Gramado promove um Festival Internacional de Literatura que rejeita Gramado

Na abertura do evento, ontem, o palestrante Jeferson Tenório, disse que se trata de um festival da resistência, discurso claramente lulopetista, embora o Filigram ocorra bancado com dinheiro público.

O produtor cultural e coordenador do Festival Internacional Literário de Gramado, bancado com dinheiro do setor público, no caso a prefeitura municipal, usou suas redes sociais para chamar seus anfitriões de racistas.

O que escreveu no seu Instagram o organizadoer e coordenador do Filigram, Fernando Gomes:

- Mandando a real: o esvaziamento sobre o tema Antirracismo é sintomático do nosso local de realização do evento, a Serra do RS.

O secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Reginatto, em entrevista a jornalistas, foi até mais longe e disse que o evento tem como um dos objetivos, também, mudar a imagem de Gramado como cidade de aculturação somente europeia, branca, investindo na discriminada literatura negra.

Como se sabe, a razão principal da atração turística exercida por Gramado, está toda ela calcada na sua evidente e maciça aculturação de corte europeu, que vai dos seus padrões de origem imigratória: mobiliário urbano e arquitetônico, práticas culturais,  além de serviços públicos, hoteleiros, gastronômicos e varejistas de padrão Fifa.

CLIQUE AQUI para examinar a postagem feita por Gomes.

33 comentários:

Anônimo disse...

quando os eventos deles fracassam por falta de publico eles sempre argumentam isso, que foi racismo, preconceito, etc...

é que ninguem mais aguenta essas ladainhas, meus caros intelekituaix...

o povao ja é mais sábio que todos voces juntos e ja percebeu onde voces querem chegar...

todos querem é viver em harmonia como sempre vivemos...

estamos todos cansados de movimentos que dividem e separam...

voces é que alimentam essa ciranda de preconceitos ao insistirem nesses assuntos o tempo inteiro...

Anônimo disse...

Esses lacradores poderiam ter ido para Cuba ou Venezuela. Pq Gramado terra de trabalhadores capitalistas? Ora porque são canalhas e aproveitadores do bem bom. Principalmente do dinheiro público. Tropa de haguaras.

Renato disse...

Eu pessoalmente não gosto de Gramado fui algumas vezes por obrigação,mas admiro o pessoal que construiu a cidade e consegue vende~la como um polo turistico e gastronomico,como é um local onde a maioria dos visitantes tem um poder aquisitivo alto sempre vem junto a turma da lacração,festival de cinema literario é tudo lacração de esquerda sempre foi,a feira do livro de Porto Alegre é a mesma coisa a cultura que sempre rolou lá foi lacração de esquerda.Tenho a impressão que se as autoridades de Gramado querem sair um pouco da cultura europeia,façam um parque tematico com cultura africana,não vejo problema,talvez tire até turistas da Bahia recriando aqui o pelourinho e aquele pessoal que bate tambor,não querem diversidade.

Anônimo disse...

Polibio é muito facil perder tempo com essas bobagens do momento enquantp os verdadeiros INIMIGOS da pátria estão ás soltas aprontando uma atraáz da outra, a PATRIA vem em primeiro lugar se á perdemos não HA FUTURO

Anônimo disse...

Não sei por que Gramado ainda acolhe essa escoria. Motivos financeiros não justificam não. Essa tropa de sanguessugas não leva nada ai para a cidade. Eles nunca levam nada a lugar algum, apenas usam, tomam, exploram. Gente desprezível que vive as custas do trabalho dos outros.

Anônimo disse...

Os pretensos artistas atuais que adoram se promover em Gramado não merecem que se gaste um centavo com eles. Isto vale também para o festival de cinema que virou um teatro dos horrores cinematográficos que ninguém vê por ficar nauseando.

Anônimo disse...

Bem retórica de fascista amargurado

Anônimo disse...

mi mi mi mi mi
Mandem esse vagaba para Cuba que los pariu !

Anônimo disse...

Sou carioca recém chegado a Gramado. Troquei a bela cidade do Rio de Janeiro devido a anarquia que lá existe. Inicialmente meu plano era a Europa porém, Gramado é como um pedacinho dela aqui na serra gaúcha. Única cidade assim igual no Brasil não existe. Sendo novo aqui, fiquei muito decepcionado com esse movimento podre de esquerdistas no Festival de Cinema de Gramado e da Feira literária. Quando existe essa diferença eu acho que o ideal é dividir os interesses. Essa conversa da diversidade já casou, ela só serve para os "fragilizados" que não gostam de trabalhar inverter a situação e tirar proveito. Eles são como carrapatos querendo invadir sentar na sua mesa e escarrar no chão. Gramadenses não podem e não devem permitir essa escória. Se querem realmente a diversidade afro que vão para as cidades que ofereçam essa cultura. Se Gramado for atender todo tipo de cultura não terá mais Natal Luz no calendário. O Rio de Janeiro se deixou levar até ao ponto de não ter mais controle público oferecendo a desordem. Isso não devemos permitir principalmente os cidadão gramadenses. Uma vez instalado essa anarquia surgem os camelos obstruindo as calçadas, roubos de celulares e em geral, aumento das drogas carregados nossos jovens e destruindo famílias, pedintes, invasão de terrenos etc. Com isso o glamour desaparece e o turismo acaba e a cidade vai a colapso.

Anônimo disse...

Interessante que a esquerdalha tomou conta de Gramado, logo a terra dos ricos. Eles deveriam estar em Cuba ou na Venezuela, o que querem em Gramado?? Deve ser a esquerda caviar tomando conta de Gramado.... Cuidado povo!!!!

Anônimo disse...

