Fachin expurga coronel que integra a Comissão de Transparência

 O presidente do TSE expurgou o coronel da ativa Ricardo Sant'Anna da Comissão de Transparência. Ele foi indicado pelo próprio ministro da Defesa. Fachi mandou ofício ao ministro, comunicando sua decisão e dizendo que o coronel propaga fake news. O material a seguir é do UOL.

63 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma prova da verdadeira intenção deles pra 2 de outubro!
Eles irão contra tudo e contra todos para impor a sua agenda do mal!

Anônimo disse...

O editor tem uma predileção em divulgar sites lulopetistas , o uol é um blog delinquente que passo longe.

Anônimo disse...


Bom… sabemos que para os ministros fake News é tudo o que eles não gostam e, principalmente, fake News é aquilo que os ministros não querem que saibamos.

Anônimo disse...

Já vai tarde esse vagabundo, espalhador de fake news.

Anônimo disse...


isso quer dizer que o coronel espalha é a verdade

Anônimo disse...

Seguindo reto a linha de raciocínio do TSE no ato sensato de exclusão missiva, dever-se-ia por tal régua demitir-se também o próprio Ministro da Defesa e seu patrão ordinário.

Anônimo disse...

Sabe-se que sabotar um debate é também uma forma de tentar dele participar. Mas é preciso contar com a possibilidade concreta e saudável de ser escorraçado.

Esse Ricardo Santana pode ir conversar com o Arthur "Mamãe-falei" do Val, Kataguiri... a turma do MBL, que tem bastante experiência em ser chutado de grupos por trabalharem para sabotá-los. Aliás não só MBL mas todos esses discípulos de olavos-de-carvalho, steves-bannon, bolsonaros, trumps... capitalistas da barbárie em geral.

Anônimo disse...

O pressuposto para fiscalizar é ter caráter e honradez, qualidades que faltam aos milicos golpistas.

Anônimo disse...

só fico pensando como um sujeito desse chega à coronel...

Anônimo disse...

Já que o Ministério da Defesa não se moveu em excluir o boçal, restou este tapa na cara dado pelo TSE.

Anônimo disse...

Pagar fortunas para esse pessoal para não fazer nada ficar comendo e dormindo devorando picanha e se lambuzando de leite condensado com dinheiro público e para ficar em redes sociais mentindo, é muito desprezo para com o povo, é muita safadeza, esses são os homens de bem, bem safados mesmo, dá é nojo.

Anônimo disse...

Nem bem começaram a trabalhar e já estão "dando alteração", linguagem da milicada. E exatamente por isso não deveriam ser chamados para fiscalizar urna, que é um trabalho para civis. A milicada não tem esta expertise, mal conseguem pintar meios fios. Que fiquem na caserna e só saiam se chamados.

Anônimo disse...

Que vergonha, deveria se esconder com a cara num buraco, e o pior... é pagamos a este melancia com nossas contribuições e impostos.

Anônimo disse...

Estava mais do que na hora de cortar o mal pela raiz, eles não tem o direito de tumultuar as eleições.

Anônimo disse...

Exército abre processo disciplinar administrativo contra coronel que espalha fake news sobre urnas nas redes:

Coronel Ricardo Sant'Anna foi expulso pelo TSE de um grupo responsável pela fiscalização das eleições. O militar quebrou protocolo do Exército ao falar de política nas redes

8 ago 2022
.
247 - Além de ter sido expulso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de um grupo responsável por fiscalizar as eleições, o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna será alvo de um processo disciplinar administrativo movido pela corporação, informa Basília Rodrigues, da CNN Brasil.

Ao espalhar fake news sobre urnas eletrônicas nas redes sociais, Sant'Anna contrariou uma cartilha do Exército sobre o uso de plataformas digitais.

Tanto militares da ativa quanto da reserva podem manter perfis em redes sociais, mas aos da ativa é vedado o direito de opinar politicamente.

Anônimo disse...

"fake news" é apenas uma desculpa para a verdadeira vontade destes REIS e RAINHAS, que pra mim já não tem mais nada de república visto tratar-se de ditadura vitalícia e hereditária!


Anônimo disse...

