A governadora Yeda Crusius disse nesta sexta-feira que a morte do ativista do MST, Elton da Silva, em São Gabriel, pode ter ocorrido em razão do fogo amigo e não do cano dos fuzis da Brigada. Só uma comissão de inquérito independente poderá contar o que aconteceu de verdade.
Lisiane Villagrande, promotora de São Gabriel desde 2002, avaliou a ação da Brigada Militar (BM) na desocupação do acampamento da Fazenda Southall. Ela esteve na áreas. Suaopinião:
- A Brigada foi eextremamente profissional.
Sobre a morte do ativista do MST, Elton da Silva, hoje, em São Gabriel, segue a nota distribuída pelo gabinete do deputado Dionilso Marcon, do PT, na qual fica claro a corajosa defesa que faz de um dos seus simpatizantes o Sindicato dos Jornalistas:
----- Original Message -----
From: Gab Dionilso Marcon
To: undisclosed-recipients:
Sent: Friday, August 21, 2009 2:12 PM
Subject: Nota Oficial
Nota Oficial
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul recebe com pesar a notícia da morte do trabalhador rural sem terra, Elton Brum da Silva, ocorrida hoje (21/8) pela manhã, em São Gabriel. Ele foi morto com um tiro disparado por policiais da Brigada Militar. Para a entidade, a morte deste brasileiro é inaceitável e resulta da intransigência do governo do Estado, que encara protestos como crime, ocasionando agressões constantes a quem participa de manifestações, desconsiderando que elas são inerentes à democracia e asseguradas na Constituição Brasileira.
A entidade espera que o fato seja apurado com a maior brevidade e rigor, com a responsabilização dos envolvidos.
21 comentários:
"ativista do MST",hehe
MAS,o que é o MST,afinal?!
É uma entidade ILEGAL,clandestina,à margem da Lei,CRIMINOSA etc.
O militante esquerdista/maoista estava,muito provavelmente,lendo a Bíblia,no momento do ocorrido,hehe!
Mas que palhaçada é esta,por parte deste "sindicato" pelego da Esquerda???!
Por que não cobram,também,do arruaceiro esquerdopata(perdão pela redundância),o comunista João Pedro Stédile,responsável pela criação deste monstro que devora,INCLUSIVE,suas próprias crias,os "ativistas"?!
E o caso do soldado da Brigada Militar,o cabo Valdeci,DEGOLADO,no centro de Porto Alegre pelos integrantes deste MESMO MST,na década de 80?!Se a memória não falha,não me recordo de uma nota sequer do referido "sindicato" sobre o incidente,LAMENTÁVEL sob TODOS os aspectos!
Ítalo-Germânico
Leitor/comentarista do blog do caro REINALDO AZEVEDO
Protesto não, seu Sindicato de Jornalistas, invasão e invasão é crime. Quem desrespeita a Justiça Brasileira e a nossa Constituição é o MST, que já invadiu, destruiu patrimônio alheio e roubou gado várias vezes naquela fazenda e em outras. Alás não vi manifesto algum do seu Sindicato de Jornalistas quando o MST assassinou um PM e várias outros brasileiros país afora.
é um absurdo. um sindicato, que se diz profissional, publicar uma nota desta????? o que eles tem a ver com isso????? é palhaçada, é sindicato Petralha, a favor de desordem. Eles publicam notas quando outros morrem por aí???? eles nem conhecem. imagina, isto é pura politicagem, querem criar fato negativo, pro Estado, porque afinal de contas, os jornais de hoje só tem noticia boa pro Governo. E este Paiani aí, heim??? vai pra casa.....
Acho que a policia deve ser responsabilizada, pois matar só um do MST é prova de incompetencia da policia... Eles se reproduzem como moscas, joga inseticida neles.
Essa turma tem uma agilidade muito grande para invadir. Mas para sair, são umas lesmas. Tiveram tempo suficiente para sair.
Existia uma ordem judicial determinando a saída do local.
Ordem judicial é para ser cumprida.
Justiça e democracia funcionam assim: às vezes nos beneficiam, às vezes não. Não podemos querer que elas só nos beneficiem, sempre.
Mais uma vez os invasores fizeram o seu protesto. Se tivessem saído pacificamente, não teria havido necessidade de a BM fazer a desocupação à força.
HOH-POA
Por falar em sindicato, remeto ao grande filme de Elia Kazan, com Marlon Brando, "Sindicato de Ladrões". Meu repúdio aos tais sindicalistas de jornal que apoiam e pretendem dar uma aura de anjos a marginais. Lembro a eles que favores prestados à causa NÃO são passaporte para um comissariado em um eventual governo revolucionário, objetivo de TODO partisan. Uma vez instalado um regime de macho-alfa, como o são os regimes socialistas, jornalistas não passam de estorvo, assim como advogados. Não houve quem matasse mais comunistas do que os próprios regimes comunistas. Para finalizar: alegar prerrogativas constitucionais e direitos em nosso meio é fácil. Valentia, coragem e amor à democracia mostra quem o fizer em Havana, Pyongyang, Pequim e outros paraísos socialistas.
