Além do STM, também no Arquivo Nacional são mantidos em sigilo os documentos da ditadura

Apesar de todos os esforços do editor, não prosperaram o Mandado de Injunção que ajuizou no STF e o requerimento que protocolou no STM, ambos visando acesso aos processos militares abertos durante a ditadura militar contra a nova presidente, Dilma Roussef.
. O ministro Marco Aurélio Mello não atendeu o pedido de liminar e nem encaminhou a discussão do mérito, apesar dos reiterados pedidos do editor. O STM ignorou o pedido.

. O objetivo dos pedidos é o de abrir registro histórico relevante sobre o período do arbítrio e não revelar testemunho da verdade.

. Os brasileiros estão impedidos há 25 anos de conhecer os porões sobre os quais se movimentaram os dois lados da luta armada.

. No artigo a seguir, “Público e inacessível”, Carlos Fico, autor do livro “Como eles agiam: os subterrâneos da ditadura militar”, publicado no Estadão de domingo, revela que o segredo não ocorre apenas no STM, mas também no Arquivo Nacional.

- A Folha de S. Paulo obteve acesso aos processos movidos contra Dilma, mas da mesma forma que Veja fez com as gravações de Tuma Júnior, retém as informações para si mesma. Aliás, o STM só abriu os arquivos para a Folha. O editor pediu o mesmo direito e não conseguiu nada.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Carlos Fico.

3 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Não desistamos, nunca! De coisa alguma!

Anônimo disse...

A Folha de São Paulo esqueceu que já conseguiu acesso ao processo ?
A Veja esqueceu aquelas gravações que o Tuma jr teria fornecido ?
Deve ter coisa muito feia nos dois casos.
Será que foram silenciados ? não é o caso de serem "comprados" mas de intimidação.

Carlo Germani disse...

Caro Políbio,

Tenho uma explicação convincente de
um amigo jornalista,que me disse:
A Folha de São Paulo,com total acesso ao processo,não o divulga
por dois motivos: ou tem o RABO PRESO ou está esperando o TIMING.
Tem outra versão? Acho difícil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/