Artigo - Quem é "o cara" no jornalismo do Rio Grande do Sul


OPINIÃO DO LEITOR

Quem é "o cara" no jornalismo do Rio Grande do Sul deste momento.

Caro Políbio, encaminho abaixo artigo sobre você e seu poderoso blog (o meu preferido), escrito pelo Jornalista Julio Prates, de Santiago. Julio realmente é um fenômeno do interior do Estado. Seu blog também é detonador. Leia abaixo o artigo.

"Sobre o blog de Políbio Braga,
Eu acredito que o maior fenômeno do jornalismo on line - hoje - no Rio Grande do Sul, é o blog de Políbio Braga. Não que eu concorde com ele, não se trata disso. Se trata - sim - de reconhecer o que ele produz e a eficácia de sua produção em defesa dos interesses dos seus aliados e nas causas as quais ele acredita. Convenhamos, invocou sozinho e peitou meio mundo em defesa de Yeda. Deu um show. Acabou dando o discurso que os tucanos não tinham. E, hoje, dá a linha. Seu blog é leitura obrigatória de todo o tucano que se preste. E mesmo quem não concorda com ele vai até o blog para saber o que ele está dizendo. Sei que é ousado o que vou dizer. Mas acho que ele sozinho bateu toda a Zero Hora, tal é sua capacidade de produção. O cara é uma máquina. Uma fera, uma trator. Sozinho, ele é mais que todos os secretários de Yeda juntos. Políbio é exemplo de jornalismo. Mas, ontem, publiquei o excerto de um texto do maior líder tucano de nossa região, dr. Vulmar Leite, em seu blug. A receita de jornalismo de Vulmar em nada se parece com a agilidade e a eficácia da metralhadora de Polibio Braga. Políbio é o cara. Ele prende, julga, condena e executa, tudo sumariamente. Com ele não tem balela. Ou é Yeda ou não é. Não é pautado por ninguém. Quem quiser, que se paute por ele. É tiroteio puro.Tenho uma ligeira sensação que ele carrega Yeda e suas múltiplas assessorias. Yeda poderia dispensar todo mundo e ficar só ele. Economizaria para o Estado e ainda seria mais eficiente. Por fim, cá entre nós, imprensa é isso mesmo. É para ver o circo pegar fogo, imprensa é tiroteio, é ataque ou é defesa. Esses discursos moralistas, do tempo da UDN, é fachada para os princípos cristãos. Eu sei que alguns fingem ouvir os dois lados, que são equilibrados, justos, ponderados. Mas é tudo fingimento. Mas os ditos equilibrados, não são neutros coisa nenhuma. Não existe neutralidade. Está certo Políbio, sem cinismos. E siga-se a pauleira.
Postado por Júlio César de Lima Prates às
Sábado, Setembro 12, 2009"

Leonardo Rosado.
www.leonardorosado.blogspot.com
Santiago/RS

21 comentários:

tchegaucho disse...

Vou dizer mais uma vez...seu blog foi um grande achado!!! Não sou tucano, embora reconheça muita qualidade no PSDB. Sou defensor desse governo Yeda que para mim é o melhor governo(disparado) que eu conheci nas últimas décadas!!! Tenho a convicção de que o velho PT, que conhecemos, é que está produzindo essa crise com essa dimensão!!! Conhecemos os métodos e as falsas convicções sazonais petistas e espero que nunca mais voltem ao governo do RS!!! Espero que a governadora seja reconhecida positivamente até as eleições. Meu voto será dela!!! Se não sou tucano podem ter certeza de que sou anti-petista convicto!!! Abraços!!!

Jorge Nascimento disse...

TÁ CERTÍSSIMO ESSE JORNALISTA DE SANTIAGO. TÁ NA HORA DE POR OS PINGOS NOS IS, ACABAR COM OS CINISMOS. Eu concordo com ele que o seu blog Políbio - é o mais lido do estado e só é isso porque não tem frescuras e nem rodeios. Eu so PDT e não defendo a Yeda. Mas leio seu blog duas vezes porque é o único que presta e fala coisa com coisa.

Anônimo disse...

... e nosso panzerzinho vai dar suas voltas por Berlin. Deus é bom. Louvemos ao seu santo nome. Arno Edgar Kaplan

Kadu Schwartzhaupt disse...

Políbio;
Estava navegando e encontrei um site que avalia o valor do twitter de acordo com o número de seguidores, como sou seu seguidor no twitter, resolvi conferir em quanto seu twitter estava avaliado e veja só quanto ele está valendo:
$1,198, isto mesmo.

Nem confere o meu, porque ele só vale $65.

