Conheça os documentos produzidos dentro do TCU e que o TCU rejeita

O presidente Bolsonaro tinha razão quando disse que material de dentro do TCU indicava que existem supernotificações de casos de mortes por vírus chinês.

O TCU chegou a tirar nota desmentindo tudo, mas parece ter sido surpreendido quando começaram a fazer prints de publicações feitas no site da própria Corte. Em reação, o TCU tirou nota para admitir a existência de relatório, mas atribuiu-o a auditor Silva Marques.

O caso é um escândalo que a CPI da Cloroquina não quis investigar, ontem, e que a grande imprensa, que se apressou a dizer que Bolsonaro mentia, também não quer apurar.

A seguir, dois links com os documentos. O primeiro tem 2 páginas e é o que chegou a ser publicado no site do TCU, enquanto que o segundo é um documento de 115 páginas, mas de outra época, embora também publicado no site do TCU.

CLIQUE AQUI para verificar o documento 1

CLIQUE AQUI para verificar o documento 2

22 comentários:

Anônimo disse...

E os decretos baixados por governadores obrigando os médicos registrarem todas as mortes por covid?

Anônimo disse...

TCU afasta auditor que fez 'relatório paralelo' para Bolsonaro:

09.06.21 - O Antagonista

Decisão foi tomada após abertura de investigação interna sobre a elaboração de um relatório paralelo que defendia a tese de supernotificações de óbitos de Covid

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu afastar de suas funções o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, após abertura de investigação interna sobre a elaboração de um relatório paralelo que defendia a tese de supernotificações de óbitos de Covid.

O servidor estava lotado, desde março, na Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência e Combate à Corrupção do TCU. Antes, atuou na Secretaria de Controle Externo da Saúde e fazia o acompanhamento de repasses federais aos estados.

O Antagonista revelou ontem a identidade do auditor e o teor do documento que subsidiou as declarações de Jair Bolsonaro, de que 50% das mortes registradas em 2020 teriam outras causas — o presidente depois se corrigiu. Crusoé mostrou também que o relatório foi incluído no sistema do TCU no domingo, pouco antes de ser utilizado pelo presidente.

Alexandre Marques teria ligações com os filhos de Bolsonaro e costuma usar suas redes sociais para divulgar fake news sobre a pandemia.

Anônimo disse...

CPI da Covid convoca auditor do TCU que fez 'relatório paralelo':

09.06.21 - O Antagonista

Na segunda-feira, o presidente usou o texto para dizer que 50% das mortes de Covid teriam, na verdade, outras causas

A CPI da Covid aprovou há pouco o pedido de convocação do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor do documento usado por Jair Bolsonaro para alegar suposta “supernotificação de óbitos” de Covid.

Na segunda-feira, o presidente usou o texto para dizer que 50% das mortes de Covid teriam, na verdade, outras causas. Ontem, Bolsonaro admitiu que errou.

Ontem, O Antagonista revelou que o documento, apócrifo, teria sido elaborado pelo auditor Alexandre Marques, ligado aos filhos de Jair Bolsonaro. A Crusoé mostrou que o texto foi inserido no sistema interno do TCU no domingo

Anônimo disse...

Auditor do TCU confessa que repassou dados falsos sobre testes de covid-19 para Bolsonaro:

9 jun 2021 - DCM

Da coluna de Mônica Bergamo

O auditor Alexandre Figueiredo Costa e Silva confessou à sua chefia imediata no TCU (Tribunal de Contas da União) que foi ele o autor das análises que levaram o presidente Jair Bolsonaro a divulgar a notícia falsa de que o órgão questionava as mortes por Covid-19 no Brasil.

De acordo com informações preliminares já encaminhadas à corregedoria do tribunal, o auditor relatou que comentou o teor de suas análises pessoais com o pai, que é militar e amigo pessoal de Bolsonaro.

O pai, segundo o auditor disse a seus chefes, teria enviado o texto ao presidente.

A corregedoria, comandada pelo ministro Bruno Dantas, encaminhará um relatório à presidente do TCU, Ana Arraes, propondo a abertura de um processo disciplinar contra Costa e Silva para que a investigação possa ser aprofundada, com a tomada de depoimentos dos envolvidos. (…)

Anônimo disse...

