Entrevista, Gelson Curtinaz, CEO da Infra Tecnologia - Saiba como aconteceu o ataque de hackers às Lojas Renner (e como evitar ações do gênero)

ENTREVISTA
Gelson Curtinaz, CEO da Infra Tecnologia

As Lojas Renner foram alvo de um ataque hacker na tarde da última quinta-feira, 19 de agosto, e ainda enfrenta problemas nesta sexta-feira. O que houve de fato ?A ação resultou na indisponibilidade de parte dos sistemas, incluindo o site e o aplicativo para smartphones, que continuam fora do ar. As lojas físicas, no entanto, continuam atendendo normalmente.
Trata-se de mais um ransomware, programa que “sequestra” os dados de empresas de todos os portes e os criptografa, paralisando os sistemas e as forçando a pagar enormes quantias de dinheiro.]

Eles pediram resgate. O que se sabe ?
Geralmente por meio de criptomoedas - no caso da Renner, o valor exigido para o retorno dos sistemas gira em torno de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões).

Isto é raro acontecer ?
Ataques deste tipo são cada vez mais comuns e que a vulnerabilidade dos sistemas está cada dia maior. “O que acontece é uma situação totalmente desfavorável às empresas. 

O que fazer ?
A maior preocupação está em ações que mitiguem e tragam a possibilidade de retorno da operação com o menor tempo possível”, afirma. Curtinaz afirma, ainda, que após ataques hackers de maior destaque, a exemplo do Tribunal de Justiça do Estado, as ações de tecnologia da informação estão voltadas a impedir que práticas deste tipo aconteçam, além das que já seriam de praxe.

CLIQUE AQUI para examinar dicas do CEO.

7 comentários:

Justiniano disse...

Isso é claramente um ataque de hacker norte coreanos que vivem fazendo isso (lembram do ataque a SONY por causa do filme que iria retratar o ditador como chacota) porque não possuem nada e usam ataques hackers para obter recursos, assim como são maiores falsificadores de dólar, tão perfeito que assustou o FED americano.

Anônimo disse...

Isso é mundial. Bandidos internacionais que não poupam nem sistemas de saude invadindo e bloqueando qualquer coisa retorne dinheiro. A maior preocupação é o sistema bancário do planeta.

Unknown disse...

Que vergonha. Idolatrado pela mídiaia gaudéria não tem sistema de proteção? Ferrou com os clientes. Tem que processar se alguém for prejudicado. Lojinha chinelona.

Anônimo disse...

Esses hackers invadem qualquer sistema, mesmo bancários, comerciais, da Nasa, da CIA, do FBI...só não conseguem invadir os computadores do TSE .

Anônimo disse...

Lei da Segurança Nacional não funciona? Isso é Sequestro.

Anônimo disse...

Mas as Urnas Eletrônicas são invioláveis né Luís Roberto Barroso? Essas são muito mais fácil de entrar pois não oferecem nenhum obstáculo. Pior cego é aquele que não quer ver. Ou está mal intencionado protegendo o sistema que tão bem conhecemos.

Anônimo disse...

Mas os Sistemas de Urnas Eletronicas são invioláveis, pode confiar, mesmo com tecnologia de 1996, primeira geração.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/