Ninguém jamais perdeu o segundo turno por 42 pontos

Artigo - Revista Veja - 12 de setembro de 2009
71 a 29 - por Diogo Mainardi

José Serra: 57 pontos. Dilma Rousseff: 23 pontos.
Esse foi o resultado da última pesquisa eleitoral do Ibope, realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Os dados correspondem ao que os principais candidatos a presidente da República obteriam num segundo turno, incluindo os votos brancos e nulos. Contando só os votos válidos, José Serra derrotaria Dilma Rousseff com uma folga espantosa de 42 pontos. Na ponta do lápis: 71 a 29.
Caso alguém se interesse por detalhes metodológicos, foram consultados 2 002 eleitores, em 142 cidades brasileiras. Margem de erro: 2 pontos a mais, 2 pontos a menos. A pesquisa ficou escondida até agora porque foi encomendada pelo próprio Ibope, que faz um acompanhamento permanente da disputa presidencial. Em menos de duas semanas, o instituto realizará outra pesquisa, dessa vez para a CNI. Se os números continuarem iguais, a candidatura de Dilma Rousseff desmoronará.
Além de pesquisar o segundo turno, o Ibope pesquisou também, nos mesmos dias, o primeiro turno. Os resultados foram publicados por O Globo, na última quarta-feira. Pode anotar:
José Serra, 42%Ciro Gomes, 14%Dilma Rousseff, 13%Heloísa Helena, 7%Marina Silva, 3%
Quando Heloísa Helena é retirada da lista, Dilma Rousseff empata com Ciro Gomes e Marina Silva, considerando-se a margem de erro. Isso quer dizer que ela pode estar até mesmo em quarto lugar. A campanha presidencial ainda está longe. Os candidatos nem foram escolhidos por seus partidos. A pesquisa do Ibope, a esta altura, tem um peso limitado. Mais do que representar a certeza de um sucesso de José Serra, ela representa apenas a certeza de uma derrota de Dilma Rousseff. Ninguém jamais perdeu o segundo turno por 42 pontos.Se os dados permane-cerem inalterados por mais algum tempo, ocor-rerá uma debandada dos atuais simpatizantes de Dilma Rousseff, com o peemedebista maranhense pisoteando atabalhoadamente o pedetista paranaense.
Mas a debandada atingirá também uma ala do PT. Já há quem tenha se acertado com José Serra. Antonio Palocci costuma ser visto como uma alternativa a Dilma Rousseff, se a candidatura dela continuar perdendo terreno. Na realidade, Dilma Rousseff irá até o fim, tentando arrumar um lugarzinho no segundo turno, impulsionada pelo departamento de propaganda de Franklin Martins. Enquanto isso, Antonio Palocci se ocupará de construir uma ponte entre Lula e José Serra, impedindo as manobras golpistas dos aloprados do PT e garantindo a imunidade lulista no governo do PSDB.
No fim de agosto, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse a VEJA que a candidatura de Dilma Rousseff seria derrotada. O que já dá para medir agora é o tamanho dessa derrota.


6 comentários:

Anônimo disse...

Bah, Deus é bom. O Brasil, entrando numa nova fase... Arno Edgar Kaplan

Alberto disse...

O problema do PT, vai ser encontrar emprego para 300 mil
petistas que vão ficar sem emprego,coitadinhos.

Anônimo disse...

Alberto, Zero Hora, Globo e Irmãos Feijó contratam elles!!!!

Anônimo disse...

Onde colocar as 300.000 paranóides lavadeiras do PT que ficarão desempregadas e que na verdade nunca trabalharam?
1ª opção - colocá-las para completar o serviço que falta das promessas mentirosas de Lula, arranjar trabalho para as 27.000.000 de pessoas que tem o bolsa família e que por isto não querem trabalhar nem a pau!

2ª opção - Fazer as 860.000 casas populares que Lula não terá feito até o final do mandato, para ele parecer menos mentiroso!

3ª opção - completar os somente 98% das obras do PAC e que ainda não foram concluídas, mais uma grande mentira do gnomo do Planalto.

4ª opção - Fazê-las escrever 1 milhão de vezes (cada uma, pois senão Farso o Gênio vai tentar algum golpe de porta de cadeia para diminuir a pena) o que se segue: "Não vou mais mentir, não vou mais difamar, não vou mais atentar contra a democracia, não vou nunca mais votar em ladrões, mentirosos e sem vergonha!"

5ª opção - Mandar todas para Cuba com passagem só de Ida.

6ª opção - Mandá-las para a Coréia do Norte também com passagem só de ida.

7ª opção - Escavar a mão para ver se há realmente todas as maravilhas que são faladas do tal de pré-sal e tirar o óleo a preço competitivo!

ATENTO disse...

LULA JÁ É UM "PATO MANCO"?

"CONHECER O RUIM,PARA SABER O QUE É BOM"

Como saber o que é bom se não conhecemos o ruim?Ao longo da vida tenho presenciado famílias venderem tudo, irem para outras plagas e outras "lidas", e depois é que perceberam o quanto eram felizes e ricos,sem o saber;uns conseguiram retornar, outros pereceram,já era tarde não havia volta.
O Brasil "pagou para ver",caro,e vai escolher,baseado no que percebeu do governo petralha,defensor de assassinos,cuequeiros,mensaleiros,COVARDES ao defenderem nossos direitos usurpados no exterior.
O BRASIL TEM VOLTA! OS PETRALHAS ,OS ARAUTOS DA IGNORÂNCIA E DO COMUNISMO,OS GENROS DA VIDA,ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS!
LOGO LOGO, OS RATOS COMEÇARÃO A ABANDONAR O "NAVIO", E COMO LULA NÃO CONSEGUE INFLAR A SUA CANDIDATA,CAI NAS PESQUISAS,PODEMOS DIZER QUE JÁ É QUASE UM "PATO MANCO"!
Como diz`Paulo Coelho,observemos os "SINAIS".

Unknown disse...

Vocês não entendem, não é?
Se a Dilma chegar no segundo turno, prá quem vocês acham que vão migrar os votos de Heloísa Helena e Marina Silva? Pro Serra?
E aí como é que fica a conta?
Cuidado com a armadilha do "já ganhou".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/