Alguém está mentindo aí e não acredito que seja o militar. Isso quer dizer que tem coisa podre aí.
Eles acham que a gente vai engolir um ladrão que não pode sair às ruas por medo de apanhar ganhando eleição.

Anônimo disse...

Todo apoio ao TSE. Olha a cara desse coronel. Imagina isso numa batalha. Deve sair correndo, se cagando de medo, pedindo o colo da mãe.

Anônimo disse...

- Toma melancia lazarento !

Anônimo disse...

Como um cidadão desse chega a coronel com a palavra os militares que amam o pais e respeitam seu povo

Anônimo disse...

O próprio Fachim já falou a frase polêmica "os eleitos serão empossados". É uma frase estranha, parece que eles tem medo de uma reação militar. De fato, essa frase poderia ser entendida da seguinte forma: "nos vamos eleger o Lula e ele será empossado"
Quem poderia estar tramando um golpe não são os militares.

Anônimo disse...

Agora que está fora, o coronel pode contar tudo o que viu. A contagem dos votos é pública e se ele contar como são contados nossos votos não será crime nenhum. Conta ! Conta !

Anônimo disse...

Coronel do Exército é excluído de equipe do TSE por divulgar fake news pró-Bolsonaro:

8 ago 2022 - DCM

Em documento entregue nesta segunda-feira (08) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna não foi incluído no grupo de fiscalização do processo eleitoral. O militar tem divulgado nas redes sociais fake news a respeito das urnas eletrônicas e deslegitimado o sistema eleitoral.

A informação consta em um ofício assinado pelo presidente do TSE, Edson Fachin, e pelo vice-presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito. Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais”, diz o documento.

“A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia”, acrescenta.

Juntamente com vários outros apoiadores de Bolsonaro, Sant’Anna compartilhou diversos posts a respeito das urnas eletrônicas e posts em ataque a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O coronel Ricardo Sant’ana também fez publicações deslegitimando as pesquisas de intenção de voto.

No post abaixo, o militar reproduz uma declaração do deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) que critica os 100 observadores internacionais que podem vir acompanhar as eleições no Brasil (...)

Uma de suas publicações chegou até mesmo a ser marcada pelo Facebook como “informação falsa”. O post em questão afirma que o ex-presidente Lula (PT) teria roubado um faqueiro de ouro que a rainha Elizabeth II deu em 1968 ao então presidente-general Artur da Costa e Silva. (...)....

Anônimo disse...

os argumentos do ministro também valeriam pra ele?

Todos sabemos das divulgações e preferências dele...

Anônimo disse...

Acéfalo !
Mais um crânio em busca de um cérebro.

Anônimo disse...

Exército abre processo disciplinar administrativo contra coronel que espalha fake news sobre urnas nas redes
Coronel Ricardo Sant'Anna foi expulso pelo TSE de um grupo responsável pela fiscalização das eleições. O militar quebrou protocolo do Exército ao falar de política nas redes.

Anônimo disse...

Todos os indicativos de volta ao Projeto Vermelho

KAFANGO BOROK disse...

OU SEJA QUALQUER UM QUE FALE OU SE REFIRA À VERDADE, ESSES CORRUPTOS DOS DOIS BORDÉIS, ELEITORAL E SUPREMO, ELES QUICAM E CISCAM DESCARADAMENTE.

Anônimo disse...

FACHIN tem pavor de ouvir a verdade, fica histérico ao ouvi-las e grita logo, como única defesa, bem fajuta, modo hard infantil: "FAKE NEWS-MENTIRA"!!!
FAKE NEWS é que FACHIN é ministro do STF, pois ele é contumaz estuprador da constituição e passa o dia todo recebendo salário altíssimo indevido, pois se ocupa só em defender bandidos!!!

Anônimo disse...

tu me paga Fachin, o teu ta guardado

Anônimo disse...

Não sei bem qual a função dos militares.
Mas com certeza não é fiscalizar eleição.
Isso é coisa para civis fazerem.

Anônimo disse...

O Bolsonaro só não será eleito no primeiro turno por causa de uma enorme fraude!

Anônimo disse...

Eu também não confio nessas urnas

Anônimo disse...

