PF indicia Protógenes por 2 crimes

O delegado Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, foi indiciado criminalmente ontem pela Polícia Federal. Durou duas horas o interrogatório de Protógenes. Foi uma audiência marcada pela tensão e constrangimento, embora o delegado tenha recebido tratamento respeitoso.

. Ele foi ouvido em uma sala no sexto andar da PF. O corregedor da PF, Amaro Ferreira, enquadrou o criador da Satiagraha em dois crimes: quebra de sigilo funcional e violação da Lei de Interceptações. Protógenes teria sido responsável pelo vazamento de dados secretos da Satiagraha, investigação federal contra o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Tal conduta, na avaliação da PF, caracteriza quebra do sigilo funcional - revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo -, punida com detenção de 6 meses a 2 anos. A violação à Lei 9.296/96 (Lei do Grampo) teria ocorrido quando mobilizou 84 arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Satiagraha e lhes deu acesso irrestrito ao conteúdo de escutas e documentos contábeis.

. Protógenes também teria confiado ao pelotão da Abin senhas secretas de uso exclusivo de agentes da PF para acesso ao Guardião, a máquina de grampos da Polícia Federal. Segundo a PF, Protógenes infringiu o artigo 10 da Lei 9.296/96 e fica passível de pena de reclusão - 2 a 4 anos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só dois? E não é que ele vem para o RS se reunir com a Dep. Luciana, o Ruas e Robaima, para tratarem das denúncias sem provas? E que barraco arrumou a Luciana ontem, hein? Que vergonha! Não há limites para esta Deputada inconsequente.

Anônimo disse...

PARANÓICA E PINÓQUIA!

Alguem deve pedir exame de sanidade mental desta criatura,pelos sintomas nem FREUD iria resolver...
CALUNIAR OU MORRER, deve ser o sue lema.

Anônimo disse...

será que os jornalistas gauchos cobrirão a chegada do Protógenes? parece que ele vem aí pra fazer denuncias contra o Tarso. mas peraí: O Tarso não é o pai da Luciana que, por sua vez, é quem está esperando o protógenes? Xiii

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/