Os PeTralhas Esquerdopatas não tem jeito. Já apuraram tudo e chegaram a esta conclusão: "morte do trabalhador rural sem terra, Elton Brum da Silva, ocorrida hoje (21/8) pela manhã, em São Gabriel. Ele foi morto com um tiro disparado por policiais da Brigada Militar".
Estes parasitas calhordas não se dão nem ao trabalho de aguardar a apuração dos fatos em uma sindicância ou inquérito e vão logo disparando factóides carentes de veracidade como se verdades absolutas fossem.
Fica a dúvida, por que se sabe que os invasores do MST tiveram treinamento militar por integrantes das FARC e tem "mocosado" em lugares estratégicos armamentos e munições para garantir suas invasões ilicitas de propriedades alheias ( a RBS/ZH em suas notícias nomina estes atos selvagens de ocupações). Todo mundo está careca de saber que após a invasão vem a depredação.
A Brigada Militar agiu corretamente pois ordem judicial é para ser cumprida. Quem se opor a isto está sujeito as consequências e uma delas pode ser mortes geradas por conflitos (já aguardados ansiosamente por malucos doidos por uma revolução).
MAS ERA ISTO QUE MST QUERIA JA ESTAVA ESCRITO , PARA PODER SE PASSAR POR VITIMA ,UMA CAMBADA DE DESOCUPADOS QUE NÃO RESPEITÃO AS LEI,QUEREM É SEMPRE SER OS COITADOS ,ONDE ESTA O CONSELHO TUTELAR QUE DEIXA ESTES PAIS COLOCAR A VIDA DAS CRIANÇAS EM PERIGO POR UMA IDEOLOGIA POLITICA FICAM QUIETOS SÓ POE SER DO PT,TEM QUE MANDAR TODOS PARA MORAR EM BRASILIA O LULU IA ADORAR TER OS COMPANHEIROS LA.
POLÍBIO.
VEJA BEM O RACIOCÍNIO DESSES SINDICATOS INSTRUMENTALIZADOS PELOS COMUNAS DO PT: ELES DISTRIBUEM UMA NOTA, NA QUAL, É DEFINIDA A ORIGEM DO DISPARO QUE ATINGIU O INFELIZ SEM TERRA, QUE, APARENTEMENTE, É MAIS UM BUCHA DE CANHÃO, NA ESTRATÉGIA COMUNISTOIDE, DOS CONFRONTOS COM A LEI. TEMOS QUE ESPERAR OS RESULTADOS DO INQUERITO, PARA SE SABER, COM CERTEZA, DE QUE LADO PARTIU O DISPARO FATAL. DE QUALQUER MANEIRA, DEVE FICAR CLARO QUE HOUVE UM CONFRONTO ENTRE ESSA ORGANIZAÇÃO COMUNOFASCISTOIDE, CUJAS PRÁTICAS SÃO BEM CONHECIDAS. A BRIGADA MILITAR CUMPRIU A MISSÃO DEFINIDA EM LEI, SOB A ÉGIDE DA JUSTIÇA. A GOVERNADORA, AO SER ACUSADA PELA TRUPE, É MAIS UMA TENTATIVA DE DESESTABILIZAÇÃO DO EFICIENTE GOVERNO DO RGSUL.
ESSA MORTE, É MAIS UM ELEMENTO DO PASSIVO DESSA ORGANIZAÇÃO, AINDA, SEM ARMAS, DAS FORÇAS ANTIDEMOCRÁTICAS DE NOSSO PAÍS.
NESSA HORA, NÃO PODEMOS ESQUECER A EXECUÇÃO DAQUELE JOVEM SOLDADO DA BRIGADA MILITAR, DECAPITADO NA ESQUINA DEMOCRÁTICA, POR UM SEM TERRA, ARMADO COM UMA FOICE.
O ASSASSINO E SUA GANGUE FOI PROTEGIDA NA PREFEITURA DO PT, SOB ÀS ASAS DE OLÍVIO DUTRA, AQUELE QUE COMANDOU A EXPULSÃO DA FORD, QUANDO DESGOVERNOU O RIO GRANDE DO SUL.
Embora se lamente a morte de uma pessoa, não vi nenhuma manifestação desse sindicato pelego do pt sobre a censura ao jornal O Estado de São Paulo.
Dionilso Marcon é um indivíduo que chupou um picolé oriundo de um saque de supermercado e achou muito normal o presente dado pelo saqueador.Aí se vê a ética abjeta deste senhor.A afirmação de que foi a Brigada Militar que matou é pré-julgamento com claros objetivos políticos.Segundo informes o tiro que matou o inútil membro do MST era de calibre 12,um calibre pouco usado pela Brigada mas muito comum na munição das chamadas garruchas normalmente encontradas nos acampamentos aqui no RS.Não duvido que tenha sido de propósito a execução do infeliz por parte de seus companheiros uma vez que lá em Honduras havia instruções de Hugo Chávez para os Zelayaistas de fazerem alguns mártires da causa a qualquer custo o que incluia até matar um companheiro e por a culpa na polícia de Honduras.Como são parecidos pra não dizer irmãos gêmeos desta causa doentia do foro de São Paulo a governadora está coberta de razão de desconfiar do acontecido.Espero que a perícia mostre mesmo se foi da Brigada ou o que acredito ser bem mais provável "fogo amigo".
