

. O jornal do Paraná trata do caso do jornal O Estado de S. Paulo, censurado há dois anos por iniciativa da Família Sarney, incomodada com o noticiário sobre investigações policiais e processos ajuizados contra um dos membros da clã.

. O editor não concorda com a prática de crimes por parte da imprensa, mesmo quando as razões sejam as mais nobre possíveis. A sua opinião inclui a violação do segredo de justiça. A prática continuada dessa violação, sobretudo por parte de membros da Polícia Federal e do Ministério Público, ensejou idênticas transgressões por parte de outros agentes da sociedade, o que inclui os jornalistas.

- O que o editor abomina, de qualquer forma,  é a censura prévia, mesmo por ordem judicial, já que a violação de preceito legal deve e  pode ser atacada pelo devido processo legal.

CLIQUE AQUI para ler o editorial da Gazeta do Povo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Políbio, pelo que entendi, acaso vingue este tipo de censura judicial à divulgação de fatos, por exemplo, você que publicou a íntegra da denúncia da Operação Rodin e outros jornalistas que publicaram semelhantes documentos responderiam por crime? Promotores e juizes também seriam criminalizados? E a sociedade ficaria sem direito à informação? Como pode você concordar com isso!?

Anônimo disse...

neste país tudo é liberado e quando a coisa fica preta a jente vai contestando até prescrever, não dá nada. edus

Anônimo disse...

Aprenda e a escrever Antonio ("jente" - COM "J"??????) ou melhor: GENTE! Faça me o favor. Taí porque o país leva fama de analfabeto...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/