Lula fez de conta que recuou.

Foi uma nova derrota política para o ministro Tarso Genro o recuo de Lula no ponto mais nodal do 3º Plano Nacional dos Direitos Humanos.

. Ao contrário de Tarso, que aliou-se a Dilma para apoiar Vanucchi contra Jobim, Lula não quer saber de cutucar os militares com vara curta.

. E nem os padres, o que deixou claro ao deixar claro que a questão do aborto será tratada pelo governo quando nada mais tiver que ser tratado.

. O governo não recuou – até agora – em outros pontos considerados nodais do Plano:
1) as ameaças explícitas à liberdade de imprensa.
2) as ameaças explícitas ao direito de propriedade.

. Em relação aos dois pontos, tudo vai depender do caldeirão das pressões.

. O que ocorre sobre a ação dos grupos de pressão nos âmbitos da mídia e do agronegócio:
1) A mídia continua atacando frouxamente os arreganhos autoritários do governo (em Porto Alegre não se ouve, nem se vê ou se lê nada substantivo).
2) O agronegócio, sem o apoio corajoso dos demais setores produtores, ataca timidamente a chantagem política do governo e dos seus asseclas.

. O governo já sentiu a reação da sociedade, recuou em pouquíssimos, embora relevantes pontos, mas sabe que mais reações virão e atingirão a candidata que é o cavalo do comissário, no caso a ministra Dilma Roussef.

CLIQUE AQUI para ler o extenso 3º Plano Nacional dos Direitos Humanos. (Arquivo completo em formato PDF)

CLIQUE AQUI para ler o editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira, intitulado "O decreto da incompetência". Link do Blog do Noblat.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não há recuo aparente. Continuo dizendo, este negócio de PNDH-3 é só uma isca para ver se o terreno está sólido suficiente para um golpe de estado, cortina de fumaça...
Não se trata de ver isto ou aquilo, nem mesmo o governo está interessado em querer abrir os "porões da ditadura". Como se diz, quem vive de passado é museu. Na verdade mexeram em coisas delicadas para ver a reação do povo, das entidades civis e militares. Se a mobilização for pequena, então os picaretas tem clima favorável para um golpe de estado.
A imprensa neste país, já foi amordaçada e de certa forma comprada. A maioria de nossos representantes políticos estão comprometidos e não possuem moral para dizer nada.
Agora, cabe aos militares tomarem uma atitude. Sendo que a maioria da população de bem, espera por esta reação e apoiam os militares.
A política brasileira há muito tornou-se um veradeiro esgoto e não dá mais para esperar. Esperar e ficar em cima do muro é o mesmo que ser conivente! Reserva viva!!!

N67 disse...

Políbio, aki no RS na zerohora o jornalista André Machado é o mais ferrenho defensor de plano, ainda hoje na rdgaucha elle disse que as pessoas estão atacando o PNDH pq não conhecem, estão por fora, é ou não é um petralha assumido...??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/