O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,69% em maio, acima do mês anterior (0,41%) e abaixo da mediana de 0,85% das projeções. O indicador da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi divulgado nesta quarta-feira (8/6).
Concebido no final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços, o IGP-DI registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.
Com este resultado, o índice acumula alta de 7,17% no ano (entre janeiro e maio) e 10,56% em 12 meses. Em maio de 2021, o índice havia subido 3,40% e acumulava elevação de 36,53% em 12 meses.
Um comentário:
OCDE reduz projeção de crescimento da economia brasileira:
08.06.22 - O Antagonista
Previsão de expansão do PIB brasileiro neste ano caiu de 1,4% para 0,6%; estimativa de crescimento global recuou de 4,5% para 3%
A OCDE projeta que a economia brasileira deverá crescer 0,6% neste ano, o equivalente a um quinto da média mundial, estimada em 3%. Os números constam em estudo divulgado nesta quarta-feira (8).
No último relatório, divulgado em dezembro, a previsão de expansão do PIB brasileiro estava em 1,4%, enquanto a projeção de crescimento global estava em 4,5%.
A entidade menciona que contribuem para a “desaceleração considerável” da atividade econômica do Brasil fatores como a alta da inflação, a guerra na Ucrânia, a lenta recuperação do mercado de trabalho e as incertezas políticas por causa da eleição presidencial deste ano.
Postar um comentário