Inaceitável é a invasão de terras.
A sociedade civil organizada não suporta mais estes pseudos movimentos criminosos.
Grande Políbio,
Continue a desmascarar o MST e o facínora Marcon!
Se foi uma vida humana. Serviu massa de manobra de alguns deputados e sindicatos. Estes párias que incentivam invasões não estão nem preoucupados com as massas que eles manobram e nem com o povo ordeiro que precisa de segurança. A Brigada Militar bem que poderia estar patrulhando as cidades em vez disto estão tirando invasores de propriedades privadas. Uma vergonha a posição deste Sindicato e do dito deputado dionilso marcon...
Quer dizer que o sindicato dos jornalistas já investigou tudo em poucas horas e sabe que o marginal, quer dizer, sem-terra, foi morto por um tiro disparado por um PM? Logo abaixo diz que os fatos precisam ser apurados. Pior que isso só o lasier martins pedindo bala de borracha hoje ao meio-dia.
E a mensagem subliminar da RBS no seu site? "Estou aqui para punir os responsáveis",
diz ouvidor do Desenvolvimento Agrário. Este homem é um The Flash. Pegou o primeiro voo para ajudar os amigos.
Vão chupar picolés.
Pois sei que o meu comentario não vai ser exibido, mas pelo menos sei que vais ler. Não sou partidario, mas sou contra a imprensa que ´so destrói, como é o caso em questão aqui. Quando ocorreu o acidente com o avião da TAM, no seu blog tinha a seguinte frase "Mais mortes para a biografia de LULA" hoje poderías, escrever o mesmo para tua candidata "Mais uma morte para este desgoverno, jamais visto neste Estado", pois segundo o Jornal da RBS das 19 horas, apenas o RS não preparou asua policia para atuar em situações de invasão. E agora a culpa é de quem?
Detalhe: o tal (ex) ativista já era assentado em Canguçu e foi para São gabriel apenas para a invasão.
Ele ganhará seu lote de 7 palmos de terra aqui mesmo, em Canguçu.
"Leia análise sobre o Foro de São Paulo
ANÁLISE RECOMENDADA
Tudo sobre terrorismo e Foro de SãoPaulo, a organização política latinoamericana das esquerdas, incluído o PT, e seus planos de dominação do Continente.
http://www.youtube.com/watch?v=OrKGHJJmzDs
Postado por Polibio Braga às 09:46 5 comentários"
ALERTA A TODAS AS PESSOAS DE BEM:
É FUNDAMENTAL O ESTUDO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO MALDITO "FORO DE SÃO PAULO",A MAIOR ORGANIZAÇÃO COMUNISTA DO CONTINENTE!
Grato,caro Políbio!
Ítalo-Germânico
Leitor/comentarista do blog do caro REINALDO AZEVEDO
"Anônimo",às 22:18,você está louco!
Ao ler o seu comentário,acredite,senti,daqui,o cheiro característico de alfafa sendo ruminada,hehe!
Fico a imaginar a imagem que você desperta nas mentes daquelas pessoas que lhe ouvem,ou naquelas que lêem os seus sofríveis comentários,ao compartilharem,involuntariamente,é claro,as suas pérolas...
Seu analfabeto funcional e analfabeto moral,vá estudar sobre o assunto,em profundidade,antes de emitir opiniões e fazer ilações tão asininas e levianas,respectivamente!
Grato,caro Políbio!
Ítalo-Germânico
Leitor/comentarista do blog do caro REINALDO AZEVEDO
Anônimo das 22:18:A Brigada militar é despreparada para conter ou tirar invasores?Pelo visto ignoraste por completo o levantemento feito por um procurador do estado detalhando de forma magistral o modus operandi,o aparato ideológico,logístico e social desse Khmer vermelho brasileiro.O procurador,o qual foi covardemente atacado pela imprensa a soldo dos vermelhos e pela caterva esquerdista,usou dados dos serviços de inteligência da Brigada Militar cujo trabalho já fez 20 anos ao acompanhar estes criminosos dilapidadores de patrimõnio alheio.Realmente lamento o teu comentário de um facciosismo sem tamanho típico de uma mente esquerdista inquisitorial.Mas como o Políbio, ao contrário de ti é um verdadeiro democrata, ele postou o teu comentário.Afinal em uma democracia até os que não passam do curso de Massinha I tem o direito de balir ao menos.
Esta morte precisa mesmo ser investigada,em Bagé na primeira invasão do MST, na Fazenda São Pedro, houve confronto onde um militante morreu com um tiro, também o MST acusou a Brigada Militar de truculencia e morte do companheiro, e a imprensa fez coro e laudas, o inquerito demorou, porém para a surpresa geral a balistica revelou que o tiro foi dado por armas de integrantes do MST. Daí em diante o MST fez silêncio sepulcral e a imprensa calou.
Jeea Macedo
Postar um comentário