SOMENTE MAIS IDIOTICES ESQUERDOPATAS ! INFELIZMENTE, GASTAM MEU DINHEIRO....

João C. Ferreira disse...

A esquerda está nua e não agrada mais. Sugiro que aprendam a trabalhar e a serem competentes. A mamata acabou.

Alvaro disse...

Querem o bem bom, de graça.

Anônimo disse...

Os INTELECTUAIS não perguntam o quê o povo quer.

Os INTELECTUAIS são presunçosos, acham que podem fazer as escolhas melhor que o povo.

Anônimo disse...

13 e confirma .mimimi

Anônimo disse...

a extrema direita de Gramado está conseguindo o "impossível" afugentar o turista de esquerda, principalmente do nordeste. Se chegarem em gramando e assumirem sua ideologia correm o risco de apanhar de relho dessa gentalha comandada pela Senhora Telma Renner.

Anônimo disse...

Imagino que as agencias de viagens de outros estados da federação e do exterior, bem informadas que são devem estarem apreensivos com essa ofensiva da extrema direita em Gramado, espero que comecem a recomendar a seus clientes que evitem viajar para gramado, do jeito que a coisa anda, vão recomendar apenas para quem for de extrema direita viajar para a Ex cidade mais turistica do RS.

Anônimo disse...

Tenho vários amigos e conhecidos no Norte e Nordeste, estou recomendado para eles não viagem para Gramado pq lá a extrema direita tomou conta.

Alexandre Souza disse...

Olhem as postagens da ativista "palestrante" e tenham asco.

Anônimo disse...

Tem toda a razão. Sou catarinense, trabalhei em Brasília por 23 anos, aposentei-me e vim para cá. Que decepção! Depois de morar aqui por 7 anos, estou pensando em ircemvo.

Unknown disse...

Não te passa pela cabeça que um evento desses tenha baixo público não por uma suposta epulsa do público aos assuntos abordados - mas sim por falta de apego mesmo à cultura e à leitura? Pense melhor

Unknown disse...

Sempre esse papinho. Os vagabumdos e aproveitadores são sempre os outros. Os ditos "de bem" nunca estão errados, são os donos da razão né... Sabe nem o q tá falando direito, só repete o mesmo discursinho reacionário típico daí

Anônimo disse...

Deixa eu te contar uma coisa: 99% dos artistas que residem na serra são de esquerda e fazem tudo nessa cidade de fascistas acontecer: natal luz, sonho de natal, páscoa e tudo que faz nessa cidade, de fato, acontecer

Anônimo disse...

Vivo em Gramado há dezenas de anos e acho que tudo isso faz parte do cenário que compõem a cidade tanto do ponto de vista físico como cultural. Os festivais de cinema com suas musas e “musos” seminuas nas piscinas e drogados pelas ruas alavancou o turismo na cidade e complementou-se com festas de arromba patrocinadas por empresários do setor que farejaram a oportunidade. Se a esquerda influencia nos dois eventos mencionados pelo Sr. Braga, a direita também da sua colher de chá e tem boa representatividade na cidade, tanto que desde de sua criação, em 1955, nunca foi eleito um prefeito plenamente de esquerda e, mais recentemente, um movimento local impediu a presença de um importante ministro do STF na cidade. Ou seja tudo aqui é aproveitado em função do turismo e a crônica do Sr. Braga é outra forma de fazer a cidade conhecida!!

aparecido disse...

quem quer ver indios que vá ao amazonas ..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Querem USAR nossa cidade, nossas raízes, nosso patrimônio Cultural, prá Implantar suas idéias Ptralhas, Comunas ? Aqui NÃO FARROUPILHA, essa TERRA TEM DONO, ENTENDERAM ?

José Corrêa disse...


O #jeguePTba covidiota Anônimo das 11:27, 13:35, 13:39, 13:41 15:16 e 22:40 confirma a informação de que todo eskerdoPaTa é um fascista enrustido!!!

Anônimo disse...

O seu texto reflete exatamente a alma de Gramado, não discuti assuntos pertinentes e transforma tudo em política, sendo que o evento é cultural e cheio de material de diversos seguimentos. Faço parte do evento, com venda de livros de vários autores, vários assunto e inclusive sobre a Gramado e sua criação. Quando não se pensa sobre o que fala abre espaço para comentários racistas como os que há aqui. Lembrando, a Internet não é terra de ninguém.
E seu texto também declara claramente sua posição diante aos fatos, não precisa ser diretamente racista para ser racista. Ponderar sempre será necessário sobre assunto no qual não se tem conhecimentos ou o mínimo de interesse.
A ignorância no país anda sendo premiada.

Anônimo disse...

Cai aqui por acaso e ri do texto e dos comentários dos reacionários e racistas de Gramado.
Imagino essa reação em uma ação criminal, na qual um ser humano é ofendido nos comentários.
Parabéns pelo discurso de ódio senhor.

Anônimo disse...

Tudo que Gramado produz, que vocês tanto amam e lembram da Europa, são feitos por artistas, movimentações culturais e profissionais mal remunerados. Te recolha a sua insignificância, pague seus impostos. Se caso a esquerda rme que ir pra Cuba é afins, pq vcs não vão pra Europa? Ah é, vão sofrer o racismo que perpetuam na serra né? Latino sem consciência de classe.

Anônimo disse...

Que mamada?

Anônimo disse...

Xenofobia mais racismo amigão?

Anônimo disse...

Quem é dono? Povos originários ou os colonos da imigração? Aqueles que vieram receberam terra e dívida foi perdoada? Os escravos que aqui chegaram? Tu paga pela exclusividade?
Quem é dono mesmo?
Conhece a formação da serra gaúcha? Leu alguma vez algum livro sobre? Sabe que racismo é crime?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/