Mas enfim fica uma dica de curiosidades para seus leitores do twitter.

O site é este: www.tweetworth.com

T+.

MAURI BRITO disse...

Foi preciso vir um jornalista do interior de Santiago para dizer o que todos já sabem no Rio Grande do Sul: Políbio Braga é o cara. Eu sou tucano, sou PSDB, aqui de URUGUAINA e adava com nojo dos tucanos até que encontrei esse blog seu Dr.Políbio. Prá mim foi um achado. A melhor coisa do mundo. Andava sofrendo com essa leniência dos nossos companheiros. O SENHOR ME ENCORAJOU. Acho que aqui em Uruguaiana o senhor tem centenas de leitores. Contonua assim Dr. Políbio. Seja direto mesmo. O Rio Grande agradece e desbanque os PETRALHAS dos blogues.

Anônimo disse...

É verdade do cara aí Políbio. Os Blogues viraram moda mesmo, todo mundo lê. O teu tá dimais e olhe que eu não sou fã da Yeda, mas já to repensando as coisas de tanto ler as verdades que tu escreve. Esses blogs do interior, têem muita força, embora os políticos não percebam. Se bem que esses blogues já tem gente patrocinando e estão certos. Sou seu fã, assim como eles.

O.B.R

ganhatudo disse...

Eu votei em Yeda no primeiro e no segundo turno e não me arrependo.
Acho que esta fazendo um excelente governo, em especial devido as circunstâncias de ter pego um Estado falido e ter conseguido colocar as contas em dia e, ainda, estar fazendo investimentos produtivos.
Se fosse outro estaria gastando milhões em publicidade para divulgar os resultados e o que eu vejo e quase nenhuma publicidade com fins de se vangloriar.
Quantos as acusações que aparecem contra ela: 1) Os fatos aconteceram em 2003 e percorreram todo governo anterior; 2) no começo do seu governo é que a investigação foi deflagrada;
3) Se tivesse qualquer prova consistente, uma que fosse, já teria sido apresentada; 4) portanto é tudo blá-blá-blá da oposição, evidentemente com a finaldidade de destruiu um adversário de peso nas proximas eleições;
Quanto ao Rigotto é bom ele saber, e acho que sabe, que, caso venha a ser candidato, com certeza os Petistas não deixarão de apontar que a fraude aconteceu durante seu governo e não vai adiantar dizer que deu carta branca ao José Otávio, pois só o Lula é que pode dizer que não sabia de nada e, mesmo que ninguém acredite, levam ele livre.
Eu certamente votarei na Yeda, de novo.

Anônimo disse...

Políbio, como o tchegaucho também não sou tucana, mas tenho bom senso e gosto da verdade, e esta turma do pt só engana quem quer ser enganado ou tem ideologia contrária e quer condenar independente dos fatos, portanto defendo Yeda, por suas qualidades: sua administração excelente, sua coragem, sua visão de futuro. Ainda bem que podemos contar contigo que faz um jornalismo investigativo com a verdade e não com o sensacionalismo barato e fácil dos outros jornalistas. Parabéns, leio a tua coluna sempre com confiança na tua opinião.
Jéea Macedo

Unknown disse...

É isso aí, Políbio! Tua coragem foi surpreendente.
Foi uma guerra suja e cruel, mas nunca recuaste.
Tua voz era a única em defesa de Yeda, quando uma multidão histérica , a chamava de chefe de quadrilha. Foste o único. O único, com voz na mídia, que tomou partido, e saiu da confortável situação de ‘imparcialidade’.
Tuas armas foram a verdade e a coragem . Parabéns!

Anônimo disse...

Lembro de quando os comentários no Blog eram raros, leio seu blog a 1 ano e meio e me espanto com o crescimento e com o reconhecimento merecido do seu Blog

Se for parar pra pensar quantas vezes vc ja antecipou algum anuncio de grande investimento no estado ou algum grande furo na área da Política, veremos o verdadeiro valor do seu blog

como vc mesmo ja disse em resposta a uma petista q o acusou de manipular as enquetes do BLOG, quem lê seu blog n busca aquela idéia hipócrita de imparcialidade, mas sim confiabilidade na informação

Parabéns mais uma vez pelo seu sucesso

Felippe Hermes / Rio Pardo RS

Eduardo Her. disse...

