Militares criticam "revanchismo"

Os presidentes dos clubes Militar, Naval e da Aeronáutica divulgaram ontem uma nota na qual criticam o lançamento da Comissão Nacional da Verdade, que teria amplos poderes para investigar crimes cometidos durante a ditadura.

. O decreto assinado pelo presidente Lula, criando a comissão, provocou uma crise no governo que culminou com entregas de cartas de demissão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares.

. Os presidentes se solidarizam com Jobim e atacam a possibilidade de reabertura de investigações. Os três usam palavras como “revanchismo” e “mesquinharia” para falar dos riscos contra a democracia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tribuna da Imprensa

quarta-feira, 06 de janeiro de 2010 | 11:22

Nota oficial dos três presidentes de Clubes militares

Explicação: recebi em primeira mão, ia publicar, lógico mesmo contrariando minhas convicções. Mas os elogios a Nelson Jobim eram tão exagerados, incoerentes, até acintosos e vergonhosos, que mudei de idéia.

É impossível ELOGIAR publicamente um cidadão, que FRAUDOU a Constituição (de 1988) antes de ser publicada e anos depois confessou. Expulso do Supremo, (para onde jamais deveria ter ido) teve que antecipar em 10 anos a saída do Supremo. E misturava a presidência desse órgão, com a advocacia.

Elogio merece por exemplo, a jornalista da Folha, Eliane Cantanhêde, que deu furo espetacular, publicando na íntegra, o parecer técnico da FAB, sobre a compra dos caças. Parabéns, principalmente porque nesta época de comunicação instantânea não há FURO.

Anônimo disse...

Caro jornalista Polibio Braga, boa tarde.
A ARMADILHA DA LEI DA ANISTIA
Impressiona-me a lentidão reaciocínio e percepção dos Comandantes das FFAA - e,agora,dos presidentes dos Clubes Militares!
A investida do Governo do PT sobre a alteração na Lei da Anistia é mera DIVERSÃO TÁTICA dos terroristas promotores da empreitada.
O objetivo é realizar uma manobra tática para conduzir os Comandantes das FFAA à ADMISSIBILIDADE da prática de atos ditos de tortura praticados FORA do contexto político, no período de 1964 a 1985,e abrangido pela Lei da Ansitia.Caracterizar-se-ía,então,a prática de atos que teriam sido cometidos à margem do Estado,ou seja,atos meramente pessoais e/ou coorporativos.
Aprovado o projeto da Comissão da Verdade - com o aval da INGENUIDADE dos militares -,as FFAA ADMITIRÃO os atos fora do contexto de Estado e,por conseqÜência,estariam chancelando atos OFENSIVOS aos Direitos Humanos.
A Lei da Anistia permanecerá intocável.Ela NÃO é o ALVO da investida dos terroristas hoje no Poder!Só o que necessitam é que os chefes "pensantes" das FFAA assinem ambaixo...(Art.23 do Projeto não será alterado pelo Lula,e é onde está o laço da FORCA que cortará o oxigênio dos militares).
Alerta-se,portanto,aos Comandantes - estrategistas,por profissão - que revejam o seu Estudo de Situação,reavaliem as suas Linhas de Ação e REFAÇAM o seu Plano-Conjunto de Combate,caso contrário,serão ATACADOS pela RETAGUARDA!
( Leiam a análise do articulista OLIVEIROS S. FERREIRA sobre esse
ponto de vista, que vai na "ferida" do objetivo final do Governo do PT, no Mídia Sem Máscara - www.midiasemmascara.org - no site da NOTALATINA.)
Polibio Braga, obrigado pelo espaço,mas não contive-me, diante da nota superficial,frouxa e INGÊNUA,também,dos
Presidentes dos Clubes Militares.
Abraços.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/