Governo aumenta os juros. isto é o mesmo que enxugar gelo e não segura a inflação.

- Day after feriadão - Depois de um feriado mais que prolongado, a última semana do mês de abril vem sobrecarregada de indicadores internos e externos. No cenário interno teremos o Boletim Focus na segunda-feira. A FGV divulgará a sondagem do consumidor e o IGP-M, que deve permanecer em alta, contribuindo para mais incertezas em relação à inflação. Quinta-feira será divulgada a ata do COPOM, justificando o aperto monetário. No cenário externo devem permanecer a preocupação e a incerteza. (Juliana Lima).

O aumento salarial de 10,25% concedido nesta quarta-feira aos trabalhadores da GM de Gravataí, que se segue a reajustes parecidos ocorridos no RS, inclusive do piso regional, demonstra que empresários e homens de governo já trabalham com a realidade ou expectativa de uma inflação de dois dígitos, começam a indexar as contas e acionam inflação inercial. Isto ajuda a entender  a decisão do Copom (Banco Central) de elevar pelas terceira vez em 90 dias a taxa básica de juros, desta vez para 12%.

. O governo enfrenta um movimento de remarcação de preços irrefreável e parece querer combatê-lo unicamente pela via de uma política monetária restritiva, aumentando os juros, encurtando os prazos de financiamento, elevando o IOF e elevando o compulsório: enxugando o crédito gravemente, na suposição de que isto impeça os consumidores de se endividar e a force a economia a reduzir o ritmo.

.  Empresários, políticos e economistas insistem que o governo vacila na aplicação de uma política fiscal dura, impactante, imediata, cortando pesadamente seus gastos e investimentos. O governo Lula deixou uma herança maldita ao eleger Dilma Roussef a qualquer preço: ele deixou o País à beira de uma quebradeira.

. Além da política monetária e da política fiscal, o governo também terá que mexer na política cambial, porque o dólar baixo favorece enormemente a entrada de dólares para aplicações (os juros são os mais alotos do mundo) e uma enxurrada de importações de produtos que ceifam a indústria brasileira e constrangem as exportações.

- O aumento de ontem foi o terceiro em 90 dias. Não há sinal a vista de que por si só o corte ao dinheiro resolverá o problema da inflação. O governo vacila em conter seus gastos com decisão e promover reformas para obter mais eficiência na sua ação e com isto não contém a inflação.

11 comentários:

Anônimo disse...

Mas que comentário sem base econômica. Aumento de Juro no Brasil não é para segurar a inflação. É pelo desespero da rolagem da dívida. Os roladores de dívida do BC não conseguem mais rola-la com um juro tão baixo para o risco interno do calote da dívida. Por favor editor entenda isto ! A conversinha da inflação é para não gerar pânico no mercado. A solução é superavits primários de 7% ao ano por 5 anos e não mais gerra títulos para capitalizar a petrobras, telebras e BNDES. Ai a divida cai para uns 25% do PIB e tudo fica normal. Agora, não é num governo latino-populista-comunista que vamos ver isto.

Anônimo disse...

Esta razoavelmente bem colocado, porem sabemos que de fato, so o rombo da conta previdencia em 2011 devera ser de R$ 100 bilhoes, isto somando-se a rolagem natural da burrar e impagavel divida publica interna de R$1,7 trilhao acumulada. O Brasil caminha a passos largos para uma inflacao d e02 digitos com volta da indexacao e risco elevado da manutencao d euma moeda estavel. E a "marolinha" daquele debil mental mostrando a realidade em que estava mergulhado este Pais que se acha potencia mundial e mais ainda se sente em condicoes de criticar as grandes potencias que estao fazendo o dever de casa de cortar gastos "de verdade" e nao com mentiras populistas e estelionato eleitoral. Com tudo isto a situacao do Brasil so ira se agarvar mais com juros de 12% atraindo cada vez mais os capitais internacionais e levando a industria nacional a bncarrota com a apreciacao do real descontrolada. Onde se viu uma moeda "podre como o real" ter uma relacao dolar/real de R4 1,57 e totalmente falso!

Anônimo disse...

Sai dessa Dilma/Manteiga....essa é a verdadeira HERANÇA MALDITA que um governo recebe. A dívida interna já passou dos dois trilhões. Tou pensando em tirar os meus pilas que tenho na poupança, vá que essa quadrilha vermelha meta a mão na poupança, elles que tão amigo do collor, andam abraçado nelle. Acabo morrendo e não vejo tudo nessa política destepaiz. COLLOR ALIADO DO PT(PARTIDO DO TRAMBIQUE).

