Arena Grêmio corre risco de nunca sair do papel

A futura Arena Grêmio corre sério risco de nunca sair do papel. A obra que estava prevista para iniciar em 2009 foi postergada para 2010. Nem mesmo o cercamento da área escolhida no Parque Humaitá foi realizado. A falta de financiamento do BNDES esta emperrando o projeto.

. Por contrato, a OAS não esta obrigada a construir a Arena se o financiamento não for aprovado. A Arena esta orçada em R$ 350 milhões, sendo que metade deste valor será financiado pelo BNDES e a outra parte pela própria OAS.

. Outro motivo que pode travar o projeto foi a saída abrupta dos dois principais responsáveis pelo projeto Arena, Paulo Odone e Eduardo Antonini, do comando da Grêmio Empreendimentos, responsável pela construção do novo estádio. A histórica briga política no Grêmio não é bem vista no mercado empresarial e governo.

. O governo federal abrira uma linha de credito especial para as 12 cidades que receberão a Copa de 2014. Em Porto Alegre, o estádio escolhido é o Beira-Rio.

. O governo federal não tem motivos para liberar financiamento a Arena gremista, sendo que a mesma não abrigara jogos da Copa. O credito especial será liberado apenas para os estádios onde serão realizadas partidas e não serão direcionados para construção de novos estádios para os grandes clubes brasileiros que tenham parceria com alguma empresa. Sendo assim, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro, que nem estádios possuem, também deveriam ser brindados com o "credito especial" do BNDES.

. A Arena gremista esta mais para Aeromovel do que para Trensurb.

7 comentários:

Claudio Lopes disse...

Pois é né...Como o Sr.Olívio é Conselheiro do Inter, o BNDES já liberou financiamento para a reforma do Beira-Rio. Enquanto que os espertos conselheiros do meu Clube mandaram embora quem poderia influenciar na liberação de recursos...
Lamentável - QUE FASE HEIN !

Anônimo disse...

Após a saída de Paulo Odone e Antonini, ambos puramente por questões políticas, ficou evidente que a arena seria um conto de fadas.
Há muito tempo que está divisão política só rende prejuízos ao Grêmio e a sua torcida.
Pra mim foi uma grande sacanagem o que fizeram com ambos, pois, quando o Grêmio esteve em maus lençóis, este grupo que está à frente do clube, simplemente sumiu do mapa.
Por ser este um espaço democrático e aberto ao debate, seria muito positivo um posionamento da direção do clube a respeito de algumas questões:
1. O não pagamento dos credores do chamado condomínio, não trará prejuíos orçamentários ao clube em 2010?
2. Será que a direção não está inflando a folha salarial? Até o presente momento, não hove custo benefício e resultados satisfatórios que justifiquem a dimensão dos investimentos realizados?

Abraços,

Rodrigo

Anônimo disse...

Só agora viram isto ?
Não existe nada mais improdutivo que um estádio de futebol.
Fica fechado a semana inteira. Tem alguns joguinhos de vez em quando e a arrecadação não paga sem a conta de energia.
Se a dupla Grenal pensasse um pouco, venderiam seus elefantes brancos, construiriam um estádio para os dois clubes, maior, melhor, com algumas tecnologias que permitiriam utilizá-lo até para jogo de beisebol, basquete, shows, podendo ser ocupado todos os dias.

PS.: Se alguem levar um PF, aí sai.

Anônimo disse...

Brigar, também cansa... E é bem rápido! Arno Edgar Kaplan

Anônimo disse...

Como todos os projetos do RS...

Anônimo disse...

O contrato entre Grêmio e OAS foi assinado no final de 2008. Pergunto ao jornalista que obra do porte de um estádio de futebol e com um complexo ao redor, que tem até shopping center, poderia iniciar poucos meses depois ? Quantas licenças, inclusive ambientais, são necessárias para o início de uma obra desta envergadura ? Quantos anos foram necessários para que se iniciassem as obras do Barra Shopping ? Não chegou a haver crise na Fepam por conta de licenças ambientais para a a Aracruz que estavam sendo retardadas ? As obras ainda não começaram, meu caro, porque não se pretende construir um quiosque, mas um estádio para 57 mil pessoas e com complexo de entorno orçado em 1 bilhão.

É verdadeiro que a OAS não está obrigada a construir a Arena se o financiamento não for aprovado. Isso está no contrato e não há novidade alguma !! Ocorre que as informações divulgadas por alguns meios de comunicação de que a construtora estaria tendo dificuldades em obter financiamento não procedem. Como poderiam existir tais dificuldades se as linhas de crédito para a Copa do Mundo sequer foram ainda abertas. Pergunto quais projetos para Copa do Mundo de 2014 receberam linhas de financiamento até o momento do BNDES ?????

A saída abrupta dos dois principais responsáveis pelo projeto Arena, Paulo Odone e Eduardo Antonini, do comando da Grêmio Empreendimentos, não são ameaça ao projeto, ao contrário do afirmado pelo jornalista. O contrato está assinado e basta que haja o financiamento do BNDES para que saia a obra, esteja quem estiver no comando da Grêmio Empreendimentos. O blog tem um posicionamento favorável ao governo Yeda, que inclusive concordo por ter votado nela e acreditar que o seu governo é bom, mas este tipo de afirmação de que a saída de Odone e Antonini - hoje integrantes do governo - permite interpretar que o blog está assumindo uma causa política gremista por simpatia aos integrantes do governo do Estado. Odone e Antonini foram derrotados nas últimas eleições. Hoje a Grêmio Empreendimentos é comandada por Adalberto Preis, figura que é reconhecida como competente por todos os integrantes da política gremista, mesmo os de oposição.

O blog afirma que "o governo federal não tem motivos para liberar financiamento a Arena gremista, sendo que a mesma não abrigara jogos da Copa". Ora, o blog defende que a saída de Odone e Antonini é uma ameaça aos projetos, mas ambos sempre garantiram na mídia que a Arena sairia com financiamento do BNDES mesmo que a futura Arena não sediasse jogos da Copa. Contradição do blog !!! Mentiram então Odone e Antonini ??? Claro que não. O jornalista é que está mal informado.

Se a Arena gremista esta mais para Aeromovel do que para Trensurb, o que dizer da cobertura do Beira Rio e outras reformas prometidas para 2009 pelo Internacional ? Por que ninguém cobra ? O Internacional também está dependendo de dinheiro para o seu projeto e até agora não conseguiu. A imprensa vermelha do Rio Grande do Sul isso não enxerga.

O blog está enxergando chifre em cabeça de cavalo.

Rodrigo Lara disse...

Prezado jornalista Políbio Braga:
A Arena só tem um investidor que é a OAS. Todas as relações entre Grêmio e OAS continuam normalmente segundo entrevistas concedidas à imprensa pelo Diretor responsável pelo assunto Sr. Louzival Mascarenhas.
Tanto que os projetos já estão tramitando nos órgãos competentes.

As relações com o Governo também estão normais. Não há nada "não bem vista". Nem em relação ao Governo nem no meio empresarial.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/