Na guerra e na política, o segredo do sucesso é a determinação

CLIPPING
La Nacion, 04 de setembro
Resumo feito por Cesar Maia, candidato ao Senado, Rio

1. A versão belicista da política é incompatível com a democracia. Batalhas não representam a guerra. A história está repleta de exemplos de generais vitoriosos em batalhas que acabaram perdendo a guerra. O exemplo clássico de vitórias em batalhas que terminaram mal foi dada pelo general grego Pirro, para quem o custo que pagava por cada vitória em solo romano não lhe garantiria o triunfo. Ele exclamou: “Com outra vitória como esta, estarei perdido!”. Ou seja: vitórias parciais tão custosas que acabam levando a uma catástrofe final.
2. O destino de cada batalha é preciso, porque nela um exército ganha e o outro perde. Mas não ocorre o mesmo com a guerra, cujo destino incerto somente termina na "Batalha Final" que determinará seu resultado.
3. Quando escreveu seu livro Memórias sobre a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill extraiu as seguintes conclusões: "Na guerra, determinação; na derrota, desafio; na vitória, magnanimidade; na paz, boa vontade". Assim, a primeira virtude exigida pela guerra é a "determinação" que tempera os exércitos e os povos. Nosso povo e nossos políticos, que querem consolidar a democracia, devem saber desde já que, qualquer que seja o desfecho de cada batalha, somente aqueles que seguem lutando serão fiéis à sua vocação.

LINK PATROCINADO
A La Pizza Mia do Shopping TOTAL também oferece Buffet Executivo a partir das 11h30. Saiba mais no site www.shoppingtotal.com.br ou www.twitter.com/Shopping_TOTAL.

2 comentários:

Hugo disse...

Só determinação não ganha uma guerra.Organização,disciplina,clarividência,prudência e principalmente saber enxergar um passo sempre à frente do inimigo.Se determinação apenas vencesse guerras os nazistas e os japoneses estariam hoje no rol dos vencedores não dos vencidos.
O caso dos japoneses é exemplar:determinação,organização,disciplina e eficiência não bastaram para evitar uma derrota construída a partir da arrogância e cegueira de seus comandantes.Subestimaram os EUA e só tarde acordaram para a dura realidade de que os americanos tinham um parque industrial muito melhor e mais avançado e um suprimento de matéria-prima e de gente bem maior.A bomba A foi só um atalho para o inevitável:a derrota humilhante do Japão.

Hugo disse...

Por falar em determinação foi só isso que o Pelotas apresentou contra o Grêmio ao terminar com o fraudulento recorde de 51 jogos sem perder no quase ex-Olímpico Monumental?Creio que outros fatores foram bem mais decisivos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/