Saiba por que a proposta de reforma do sistema público de previdência vai apenas confiscar salários dos servidores

Apesar das caras páginas coloridas que pagou nos jornais desta segunda-feira para defender o Pacotarso (90% do espaço foi dedicado à defesa do confisco de salários dos servidores) o governo estadual gaúcho não ofereceu novamente uma única linha para esclarecer dois pontos decisivos sobre os dois projetos que mexem no sistema estatal de previdência do funcionalismo:
1) Onde estão os cálculos atuariais - se é que existem -  que comprovam que o aumento da alíquota de contribuição, que passaria de 11% paras 16,5%, resolveria o problema do déficit atual anual, calculado pelo governo em R$ 5 bilhões ?
2) Que tipo de auditoria o governo promoveu ou pretende promover, para identificar os responsáveis pelo falido sistema estatal de previdência estadual do RS ?

. 16,5% seria a maior alíquota do gênero entre todos os sistemas estatais estaduais de previdência do Brasil. Sem cálculos atuariais e sem auditoria, o dinheiro adicional será estirilizado no caixa do Tesouro, como foi antes, no governo Rigotto, quando ela pulou de 5,4% para 11%.

. Trata-se de um confisco puro e simples. O governo quer tomar dinheiro dos servidores para cobrir despesas que não contém e não quer conter - e investimentos perdulários que nem são de sua competência, como alojar 100 mil sem-terras (proposta do governo no Conselhão), responsabilidade primária do governo federal e não do Piratini.

. Nem um só ente privado ou público responsável, atrever-se-ia a confiscar dinheiro dos seus empregados,  para cobrir um rombo sobre o qual ele desconhece o tamanho e ignora a melhor equação para resolvê-lo.

. É por isto que a enorme carga publicitária veiculada em jornais, rádios e Internet, desde esta segunda-feira, apela apenas para a compreensão do distinto público, usando uma mensagem recheada de inverdades e meias-verdades.

. O artigo assinado pelo governador Tarso Genro neste domingo  ("Destino e utopia") pelo menos coloca a questão unicamente no campo da ideologia da esquerda mais atrasada, ao reduzir todo o debate atual a uma delirante luta de classes, desta vez entre os servidores ricos (quem ganha mais de R$ 3.860,00 por mês), acusado de direitista insensível, desta vez aliado aos detentores do capital financeiro, que são os que mais recebem benefícios e mais apóiam o PT neste momento.

. Nas vezes em que o PT pode contribuir para a solução do problema, resolveu insurgir-se ferozmente contra as propostas, ajudando a sepultá-las.  Isto ocorreu nos governos Britto e Yeda Crusius.

. No RS, juízes, procuradores, oficiais, delegados, defensores públicos e servidores altamente qualificados, ficaram sabendo pela pena do governador Tarso Genro, que não passam de cruéis direitistas "inimigos do povo".  Como se sabe, o sr. Tarso Genro é o único real "amigo do povo", como demonstrou recentemente no caso do sr. Cesare Battisti.

CLIQUE AQUI para ler o artigo do governador, publicado no jornal Zero Hora deste domingo. As anotações são do editor.

8 comentários:

Anônimo disse...

O Sr. Tarso Genro nunca mais receberá meu voto, mas sim meu repúdio a qualquer tentativa de se manter na política. [
Fui vítima de um estelionato eleitoral, pois acreditei nas promessas (mentirosas) ventiladas na sua campanha.

Mario Silveira

Anônimo disse...

Polibio, confisco é o que faz o
Governo do RS com nossos
impostos transformando-os
unicamente em salários.

Mexer nos privilégios nem pensar,
o Estado do RS está falido, pra pagar
em dia ativos e inativos a meleca é a de sempre
fazer empréstimo, aumentar impostos do contribuinte,
ou nada de infra-estrutura.

Anônimo disse...

Não votei no Sr Tarso Genro, e nunca votarei. Até acho, em pricípio, justo que os que ganham mais devem pagar um pouco mais para a previdência. Mas, o governador acometido de conveniente amnésia, esqueceu-se de dizer que o seu partido sempre foi contra qualquer mudança quando segerida por outros governantes. Alem do mais, usa de um reducionismo infantil ou mau caráter ao dizer que quem está contra é inimigo do povo, esqueceu-se novamente, por conveniência, que muitos que hoje estão contra em outras ocasiões estavam ao seu lado e não foram considerados, e nem poderiam, inimigos do povo.

Aquiles disse...

O RS vai quebrar financeiramente, é impossível que isto não ocorra. Não digo que será agora, ou no próximo governo, mas que acontecera, vai acontecer.

Anônimo disse...

Se ele confiscar 100% dos salários não vai resolver, pois tem mais inativos do que ativos.
O problema, como sempre fazem os petistas, está sendo atacado pelo lado errado.
O lado certo é reduzir as despesas, em especial com atividades que não são típicas do Estado, e onde mais colocam CCs, que devem ser concedidas para a atividade privada que vai prestar um serviço melhor e arrecadar tributos ao erário.
Outro lado que deve ser atacado é não individar mais o Estado, pois os juros que paga por sua dívida são muito altos, sendo que no caso do confisco é muito provavel que gere novas dívidas pois os servidores recorrerão ao judiciário.

Anônimo disse...

Aos que foram vítimas do estelionato eleitoral, lhes digo : não assistam mais a RBS / TV COM, não leiam mais a Zero Hora e não ouçam mais a Gaúcha. Caso contrário, continuaremos a ser adestrados e domesticados por essa mídia servil e interesseira !

Anônimo disse...

Se juízes, promotores, procuradores e cia fossem realmente altamente qualificados o setor público não seria a esbórnia que é. Se essa gente fosse realmente qualificada ganharia altos salários por conta própria na iniciativa privada, sem parasitar os contribuintes com privilégios indecentes.
O poder público foi tomado por concurseiros arrivistas e esquerdalhas.
Eles se merecem.
Os concurseiros sempre foram aliados da esquerdalha e só estão se reclamando agora, porque a esquerdalha resolveu diminuir os privilégios deles.
Se a esquerdalha propuzesse apenas aumentar impostos dos contribuintes privados, os concurseiros dariam apoio total e já estariam esfregando as mão para dividir o butim.
Bem feito!
É cobra comendo cobra.

Luiz Vargas disse...

Quem será que escreve os artigos do gênio da transversalidade e da concertação???
Afinal ele é mais conhecido por seu gigantesco ego e por sua mastodôntica falsidade e não por sua inteligência. Apesar de uma anta nascida em Palomas, que se acha escritor, pensar o contrário.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/