Artigo, Dagoberto Lima Godoy - Por que os preços sobem tanto

- O autor é advogado e engenheiro, além de líder empresarial gaúcho. Ele foi presidente da Fiergs.

Os preços estão aumentando em um ritmo de meter medo e esvaziar os bolsos, especialmente os dos mais pobres. 

É bom que se saiba que isso não acontece só no Brasil, mas em todo o mundo. 

Não serve de consolo, mas torna mais importante perguntar-se por que o problema é assim, geral. 

É certo que tanto a globalização da economia quanto a pandemia da Convid são causas evidentes, mas não devem ser culpadas sozinhas pelo empobrecimento generalizado.  

É preciso lembrar como governantes reagiram diante desses fatos, mundo afora, com o apoio da mídia internacional e sob os aplausos dos políticos, especialmente os da esquerda.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Artigo correto e explica o que está acontecendo. Por outro lado quem está sem comida não quer saber da causa pois sente diretamente o efeito e precisa urgentemente de ajuda.
Jair Messias, meu Presidente, existem pessoas sem comida e elas precisam de 'bóia' para ontem. Por favor acuda!

Anônimo disse...


De onde vêm os preços: Menger explica

https://rothbardbrasil.com/de-onde-vem-os-precos-menger-explica/

Anônimo disse...

Finalmente alguém lúcido o suficiente para mostrar os culpados pela inflação generalizada mundo afora...os próprios governos que "imprimiram" dinheiro a rodo, dia e noite...lembrando..inflação é um fenômeno monetário e não culpa dos empresários e "atravessadores" como a mídia e governos sempre alegaram. O mais interessante é que os primeiros que "receberam" tais volumes de dinheiro são as cadeias produtivas altas ou seja as que consomem commodities. Garantiram suas necessidades (alimentar o povo) ou compraram para especular (só o fizeram pq os governos "deram" dinheiro fácil e barato)..em situações normais (com seu dinheiro não o fariam ou fariam com muito menor ímpeto). Com o passar dos meses as cadeias intermediárias e os consumidores começaram a pagar a conta. Parabéns pelo artigo.

Anônimo disse...

Essa inflação está no mundo todo e aqui eles querem culpar quem não tem culpa que é o Presidente Bolsonaro. A culpa é dos controladores do mundo com seus fantoches.

Anônimo disse...

O PROBLEMA É GLOBAL, FRUTO DA PANDEMIA EM VIRTUDE DAS PARALIAZAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA ( OFERTA MENOR PREÇO MAIOR) E PRINCIPALMENTE PELA GIGANTESCA IMPRESSÃO DE PAPEL MOEDA SEM LASTRO PARA FINANCIAR OS PAÍSES. ISSO SIM GERA INFLAÇÃO PURA !

Os esquerdopatas, ladrões e ignorantes por natureza, de fato nem sabem disso, mas é uma oportunidade para gritar fora Bolsonaro !

Anônimo disse...

Versão simplista e sem vergonha para explicar a inflação mundial. A verdade é que a economia já estava quebrada antes da pandemia. Muitas bolhas ao redor do mundo. Imobiliária, ponto com, shadow banking… não podem subir os juros porque as dívidas já são impagáveis! Então imprime mais e termina de colapsar está bosta para implantar logo o great reset. I

Anônimo disse...

Sou de direita mas, não me convenceu por vários motivos: os impostos são um assalto ao povo honesto e trabalhador, a elite corrupta, políticos e judiciário mais a máquina pública gastam muitíssimo, o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos e grande produtor de petróleo e pagamos um preço escorchante por tudo isso. Também temos dois ministros que não tem uma agenda definida para o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Essa esquerdalha vagabunda tem que responder essa pergunta. Ou alguém achou que trancar todo mundo em casa não iria ter consequências?

Está aí. A esqueralha assassina mandou fechar comercios, lojas, shoppings, destruiu empregos "para salvar a vida das pessoas" que morreram como ratos afogados. Poribiu o tratamento precoce matando milhares de pessoas que ficaram sem qualquer tipo de tratamento. Perguntem para o RAndolfe.

Os esquerdalha assassina tem que responder essa pergunta!

Anônimo disse...

Fique em casa. A Economia a gente vê depois. Está aí as consequências dos inúmeros Lockdown sem Comprovação Científica. Fome, miséria, desemprego. Quem assumirá?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/