Petrobras enfrenta incertezas políticas

Clipping
BBC Brasil
The Economist, Inglaterra
24 de julho

A Petrobras enfrenta incertezas políticas, apesar das vastas reservas e sucesso comercial, afirma uma matéria publicada na edição desta sexta-feira da revista britânica The Economist.
Intitulada Oil and Revolution ("Petróleo e Revolução", em tradução literal), a matéria classifica a Petrobras como a "mais ambiciosa companhia petrolífera do mundo" e afirma que as conexões políticas são essenciais para a empresa.

Segundo a revista, a Petrobras enfrenta atualmente duas incertezas na área política: a investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e o marco regulatório para a exploração da camada do pré-sal.

Sobre a CPI, a Economist afirma que a investigação foi aberta a partir de "alegações de contratos superfaturados e motivação política nas atividades beneficentes da empresa".
A publicação afirma que o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, recebeu de maneira positiva a investigação, mas teme que a CPI se torne um "circo político", o que poderia ameaçar a empresa.

A matéria cita que a Petrobras já possui um documento de 10 mil páginas que desqualifica a acusação de superfaturamento. Segundo a revista, a CPI pode prejudicar a reputação da Petrobras "apenas levemente".
O texto publicado pela Economist aborda ainda o que a revista considera a segunda incerteza que ameaça a Petrobras: o marco legal para a exploração do pré-sal.
Segundo a publicação, a saída para a exploração provavelmente será criar uma nova estatal para administrar os novos contratos. De acordo com a revista, esse marco regulatório é uma incerteza política porque poderia representar um risco para o Brasil.

"Um risco para o Brasil é que essa nova companhia se torne uma fonte de lucros sem uma real função, exceto satisfazer a avareza dos políticos. O principal perigo para a Petrobras é a possibilidade de a nova companhia se tornar uma rival comercial", diz a Economist.
Em contrapartida às incertezas, a matéria publicada pela revista cita os planos de investimento da empresa petrolífera brasileira e ressalta as boas relações da Petrobras com o governo chinês.


CLIQUE aqui para ler a materia completa (em ingles).

Um comentário:

Anônimo disse...

Economist: CPI terá efeito 'insignificante' na Petrobras

AE - Agencia Estado

Tamanho do texto? A A A A
SÃO PAULO - As investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras devem ter efeito "insignificante" sobre a reputação da estatal, já que o governo tem maioria na CPI, afirmou a revista britânica "The Economist" na edição desta semana, que traz reportagem sobre possíveis problemas da empresa brasileira. "As conexões políticas são essenciais para a Petrobras", afirma a revista, lembrando que o governo federal é o acionista controlador e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, faz parte do conselho de administração.
Portanto, NÃO se asanhem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/