Chegou a hora de discutir política na campanha eleitoral do RS.

O ex-ministro Tarso Genro ampliou a vantagem que tinha sobre os adversários e que já era grande, consolidando a percepção de que poderá vencer no primeiro turno.

. Fogaça e Yeda mudaram o tom da campanha na TV, mas ambos cometem o desatino de disparar simultâneamente um contra o outro e ambos contra Tarso, com o que dispersam o ataque ao adversário principal e dispersam os efeitos das comparações que tentam fazer, confundindo o eleitorado.

. Yeda e Fogaça não introduziram qualquer remake sobre o desastroso Governo Olívio e tampouco sobre a questão política nacional no debate local, o que facilita a vida de Tarso, que teve participação no atual governo Lula, agora vazando corrupção por todo lado.

. Ainda pior: Yeda e Fogaça não aparecem na telinha defendendo claramente seus candidatos a presidente, logo no Rio Grande, onde ficar em cima do muro é crime doloso. As razões para que não façam isto são escapistas. No Rio Grande as pessoas têm que ter lado.

. É o melhor dos mundos para o candidato do PT, que nem a estrela do PT usa na telinha, substituída pelo mundo azul de que falou Gagarin.

. Afinal de contas, Tarso Genro foi figura central no episódio do Mensalão (ele tentou refundar o Partido, foi atropelado, mas permaneceu no PT, embora bichado) e tem muito o que falar sobre suas passagens pelos Ministérios da Educação e da Justiça, como também pelo Conselhão e pela Prefeitura de Porto Alegre. No meu livro “Herança Maldita”, conto que a última administração de Tarso Genro quebrou a Prefeitura da Capital.

. Existem polêmicas mais acesas ainda sobre o candidato do PT: o asilo negado aos pugilistas cubanos e concedido ao terrorista italiano, sem contar o fracasso do Pronasci e dos Territórios da Paz no RS, sobretudo em Porto Alegre.

. Tudo isto é ignorado nesta campanha. Todos os candidatos já mostraram do que são capazes e o que já fizeram – já fizeram o dever de casa exigido pelos marketeiros - portanto chegou a hora da discussão política, o que envolve o debate sobre padrões éticos, morais e legais de fazer as coisas.

- O mantra de que perde quem bate, cunhado por Duda Mendonça, saiu da cabeça de um réu confesso do Mensalão. É um mantra falso (vide Collor contra Lula e contra Sarney).

Nota do editor – Quem quiser receber gratuitamente o livro “Herança Maldita – Os 16 anos do PT em Porto Alegre”, faça o pedido para
polibio.braga@uol.com.br.




11 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Ah, não dá pra deixar passar, o homem, de lombo liso...

Anônimo disse...

CONCORDO TEM QUE BATER DE FRENTE PARA PROVAR QUE O TARSO FOI QUEM AJUDOU EM TUDO QUE TEM ACONTECIDO DE RUM AQUI NO SUL,VÃO DEIXAR ELE SEM ESTAS PERGUNTAS FATAIS COMO O MENSALÃO ,O ITALIANO POLICIA FEDERAL E TUDO MAIS ASSIM ELE SÓ PODE ESTAR NA FRENTE O POVO NÃO TEM MEMÓRIA TEM QUE LEMBRAR ACORDA FOGAÇA E YEDA NÃO PODEMOS DEIXAR ACABAR COM O SUL

Anônimo disse...

COM O PEDRO RUAS FAZENDO CAMPANHA PARA O TARSO ,POIS ADORA A TACAR MAS SÓ A YEDA DEVE SER MUITO MACHISTA OU FEZ UM ACORDO DE NÃO FALA NADAR DO ITALIANO,MENSALÃO POIS VAI GANHAR UM CARGO NO GOVERNO QUE A LUCIANA DEVE TER PEDIDO PARA O PAI.

Anônimo disse...

Se ele está tão bem, porque o PT acionou seus mujahedins adestrados para fazerem terrorismo contra Yeda? Se Yeda está tão mal, porque o desespero do PT?

Anônimo disse...

Minas Gerais e São Paulo, estados que impulsionam (e carregam) o Brasil, a população está dando NÃO aos candidatos do PT e de Lula e aqui na provincia do plata, estado mais fechado e subdesenvolvido do Brasil, pode colocar um petista no governo. O Rio Grande do Sul tem mais é que separar do Brasil e se juntar com a Argentina. Isto se eles quiserem este povo de brinde...

Fernandez disse...

Este é um dos motivos porque discordo da fama de politizado que gaucho tem.
Politizado coisa nenhuma!
Não acredito que um povo politizado , bem informado e preocupado com o rumo que o país está tomando, vote em um tipo como Tarso.
Mas o cara é esperto e, em seu horário eleitoral, não perde uma oportunidade de colar seu nome ao "presidente Lula", o grande transferidor de votos.
Não é só Dilma que está na caroninha de Lula.

Ricardo disse...

Tarso aqui ??? Nem brincando, só trouxa vota nele !

Anônimo disse...

Concordo com Fernandez, nós aqui no RGS somos uns dos mais interresseiros cidadãos do Brasil.
Mas, quando trato com pessoas de outros estados isto eu não digo, evidentemente na qualidade
de "Gaúcho".
Podem me acusar também desta franquesa, mas nunca de hipócrita aqui dentro.

Anônimo disse...

O RS pede para se dar mal e de-lhe PT. A maioria absoluta dos gaúchos não sai do estado e vê que os outros estados estão nos deixando cada vez mais para trás.

Não tem pro PT em Estados que vão para frente.

Essa de gaucho ser politizado é outra lenda urbana plantada pela esquerda. Fosse minimamente politizado trataria as eleições com racionalidade sem essa memória curta.
.
A 40 anos:
- tinha empregos
- o RS era o "Celeiro do Brasil"
- o maior rebanho do Brasil
- Caxias do Sul sozinha consumia mais aço do que o Paraná inteiro
- tinhamos o Estaleiro Só
- a Varig era a maior
- era o 2 maior Estado exportador

Hoje, meus primos, migraram por encontrarem oportunidades melhores fora do RS.

De 11 primos, 2 no RS, 2 SP interior, 2 Minas, 1 Recife, 1 no exterior e 3 SP capital.

Quer dizer: o RS investiu pesado na formação de jovens até a universidade e quando formados os entregou para ajudar no progresso de outros Estados.

Mas pelo visto os petralhas incompetentes ficam por aquí sonhando com uma tetinha pública.

Anônimo disse...

Este ptesadelo não tem fim. Mais 4 anos de ptarso do atraso.
Prefiro um que um meteoro acabe com o Rio Grande do Sul e com os gaúchos.
Melhor morrer inocente do que suportar a desonra.

Anônimo disse...

Para Tarso, não basta apenas vencer. Ele quer derrotar moralmente Yeda Crusius, soterrá-la, sepultá-la. Vencer no segundo turno, para ele, significará uma derrota. Sem contar, a real possibilidade de "perder o bonde", se Yeda e Fogaça unirem forças, no segundo turno.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/