Exército abre processo disciplinar administrativo contra coronel que espalha fake news sobre urnas nas redes
Coronel Ricardo Sant'Anna foi expulso pelo TSE de um grupo responsável pela fiscalização das eleições. O militar quebrou protocolo do Exército ao falar de política nas redes

Anônimo disse...

Não tem cheiro de coisa ruim?

Anônimo disse...

Essa do coronel foi uma casca de banana..

Anônimo disse...

Nesta corrida entre a elite cultural das Forças Armadas e os ministros escolhidos por petraglias, certamente Fachim é um misero cavalo paraguaio!!!

Carlos Alberto disse...

Eles estão fazendo de tudo para que haja uma reação forte, para dizerem depois que vivemos numa ditadura.

Anônimo disse...

Os corruptos estão preparando a fraude. Não vai colar pq há fiscalização pesada. Se tentarem, Fachin e Xandao serão presos na noite de 2 de outubro e terminou o TSE.

Anônimo disse...

Já era mais do que esperado.

Qual é o estelionatário que quer ter por perto um fiscal ?

Anônimo disse...

SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO, SE GRITAR PEGA LADRÃO, ÔÔÔ ...

Anônimo disse...

Oficial escalado para auditar urna difunde fake news e faz militância pró-Bolsonaro nas redes:

05/08/2022 - Metrópoles

Um dos militares enviados nesta semana pelo Ministério da Defesa para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, se apresenta na internet como um aguerrido militante bolsonarista.

O coronel do Exército Ricardo Sant’ana integra a equipe de nove oficiais que, na última quarta-feira, começou a analisar o código das urnas logo após o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviar um ofício ao TSE com tarja de “urgentíssimo” pedindo que a Corte agendasse o início da análise.

Candidato à reeleição, e em desvantagem nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro tem usado os questionamentos das Forças Armadas sobre o sistema eletrônico de votação para amplificar seus ataques ao processo eleitoral.

As publicações do coronel Ricardo Sant’ana seguem a linha do discurso propalado pelo presidente da República e por seus apoiadores. O militar, de 47 anos, formou-se oficial em 1997 e estava lotado até recentemente no Instituto Militar de Engenharia, o IME.

Alguns posts compartilhados pelo militar com seus seguidores no Facebook envolvem, inclusive, questionamentos à integridade do próprio sistema de votação adotado pelo TSE. Uma publicação de Sant’ana chegou a ser marcada pela rede social como “informação falsa”.

Procurado pela coluna, o Ministério da Defesa não se pronunciou sobre a postura do militar. Após o envio das perguntas, o coronel apagou seu perfil no Facebook.

Voto Loteria
Um vídeo compartilhado pelo coronel Sant’ana compara o exercício do voto à compra de um bilhete de loteria. No esquete, criado justamente para reverberar a pregação bolsonarista, um homem pede o comprovante impresso do seu jogo na loteria e se revolta ao ouvir do funcionário que ele precisa “confiar no sistema”.

A legenda da publicação diz: “Pra quem não entendeu ainda a briga contra esse sistema que nenhum país desenvolvido adotou, SÓ NÓS, então, se ainda confia no sistema, é achar que está tudo certo, então aceite a aposta na lotérica do jeito que está nessa sátira… pra despertar o ÓBVIO!!!!”.

Ataques à oposição
Sem reservas, o militar difunde postagens de políticos que integram a ala mais radical de apoiadores do governo e mira na oposição.

A postagem compartilhada pelo coronel e marcada pelo Facebook como “informação falsa”, por exemplo, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Planalto nas eleições deste ano, teria roubado um faqueiro de ouro que a rainha Elizabeth II deu em 1968, em plena ditadura, ao então presidente-general Artur da Costa e Silva.

O coronel Ricardo Sant’ana também publicou posts colocando em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais e fazendo campanha escancarada contra adversários de Bolsonaro. “Votar no PT é exercer o direito de ser idiota”, dizia um dos cards reproduzidos pelo coronel. Ao comentar um texto no qual a presidenciável Simone Tebet, do MDB, defendia que mulheres devem votar em mulheres, ele escreveu nos comentários: “Vaca vota em vaca”.

Anônimo disse...

Aqui é o "coronel canalha" ... kkkkkk ... nome de cédula ...

Anônimo disse...

Milico comedor de leite condensado, picanha, cerveja...kkkkk

Anônimo disse...

