Dólar despenca e Obama alerta para "crise mundial"

A moeda americana despencou ontem para R$ 1,543, o valor mais baixo desde 1999, reflexo da indefinição sobre a renegociação da dívida americana. Obama voltou a alertar para o risco de uma crise mundial sem precedentes e fez novo apelo por um acordo.

. O Fundo Monetário Internacional advertiu os EUA a colocar logo um ponto final na questão. Em relatório, o FMI advertiu que a desconfiança sobre a capacidade de pagamento do país, que vai além da atual disputa no Congresso, poderia causar uma recessão interna séria e consequências danosas para a economia mundial. No pior cenário, a economia americana contrairia 5% e o resto do mundo, entre 3% e 4%.

. No Brasil, o governo prometeu intervir no câmbio para elevar a cotação e evitar a quebra das indústrias nacionais, mas o mercado não acredita na eficácia da medida neste momento.

6 comentários:

Anônimo disse...

Interessante este negócio de crise mundial. Governos gastam milhões a revelia de uma administração ponderada e depois jogam a culpa na população que só faz é trabalhar e pagar impostos. Alguns vigaristas se locupletam com estes governos cretinos e o restante do povo passa fome. No Brasil não é diferente, o que ainda mantém o PT no poder é a propaganda e o bolsa esmola. A coisa mais perturbadora nisto, é que a maioria da população que pensa e trabalha neste país não está de acordo com este governo e não encontra sequer uma viva alma para representá-los e derrubar de vez com a anarquia instalada no poder.

Paulo A Gazzana disse...

É uma história que se repete há milenios. Financiar gastos e mordomias com dívida SEMPRE acaba assim. Dívida se faz para investimentos que, quando implementados, gerem recursos para pagamento dos respectivos financiamentos. O Rio Grande do Sul é um exemplo claro dessa gastança inútil: alto endividamento e nenhuma capacidade de investir e de se tornar viável economicamente. O Brasil, segue faceiro esse mesmo caminho. Fazer dívidas é fácil, é sempre o caminho preferido dos políticos, já que a amortização sempre fica com o sucessor. O caminho lógico seria estancar o crescimento da dívida e reduzir despesas, vivendo com só com a arrecadação. Mas isso exige perícia, visão de longo prazo, liderança, características que não são habituais em políticos e completamente desconhecidas pela maioria dos eleitores.

Anônimo disse...

será agora ou mais tarde, ou ainda alguém tem dúvidas?

Anônimo disse...

Culpar só os políticos pelo perdularismo estatal cria uma cortina de fumaça para quem mais se locupleta com os rombos nas finanças públicas: as corporações estatais, privilegiadas com salários muito acima dos contibuintes, privilégios, pensões, estabilidade, aposentadorias integrais imorais, etc. É para sustentá-las que os contribuintes são espoliados.
Bastiat

Anônimo disse...

Perigo avista,os Falcões americanos não engolem a eleição do Obama e farão de tudo inclusive detonar com a economia para reaver o poder.

Márcio disse...

Boa tarde! Gostaria se possível, me responder uma dúvida que estou com relação a crise financeira do Dólar, para com a moeda Peso Argentino. Como estamos vendo o Dólar despencar a cada dia, isso pode levar o PESO ARGENTINO a VALORIZAR, ou DESVALORIZAR? Agradeço de já sua compreensão! Abrs

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/