Iguatemi e Praia de Belas constrangem os lojistas gaúchos.

O anúncio do desembarque de mais um mega-shopping center em Porto Alegre, no caso o Bourboun Shopping Wallig, que exigirá investimentos de R$ 270 milhões apenas para a execução da primeira fase, recoloca a inglória discussão sobre a cláusula de raio adotada contra os lojistas que ocupam os shoppings Iguatemi e Praia de Belas.

. A cláusula de raio não é lei, mas uma cláusula contratual perversa existente entre os dois shoppings e seus lojistas, pela qual eles se obrigam a não instalar unidades em qualquer outro shopping que se localize num raio de 2 quilômetros.

. É por isto que lojas de grife igual não são encontradas nos shoppings Iguatemi e Bourbon Country, por exemplo.

. Isto ameaça se repetir no Bourbon Shopping Wallig.

. É evidente que este tipo de restrição não corresponde às boas práticas comerciais, agride os princípios da livre concorrência e violam a economia de mercado. Tanto que o Cade decidiu intervir em favor dos lojistas, quando chamado a arbitrar o duelo recente entre dois shoppings de São Paulo.

. O presidente da CDL, Vilson Noer, com quem o editor conversou nesta sexta à tarde, chamou a atenção para outro aspecto, este ainda mais perverso para os empresários gaúchos:
- A cláusula incentiva a concorrência predatória porque obriga o administrador de shopping a atrair redes e lojas poderosas de fora, quando poderiam estar fortalecendo as redes e lojistas do RS.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os americanos não estão nem aí para a cláusula de raio. Tem McDonald's no Iguatemi, no Country, e acho que ainda existe um na Nilo Peçanha.
Ou seja, ninguém manda no Tio Sam.

Roberto disse...

Concordo que esta cláusula é mesmo um raio. Mas a favor dos lojistas descontentes com ela, existem as leis do mercado: se não concorda, cai fora e se instala em outro lugar.
Talvez esta atitude ajudasse a estingui-la.

consumidor nao quer monopolio disse...

Pois essa cláusula contratual é maravilhosa p/ o consumidor que quer variedade, diversidade, novidade, etc...
se já é um porre ir em shoppings não próximos e as mesmas datelli, mc bennet,paqueta, gaston (isso so analisando esse segmento) as vezes c/ 2 lojas por andar (e em pleno RGS terra de calçado), era só o que faltava ter que aturar em shopping proximos. Dai não precisa + sair de casa. foi em um shopping, morreu... o resto é tudo igual. novidades? volta dai a 6 meses.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/