Fez muito bem o TSE, essa gente e capaz de tudo. Inclusive até tentar sabotar o sistema. Não são confiaveis. Para um grupo que pensou produzir um Rio Centro pensar em fraudar o sistema e fichinha.

Anônimo disse...

Esta na hora de cortar o mal pela raiz, a milicada não tem o direito de tumultuar as eleições.

Anônimo disse...

A Amazonia nas mãos de facções criminosas , e as mocinhas do EB em Brasília querendo interferir nas eleições

Anônimo disse...

A ATUAÇÃO DO MINSTRO DA DEFESA DE BOLSONARO É UMA PIADA . ESTÁENVERGONHANDO AS FORÇAS ARMADAS E DESGASTANDO A IMAGEM ( fake ) DE HONESTIDADE E COMPETÊNCIA

Anônimo disse...

Que tal TODOS esses miliquianos irem trabalhar vigiar fronteiras combater o garimpo ilegal ou mesmo pintar sarjetas ?

Anônimo disse...

Nunca confie em um cornem que usa protese peniana, toma viagra e cria fake news

Anônimo disse...

Exército planejava substituir coronel expulso de grupo de fiscalização do TSE, diz TV:

08.08.22 - O Antagonista

A corte enviou à Defesa, nesta segunda-feira (8), um ofício afirmando que Ricardo Sant'Anna foi retirado por ter divulgado, em suas redes sociais, notícias falsas sobre as urnas eletrônicas

As Forças Armadas planejavam substituir o coronel Ricardo Sant’Anna do grupo de fiscalização do TSE, do qual ele foi expulso pela própria corte nesta segunda-feira (8).

A informação é da CNN Brasil.

Ainda segundo a emissora, “autoridades que estão a par da movimentação” afirmaram que um novo nome será encaminhado ao TSE ainda nesta segunda e que a expulsão foi vista, dentro do Ministério da Defesa, como “intempestiva”.

Nesta segunda, a corte encaminhou um ofício à pasta informando que Sant’Anna será expulso do grupo de fiscalização do processo eleitoral por ter divulgado, em suas redes sociais, notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

O ofício foi assinado pelo próprio presidente do TSE, ministro Edson Fachin...

Anônimo disse...

Coronel furão, até o próprio EB planejava sua substituição.

Anônimo disse...

Aí meu saco, FA viraram puxadinho do bolsonarismo, perderam qualquer resquício de Instituição…

Anônimo disse...

SE ESSE MILITAR JÁ É TENDENCIOSO ,PROVAVELMENTE COOOPTADO PELO BOLSONARISMO. NÃO TEM PORQUE FICAR.

Anônimo disse...

Parece que as FFAA tornaram-se uma vergonha. São patriotas só na hora das regalias, picanha, viagras e proteses penianas. para usarem entre si

Anônimo disse...

Arregaça TSE ! É pior causa de milicos iguais a esse farsamte, que a imagem das FFAA junto a maioria absoluta do povo, está na sarjeta.

Anônimo disse...

O que é a Urna Eletrônica perto do que já fez com a Constituição Federal?????????

Anônimo disse...

Esse Coronel está com um X na paleta, os próprios colegas vão se encarregar de escantea-lo, um a menos na concorrência para promoção.

Anônimo disse...

Peguem o Mito!
Peguem o Mito!
Peguem o Mito!
Dick Vigarista ataca novamente: https://youtu.be/BnuppuM01EY

Anônimo disse...

Dom Pinochet sabia le dar com esses canalhas, mas não melhor do que ver hoje toda a esquerda atuando uníssona como lacaios dos norte-americanos.

Anônimo disse...

É até difícil comentar sobre o assunto porque nem sabe se isso procede, ou seja, se o coronel realmente fez isso, propagar fake news, porque quem age de má fé e gosta mesmo de propagar fake news são eles (esquerdopsicopatas). Estamos muito curiosos para saber a verdade sobre essa questão, alguma tendência maliciosa com certeza tem.

ZAPELINO B disse...

DÁ-LHES, FACHIN & KINDER OVO!!!
PAU NESSES BOZOLÓIDES!!!

ZAPELINO B disse...

QUANTA coragem, anônimo!!!
Não passas de um COVARDE!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/