Associação Software Livre impugna mas não impede edital de compra de 80 mil notebooks no RS.

Clipping: Baguete, sexta, 13 de novembro
http://www.baguete.com.br/

A Associação Software Livre (ASL) teve indeferidos nesta sexta-feira, 13, o pedido administrativo e de impugnação do edital do programa Professor Digital, contra o qual entrou na Justiça na quinta, 12. O programa Professor Digital prevê a compra de 80 mil notebooks para serem vendidos com financiamento do Banrisul para os professores da rede estadual de ensino. De acordo com a ASL, o edital - que será executado por pregão eletrônico nesta sexta, 13 - é irregular por exigir que os participantes ofereçam máquinas equipadas com Windows 7 Home Basic em português do Brasil pré-instalado ou superior e Office Pro Plus 2007. Outro ponto questionável seria a não separação entre a compra de hardware e software, o que a ASL considera uma opção mais vantajosa. Segundo resposta do pregoeiro responsável pela licitação, Jairo Peres de Oliveira, ao qual a reportagem do Baguete Diário teve acesso, os computadores serão equipados com sistema operacional Linux e pacote aplicativos BrOffice, já que são máquinas dual boot. De acordo com Oliveira, como os sistemas não tem custo, serão instalados pela Secretaria de Educação após a compra e por isso não estavam incluídos no edital. “O programa foi desenhado e construído sobre as tecnologias hoje adotadas pela Secretaria da Educação e que os professores têm acesso nas escolas”, explica o pregoeiro. Sobre a separação, Oliveira alega que os custos são “mais acessíveis” quando o software vem de fábrica instalado, tanto pelo desconto como pelo valor da instalação por separado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só o PT pode distrubuir 11 milhões de celulares com dinheiro público. Mais ninguém pode...

Anônimo disse...

Quem usa computador como ferramenta de trabalho e quer utilizar toda potencialidade que o mesmo pode oferecer no momento em que o usuário precisar, sabe muito bem a diferença que é trabalhar em um ambiente Windows e em um ambiente Linux. No primeiro , apesar de sair mais caro, todo o trabalho pode ser feito na hora em que for necessário, técnicos só se quiser, pois seu uso é fácil e intuitivo. No Linux temos extremas limitações de drivers, de softwares, o usuário ou é craque em uso de computadores e gosta de desafios, ou vai gastar chamando técnicos, o que resulta em uma tremenda perda de tempo e o custo do Linux acaba suplantando até o do Windows, com o usuário ficando dependente de técnicos. Quem gosta de Linux, normalmente o quer mais por razões ideológicas, não pelas características técnicas ou práticas, é a diferença de uma Touaregue para um fusca 66!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/