Entenda melhor os números das pesquisas eleitorais para presidente.

Nesta segunda-feira a pesquisa CNT/Sensus confirmou a vantagem que Vox Populi já tinha indicado no sábado, quando a Band revelou que pela primeira vez a candidata Dilma Roussef ultrapassou o candidato José Serra na disputa presidencial. Eis os números de CNT/Sensus:

Estimulada (entre parêntesis, números de janeiro)

- Dilma Roussef, 35,7% (28,5%)
- José Serra, 33,2% (40,7%)
- Marina Silva, 7,3% (9,5%)
- José Maria Eymael (PSDC), 1,1%
- Américo de Souza (PSL), 1%


- Num eventual segundo turno entre Serra e Dilma, a petista venceria com 41,8%, contra 40,5% para o tucano. Os brancos, nulos e indecisos somariam 17,8%.

. Vox Populi encontrou números de 38%, 35% e 8%.

. Ainda não foram divulgadas as novas pesquisas DataFolha e Ibope.

. O editor não quer prosseguir na discussão inútil sobre a qualidade das pesquisas, mas reafirma que os diversos institutos podem manipular seus dados. Além disto, a ausência de regras comuns a todos, torna inviável comparações dignas de crédito.

. Este é um problema que somente se resolve por lei própria ou pela via da autoregulamentação, pela ordem.

. A empresa de consultoria Arko Advice, numa análise sobre a pesquisa Vox Populi, avisou que o avanço de Dilma era esperado e se deu por variadas razões:

1) ambiente econômico favorável.

2) avaliação positiva de Lula.

3) 30 minutos de programas partidários do PT.

. Cesar Maia, candidato a Senador pelo Rio, especialista em pesquisas, dá crédito aos números e recomenda mudanças na campanha de Serra, que nesta segunda visitou Juazeiro do Norte, Ceará (a pior região para Serra tem sido o Nordeste).

. A nova safra de pesquisas poderá acelerar a definição do PSDB por Aécio Neves para compor a chapa de Serra.

CLIQUE AQUI para ler a avaliação do ex-prefeito César Maia, que propõe mudanças na campanha de Serra.

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4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, dá um tempo! Quem é que acredita nestas pesquisas compradas? Qual a credibilidade de um instituto destes!?!?!? NENHUMA!!! Lula aparece nas "pesquisas" com quase 80% de aprovação, onde foram feitas as pesquisas? Só pode ser no diretório do partido, em nenhum outro lugar. Ando pelas ruas, converso com diversas pessoas de todos os tipos sociais e econômicos, não vejo ninguém que ache Luladrão bom. Com todos que falo é a mesma coisa, acham que o governo Luladrão foi e é só roubo, mentiras, trapaças e vigarisses. Onde está a tal aprovação deste merda!?!?!? Só se for no inferno!

Sérgio Valdrich Jr. disse...

Desculpe Políbio mas a credibilidade da Vox Populi beira o zero.Ela garantiu ao TSE que faz sorteios aleatórios dos municípios brasileiros para fazer sua pesquisa.São 5500 municípios brasileiros.E o que aconteceu?40% repetiram de novo.O que é isso,Políbio.Por favor!.Estatisticamente é quase impossível que um município seja sorteado duas vezes seguidas em um universo de 5500!E pior:tem município que foi sorteado quatro vezes seguidas!Dizer que os métodos do Datafolha e do Ibope são idênticos ao do Vox Populi é desmerecer e rebaixar em muito a credibilidade dos dois primeiros.Abre o olho,Políbio!E pro Cesar Maia um cosnelho:não fuja quando o pau começar a comer.

Sérgio Valdrich Jr. disse...

Políbio,todos lutamos pela democracia mas não é hora de fraquejar.Veja a discrepância imensa entre as pesquisas dos dois institutos nada fiáveis:chegam a 15%!.Mesmo que a margem de erro fosse de 5% é demais!.As explicações clássicas e furadas de que Lula é muito popular-não sei onde...-de que a economia vai muito bem obrigado-as empresas e lojas já estão se preparando para uma operação de cobrança de dívidas atrasadas dos consumidores.Quem viver verá...-e os tais programas na TV não explicam como é que um poste consegue crescer 10% ou mais em média coisa que nunca ocorreu em toda sua campanha.Políbio,não pudemo se entregá pros home,mas de jeito nenhum,amigo e companheiro!

Fabiano Machado disse...

Tenho Certeza que é Falsa essa notíca.

Concordo com o Sérgio.

Não dá pra acreditar um décimo nisso, é notícia manipulada já.
Essa gente do PT quer roubar e ganhar de qualquer maneira, já compraram a mídia para isso.

Mas tenho certeza que o Serra ganha de lavada.

Att
Fabiano Machado

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