Polibio, teu Blog me faz rir a cada nota e posso até parecer louco por ver ele assim! Tudo porque fico vendo as verdades "duela a quem duela" escritas nele e sabendo que alguém da alta cúpula da maldita RBS também está lendo, assim como Feijó e alguém da famiglia Genro! Isto para mim é divertido porque esta turma gasta milhões para tentar fazer uma lavagem cerebral nas ovelhinhas idiotas que aceitam tudo da Globo e suas afiliadas e você apenas escrevendo o que pensa (e o que pensa a maioria também) consegue desmoronar os planos desta turma que deveria estar ilustrando algum livro de George Orwel. Siga enfrente divertindo seus leitores pelasa veredades e por ajudar a gente a sapatear sobre os castelinhos de areia delles!

Anônimo disse...

É um jornalista que erra bastante o português, esse de Santiago. Eu posso errar, pois não sou jornalista. Mas concordo em uma coisa: a relação custo benefício do Políbio deve ser das melhores para o governo Yeda.
Outra: o "julga e executa sumariamente" está perfeito. Mas isso é bom?

Anônimo disse...

Caro Políbio,subscrevo as considerações elogiosos a ti e ao seu blog,por parte dos comentaristas deste SENSACIONAL blog que,estimo,será tão importante,tão acessado e tão influente como é o SENSACIONAL blog do Jornalista Reinaldo Azevedo!!!

PARABÉNS,caro Políbio!!!

VIDA LONGA E PRÓSPERA!!!

FORÇA e HONRA!!!



KIRK

Anônimo disse...

"Milhares vão às ruas contra Obama


domingo, 13 de setembro de 2009 | 7:19

Amanda Lucidon for The New York Times


No Estadão:
Uma manifestação contra o governo do presidente americano, Barack Obama, organizada por grupos de contribuintes reuniu ontem milhares de pessoas em Washington, nos EUA. Os manifestantes caminharam pelas ruas da capital americana segurando cartazes com frases de descontentamento e gritando críticas ao governo, em protesto contra o que consideram uma intromissão cada vez maior do governo em suas vidas.

Foi a maior de uma série de manifestações que vêm ocorrendo desde o início do verão americano. Em princípio, elas tinham como alvo a política de saúde pública de Obama, mas passaram a expressar uma insatisfação mais generalizada em relação à atuação do governo e do Congresso.

“Nós estamos sob o ataque do nosso próprio governo”, dizia um cartaz. “Não pise sobre mim”, dizia outro. “Quero que o Congresso sinta medo”, disse Keldon Capp, de 45 anos, um representante de marketing do Tennessee que perdeu seu emprego recentemente. “Como todo mundo aqui, quero que eles saibam que estamos vendo o que estão fazendo.”

A multidão, formada por pessoas vindas de diversas partes do país, ocupou, pela manhã, todo o gramado a oeste do Capitólio e, aos poucos, foi se expandindo na direção da área onde está localizado o National Mall. De lá, os manifestantes - que se identificavam como republicanos, libertários e independentes - partiram em caminhada pela Avenida Pennsylvania até chegar à Casa Branca.

Vinte minutos antes do início da marcha, a polícia já insistia para que os manifestantes começassem a andar, temendo que a Freedom Plaza, perto da Casa Branca, não comportasse a crescente multidão. Os policiais não souberam precisar, porém, o número de pessoas que participaram do evento.

FESTIVIDADE

Enquanto os manifestantes caminhavam, o helicóptero Marine One, que levava Obama para Minnesota - onde o presidente buscaria apoio ao seu plano de saúde pública - pôde ser visto sobrevoando a multidão.

“As pessoas que estão aqui não são de nenhum grupo radical de direita”, disse o senador republicano Jim DeMint, um dos poucos políticos que participaram da manifestação. “Só espero que o Congresso, o Senado e o presidente reconheçam que as pessoas estão com medo do que está acontecendo.”

Apesar do tom agressivo dos cartazes, havia também um clima de festividade no ar. Um grupo de manifestantes vestiu-se como combatentes da Revolução Americana, enquanto um cantor de folk tocava, ao violão, canções de protesto, que eram entoadas pelos demais participantes. Aqui"

Fonte: Blog Reinaldo Azevedo


Ps:É...Os americanos - os otários que elegeram o Obama Hussein,é claro - estão acordando para a sua MAIOR CAGADA já cometida naquela terra abençoada por Deus!!!

Os americanos elegeram o Lula americano,hehe!Não deu outra: só merda!!!

para quem deseja saber mais acerca dessa farsa que responde pelo nome de Barack Hussein Obama,basta acessar:

http://alingua.blogspot.com
RECOMENDO!!!


Grato,caro Políbio!!!



