Artigo - A ética dos incomuns em Brasília

Artigo - A ética dos incomuns em Brasília
7 de novembro de 2009
Revista Veja

A dona-de-casa Francisca Gonçalves Lima tem 31 anos, quatro filhos e um teto na cidade de Recanto das Emas, na periferia de Brasília. Ela deve 200 reais de aluguel. Há uma semana, temendo ser despejada, Francisca sofreu um colapso nervoso – e, num ato de atroz desespero, pingou veneno de rato no suco dos filhos. Em seguida, ingeriu a dose restante. Todos, felizmente, sobreviveram. Francisca está internada, sob escolta policial. Francisca é uma cidadã comum. Quando deixar o hospital, será presa. Pela lei de Deus, ela pecou. Pela lei dos homens, ela será punida. Este é o mundo dos brasileiros sem privilégios. A 30 quilômetros do barraco de Francisca, protegidos pelo confortável manto dos poderes da nação, há uma casta de homens e mulheres que não se submete às mesmas leis e aos mesmos costumes. São os políticos, ou os "incomuns" - aqueles que, como bem explicou o presidente Lula ao defender as ilegalidades cometidas pelo senador José Sarney, "não podem ser tratados como pessoas comuns".


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Um comentário:

Hugo disse...

Caro Políbio:Crime é crime seja cometido por qualquer um que seja.Se a lei não consegue atingir os tubarões e apenas vitima as sardinhas é porque algo de muito errado nós estamos permitindo que ocorra.E se falta uma ação mais efetiva e enérgica para fazermos cumprir a lei para todos então a culpa é de quem?E também não podemos cair no lugar comum da esquerda que considera que existem crimes e crimes,punições e punições,tudo de acordo com a ocasião ou motivo invalidando e muito o espírito genuíno da lei que é fazer justiça,impor lei e ordem.Corremos o risco de que o relativismo com relação á lei torne-se universal e aí sim o caos vai reinar e a lei do mais forte será a única a ser aceita.A lei é dura mas é a lei.E cabe a todos nós exigirmos que ela se aplique a todos sem exceção.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/