Anônimo disse...

Esta situação economica atual de inflação ascendente tem como causa primária a politica populista do governo lula da silva, de olho nas eleições não fez ajustes necessários e imprescindíveis, alem da gastança irresponsável.

Anônimo disse...

Day after ...olha o Carrion...
Sim o aumento dos juros contempla os Banqueiros que tem que ter garantido os juros minimos x inflacao ( Spreed)seus ganhos e tem no Bancos os principais "investidores" dos titulos publicos.
Quanto aos gastos do governo ele continuam sendo altos e mal geridos.
Este populismo e gastanca promovido pelo Lula, visava tmb eleger a Dilma que foi a grande beneficiada.
Porque não reformular e simplificar os sistema tributario no Brasil ???
Porque não tratar o investidor Brasileiro com as mesmas "benÇaos" que o estrangeiro tem ???
Reforma politica feita por politicos é Piada.
Roubar (-) e não comprar apoio da chamada base "aliada"tmb ajuda...mas dai é sonhar com a Paraiso.

Anônimo disse...

Hora amarga!Momento de pagar a conta salgadíssima da insensatez,da loucura característica de povos parvos e ignaros!


Lamento,e muito,pelas crianças e jovens,cujos pais fizeram,continuam e continuarão a fazer merda,como confiar em esquerdopatas comunistas(pleonasmo),entregando-lhes os seus votos,o seu coração e a sua alma,por exemplo!


FDPs!!!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Parece que estou vendo que daqui a pouco menos de quatro anos teremos que pedir pelo amor de Deus ao Fernando Henrique Cardoso para ele voltar ao governo e resolver esta baita herança maldita que esta sendo gerada e que começou no governo Lulla e continua no governo Dillmá.
Só verdadeiros estadistas se dedicam ao interesse do povo, como é o caso da manutenção da estabilidade da economia, sem inflação; populistas só querem jogar prá galera!!!
E a galera aplaude. parecem hienas.

Justiniano disse...

Esse é o preço do estelionato político que Lula fez para eleger a Dilma, ou seja agora está vindo a conta e com essas nulidades e incompetentes teremos a demonstração da incapacidade destes petralhas em administrar, pois seus quadros só há sindicalistas que entendem de greve e jamais administraram sequer uma empresa. Todos os gastos eleitorais dos petralhas, alem de uma politica monetaria de reajuste dos salários, que o PT criou e agora viu que colocou a corda no pescoço, que preve aumento de 13% para o 2012, isto determinará um crescimento da espiral inflacionária. A estabilidade da moeda Real começa a ruir com essas medidas e não me espantaria se caso o governo faça uma maxidesvalorização do Real, pois todas as medidas adotadas não passam de medidas paliativas.

Anônimo disse...

Veremos greves para aumentos de salários recuperarem o pode de compra. PIOR É VER O MESMO FILME NOVAMENTE !

PTRALHAS = GOVERNOS MILITARES

Estão fazendo o que não devem para se manter no poder.

ÁGUIA disse...

ANONIMO DA 09:11 É NOTA DEZ

RESUMIU A ENGANAÇÃO BRASILEIRA
CONTOU O QUE SE PASSA E PARA MEIO ENTENDEDOR É MAIS DO QUE SUFICIENTE:

TSUNAMI NA ECONOMIA E FINANÇAS DO PAIS, COM TODA A CERTEZA;JUROS ALTOS É EM FUNÇÃO DO MEDO, DO TERROR DA SAÍDA DE CAPÍTAIS EM MASSA.

NÃO É NECESSÁRIO QUE "MESTRES" DEMONSTREM O QUE SE PASSA, APENAS ARITMÉTICA PRIMÁRIA É SUFICIENTE.

VÃO TER QUE BUSCAR O FHC PARA CONSERTAR...

Anônimo disse...

RESPOSTA AO ignorante "Anônimo",às 21:56:


Enquanto os militares investiam em infraestrutura no Brasil,os atuais comunistas,agora no poder,ROUBAM o Brasil!

Caiu a ficha ou preciso desenhar?!


Você pode até não gostar dos governos militares,pois gosto não se discute,mas falsear a verdade,os FATOS,ah!,isso não,faz favor!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/