Comemoração errada: O que caiu não foi o muro de Berlim, mas o comunismo.

O ex-reitor da Ufrgs e cientista político Francisco Ferraz, publisher de http://www.politicaparapoliticos.com.br/, botou o dedo na ferida quando escreveu o seu pequeno ensaio desta semana sobre a queda do muro de Berlim:

- O muro não caiu, porque foi derrubado.

. Parece um mero jogo de palavras, mas o fato é que a mídia, os políticos e boa parte da intelectualidade, registraram a queda do muro no dia 9 de novembro de 2009, dando ênfase às festas realizadas em Berlim, quando a data reserva, isto sim, um evento historicamente de dimensões muito mais importantes, no caso a queda do comunismo em todo o mundo. É o que registra o professor Francisco Ferraz no seu pequeno, corajoso (este tipo de abordagem é patrulhado pelas esquerdas filocomunistas) e consistente ensaio:

- Caiu pela absoluta e total falência do sistema comunista. O socialismo stalinista que, com correções cosméticas, ainda sobrevivia caiu, desmanchou-se.

. Desta vez não estava em cena um contemporâneo John Reed para fazer o contraponto de “Os dez dias que abalaram o mundo”, a obra prima sobre a revolução de 1917 na Rússia.

. As viúvas dos carniceiros Stalin, Pol Pot, Che Guevara, Mão e Kim Jung, lembrariam que o sistema opressor ainda sobrevive na China, Cuba, Vietname e Coréia do Norte. É o caso de saber de que modo sobrevive cada um desses depravados sistemas.

. A vitória do capitalismo foi completa e avassaladora. O que cabe à humanidade é torná-lo mais isonômico, corrigir rotas, fazê-lo avançar em direção ao pleno apogeu e com isto permitir que o sistema daí resultante, dissemine globalmente o ambiente de bem estar social.

CLIQUE AQUI para ler “Berlim 1989: o muro caiu ou foi derrubado”, publicado in http://www.politicaparapoliticos.com.br/

5 comentários:

Anônimo disse...

Estás bem, Políbio. Mais um pouquinho e já estarás esquecendo teu passado de quase ex-guerrilheiro e correligionário da Dilma.

Carlos Vargas disse...

Hoje às 18h, na Assembléia Legislativa, uma viúva do comunismo (desprovido de caráter, honra e vergonha na cara) estará sendo "medalhada" com a Medalha do Mérito Farroupilha, numa deferência de uma cumpanhêro de gangue,ops, digo, companheiro de ParTido.
Os cumpanhêros conseguem desmoralizar tudo o que é solene e cerimonioso.

Anônimo disse...

Vai abrir vaga para o que sobrou de solicialistas no novo "front", divisa da Venezuela com Colombia. Espero que se alistem todos, a industria armamentista os espera.Boa Viagem, que seja sem retorno.

N67 disse...

Mas Políbio aki no Brasil tá cheio de comunistas no governo. O que parece essa Dilma - qtos mortos e aleijados por causa dela e de toda sua turma(zé dirceu, genoino, esse Minc). O tarso genro(é c/minúscula mesmo elles não merecem) que se diz comunista trosckista(Políbio, troca em miúdos o que significa o cara se dizer TROSCKISTA - eu tenho idéias sobre esse tema, gostaria de saber se é isso mesmo). Pois é, ao acreditarmos nas pesquisas essa figura sinistra poderá ser o próximo gov. - alerta Rio Grande esse tarso é amigo das FARC e de terrorista.

Surfista Prateado disse...

O Comunismo caiu, mas ainda há muitos que querem revivê-lo aqui, tentam isso todos os dias e estão espalhados em todos os cantos da política.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/