Pré-sal: dádiva ou ilusão?

Clipping - Revista Epoca - 5 de setembro de 2009

Por enquanto a exploração é só política. Como evitar a maldição dos petrodólares e trazer a prosperidade para todos.[...] Desde a semana passada, os 190 milhões de brasileiros procuram enxergar o que é realidade e o que é miragem no anúncio da proposta com as regras da exploração da camada do pré-sal – uma extensa área de 149.000 quilômetros quadrados, ao longo da costa que vai do Espírito Santo a Santa Catarina, onde se pode achar petróleo de alta qualidade a profundidades entre 5.000 e 7.000 metros no fundo do mar. Até agora, a única certeza é que há muito dinheiro em jogo. Por causa disso, há também muitos interesses, muitas possibilidades e, para o cidadão comum, muita esperança.A possibilidade de o Brasil se transformar num grande país produtor e exportador de petróleo poderá se concretizar até o final da próxima década se as projeções do governo e da maioria dos estudiosos estiverem corretas. Isso poderá representar um salto no padrão de vida dos brasileiros, melhorar a posição geopolítica do país e seu peso na esfera mundial. Mas há muitas variáveis no meio do caminho. Uma delas ensina que o mundo da indústria do petróleo está cheio de desastres e promessas não cumpridas, por causa de governantes que desperdiçaram a riqueza de seus países com opções preguiçosas, corruptas e demagógicas.Após um demorado processo de debates internos coordenados pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governo produziu uma proposta de lei que reforça o papel do Estado na exploração do petróleo, uma década depois de a Petrobras ter perdido o monopólio dessa atividade, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Mesmo os adversários do governo Lula reconhecem que o Planalto tem argumentos defensáveis para ter agido desse modo. Todos os estudos e experimentos feitos até agora mostram que a exploração do pré-sal constituirá uma atividade de pouco risco e muito ganho. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, chega a comparar o pré-sal a um “bilhete de loteria premiado”.

4 comentários:

Surfista Prateado disse...

Época? Que especialistas ela ouviu? Devem ter sido só os peStistas. Não só há o risco em si da exploração como há também o risco mercadológico, o de quão importante será o petróleo como fonte de energia e qual o valor que terá na época da extração. A ÚNICA coisa certa é que vai custar CARO, MUITO CARO extrair esse petróleo, e isso nós todos vamos pagar a conta. O interessante também é como o PT se apropriou do resultado de uma pesquisa que começou na década de 70... Quando der errado, conseguirão também se isentar de qualquer culpa e ela recairá no FHC...

Anônimo disse...

Nas mãos de Gabrielli está mais para um conto do bilhete, escrúpulos os petistas já mostraram com sobras que não tem nenhum! Quem apoiou Sarney como o governo Lula, não tem vergonha nem de vender a própria filha para um prostíbulo.

Anônimo disse...

alguém já levatou os custos ambientais dessa exploração? Já perguntaram à sociedade se ela quer investir algumas centenas de bilhões de R$ em energia poluidora?

Carlos Vargas disse...

Este bilhete premiado deve ter validade até sair o resultado das eleições de 2010. Após esta data possivelmente os PeTralhas já devem ter um factóide prontinho, na ponta da língua, para justificar o engodo. Enquanto o Pré-Çal estiver na berlinda o povão tem desviada a atenção do corrupto Zé Sarney, da central de negociatas que virou o congresso nacional, das mentiras da Mãe Dilmá e de todas as falcatruas da cumpanhêrada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/