KIRK

Ana Lúcia disse...

esse petralha aí agora surge insinuando que o jornalista de santiago erra no português. vi a fofoca envolvendo ele e fui no blog. mas que petralha maldoso, o cara é perfeito na linguagem, nos fogos e nas construções discursivas.o "julga e executa" é mais uma de suas construções para realçar a estilística da soma do argumento com o impacto da linguagem. é quem estudas o intertexto dos blogues sabe que o escrecer direto implica em subtração de letras e até de palavras. mas onde o petralha foi se pegar. aliás, aquela construção de símbolos sobre a esquerda da
cidade de Unilzalda, colocando o PT e o PP como protagonistas de uma frente de esquerda, puxa, será que o petralha não viu que ele tá tirando sarro? E, por fim, o que importa, ele colocou tudo certo, pois mesmo dizendo que não concordava com o Políbio Braga, reconhecia ser o blog de Políbio o melhor do Rio Grande do Sul e meteu um peso extraordinário ao dizer que Políbio sozinho batia toda a Zero Hora e o grupo RBS juntos. Olha, Políbio, esse cara foi perfeito. Foi na mosca. E não preciso invocar minha condição de professora universitária de língua portuguesa para dizer que avalizo o conteúdo do blog de Santiago e repudio as insinuações do petralha.

N67 disse...

Políbio tou contigo, não tem mixa prá esses comunistas do PT. Que moral essa quadrilha do PT tem prá atacar algum governo, pois o governo lulla é o mais corrupto de toda a história da república. Pergunto aos petralhas que leem este blog..?? pq no gov.Olívio não foi instalada nenhuma empresa no estado..?? inúmeras foram embora do estado e a maior foi expulsa pelo Olívio - a Ford. Agora na Bahia gov. do PT está um caos.

Anônimo disse...

Polibio,
merecido estes elogios a sua pessoa.
Lendo seus textos sabemos perfeitamente que vc apoia a Governadora Yeda, e tem ogeriza pelas inverdades que são publicadas por certos(as) jornalistas. Seus textos não produzem meias verdades vc comprava tudo o que escreve.
Parabéns continue assim, o leitor precisa ter confiança no que lê.

Anônimo disse...

acho que o Júlio Prates esqueceu de mencionar a sua 'amiga', Mônica Leal, que semanalmente tem foto e rotina de trabalho exposta por ele no blog. Que defesa tem ela feito do governo de Yeda? Que eu saiba ela é secretária.


Jane

Giuseppe Delgesu disse...

Políbio, penso aqui com meus botões: não estava na hora de você começar a escrever um livro sobre este episódio?

Foram escritos uns quantos sobre a era Olívio, mas pelo que você escreve esta era não deixa nada a desejar.

Você certamente tem as informações necessárias para o projeto. Sugestão minha então: use-as e documente para a posteridade! Pelo menos assim o Brasil não tem descuplas para dizer que ninguém avisou.

Nico Teixeira disse...

eu sou tucano aqui em santa maria. não sou dessa gerção de hoje. ingressei no PSDB junto com o primeio grupo do rio grande do sul entre eles lucas coelho, zanetti...embora eu seja pessoa modesta e de participação limitada nem por isso deixa de ser ligado em tudo. funcionário público aposentado não era dado a internet até que minha neta começou a me ajudar e nos últimos meses venho patinando, mas já lido bem. um vereador de partido diverso do meu falou-me do seu blog jornalista Políbio e há questões de uns 4 meses tenho-o lido 2 vezes por dia, sempre de manhã e a noite. li o artigo desse rapaz de Santiago e entndo que ele foi muito feliz, pois penso exatamente como ele. A saber, ninguém defende melhor nossa Governadora do que você e seu blog. É uma vergnoha o acanhamento dos nossos quadros, inclusive aqui em Santa Maria. E esse rapaz tocou numa coisa que eu notava mas não sabia exprimir, é essa questão da linguagem jornalística direta, sem rodeios mesmo. Isso é bom. É otimo. Cá com meus 76 anos, vovô na net, parabenizo-o Políbio Braga. Voce é o cara. E Viva o Rio Grande do Sul. Pátria Livre.

Anônimo disse...

"Giuseppe Delgesu disse...

Políbio, penso aqui com meus botões: não estava na hora de você começar a escrever um livro sobre este episódio?

Foram escritos uns quantos sobre a era Olívio, mas pelo que você escreve esta era não deixa nada a desejar.

Você certamente tem as informações necessárias para o projeto. Sugestão minha então: use-as e documente para a posteridade! Pelo menos assim o Brasil não tem descuplas para dizer que ninguém avisou.

14 de Setembro de 2009 12:43"


Subscrevo,caro Giuseppe Delgesu!




KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/