Acordo com o Irã teve um só protagonista: a Turquia.

O êxito da intermediação do presidente Lula para debelar os ruídos entre Irã e todo o Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, França, Inglaterra e China) mais Alemanha, deve ser saudado, mas situado dentro do contexto do que aconteceu de verdade em Teerã. Esta nota da Agência Estado demonstra que Lula nem de longe foi protagonista principal, mas acessório, cabendo o papel principal ao premier Erdogan e ao seu País, a Turquia. O que se pergunta é se valeu a pena o Brasil afrontar tradicionais aliados para se colocar ao lado de um governo autoritário, ditatorial e criminoso como o do Irã.
Agência Estado


Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, além do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, fecharam hoje, 17, o acordo para que o urânio iraniano levemente enriquecido seja enviado ao território turco e, em troca, o país receba o produto enriquecido a 20%. Pelo acordo, o urânio enriquecido a 20% será remetido no prazo de um ano. Nesse período, haverá supervisão de inspetores turcos e iranianos.

2 comentários:

Anônimo disse...

E obvio quem pode dar credito a esta pobre e mau intencionada diplomacia do Brasil que so sabe se aliar com terroistas e comunas de plantao. O Lula esta conseguindo queimar o Brasil no exterior junto aos principais parceiros comerciais do Pais, tudo em prol de suas loucuras. Da-lhe 51 nele!!!

Anônimo disse...

Mas o que podia se esperar de um analfa e de uma assaltante de banco a não ser se aliar a um terrorista..Acorda meu povo!
Alfredo de Viamão

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/