TCU afasta auditor ligado à família Bolsonaro que falsificou dados sobre mortes de Covid:

O documento falsificado pelo auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que questiona as mortes decorrentes da Covid no Brasil, foi citado por Jair Bolsonaro a apoiadores como se fosse um levantamento oficial do TCU sobre o assunto. O TCU, após desmentir a fala de Bolsonaro, afastou Marques

9 jun 2021

247 - O Tribunal de Contas da União (TCU) afastou nesta quarta-feira (9) o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques do grupo de auditores responsável pela fiscalização de gastos para ações de combate à pandemia da Covid-19 no país.

Seu afastamento ocorreu após Marques falsificar dados a respeito das mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil.

Na última segunda-feira (7), falando para apoiadores, Bolsonaro apontou a existência de um suposto relatório do órgão que questionava as mortes por Covid-19 ao longo do ano de 2020.

“Ali o relatório final, não é conclusivo, mas, em torno de 50% dos óbitos por Covid ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, disse Bolsonaro.

O Tribunal, depois, desmentiu a fala de Bolsonaro que, no dia seguinte, foi obrigado a admitir o erro.

Além do afastamento desta quarta-feira, Alexandre é alvo de uma investigação preliminar realizada pela equipe técnica do TCU que apura o caso. Nesta quarta-feira, o TCU deverá decidir se abre um processo disciplinar contra ele que pode resultar no seu afastamento do cargo efetivo que ocupa e até na sua demissão.

Anônimo disse...

bolsonaristas infiltrados em órgãos de controle, com finalidade repassar para milicianos informações confidenciais e/ou falsas, transformadas em fake news no gabinete ó.dio para seguidores fanáticos.

Anônimo disse...

Carluxo provavelmente já arranjou um lugar p/ o auditor bolsonarista no gabinete do ódio, ele não vai ficar desamparado. É um bom lugar p/ quem gosta de espalhar fake news.

Anônimo disse...

A jornalista Monca Bergamo publicou que o pai deste " auditor " é um militar, que teria repassado o relatório fake pro minto. O exército só nos apresenta militares de péssimo caráter, ou é para acochambrar a cagada do filho?

Anônimo disse...

Relatório paralelo, gabinete paralelo, brasil paralelo, realidade paralela... isso é o bolsonarismo....

Anônimo disse...

Funcionário Público com prática miliciana?A mando de quem?Tem que descobrir o mandante e exonerar este militonto

Anônimo disse...

... e assim o TCU se junta às Forças Armadas, especialmente o Exército, ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal, à diversos níveis da PM para atender aos desejos não republicanos do MINTO, espero que no TCU seja apenas uma maçã podre.

Anônimo disse...

O relatório foi plantado justamente para o Bozo enganar os jumentos do cercadinho e redes sociais. Bem feito pra esse audidor. Tem que ser investigado e processado judicialmente e, finalmente demitido do serviço público.

Anônimo disse...

Tudo nesse desgoverno está baseado no pilar da MENTIRA. Relatórios fakes; ministros fakes; militares fakes; minto da morte e seu clã fakes; até o gado é fake, é robô. Não se aproveita nada...

Anônimo disse...

O mortalidade foi bem maior, subnotificada, um sujeito deste deveria estar na cadeia, todos países estão revendo para cima o número de óbitos de Covid-19, assim foi os EUA, Russia, Peru, etc.

Anônimo disse...

Mais um servidor, mais um pai de família que, por uma militância cega, por apoio a um inconsequente prejudicou sua carreira profissional.

Anônimo disse...

a ideologia cega as pessoas e as faz agir de maneira estúpida. Mas esse caso em particular não seria possível sem uma boa dose de burrice inata.

Anônimo disse...

Por ser capacho deve sofrer processo administrativo e merecidamente ser demitido, mas como é tão competente deve logo ir logo para iniciativa privada ganhar um salário mínimo

Selminha Rocha disse...

Esses órgãos "dito fiscalizadores", TCM, TCU, TCE, CGM, CGU, CGE são chefiados por pessoas indicadas por políticos.. aqui em SP um dos conselheiros da CGM (controladoria geral do município) era o José Antônio (vereador do pt)... isso na época do Haddad.. alguém acredita que a CGM iría investigar a gestão do incompetente prefeito? Se esses órgãos fossem sérios, não haveria um ROUBO DE TRILHÕES DE REAIS DOS COFRES PÚBLICOS.. isso é uma questão de lógica.

Anônimo disse...




Esse TCU serve para o que mesmo ????????????

Anônimo disse...

Se fosse presidente, de fato, teria o mínimo cuidado de VALIDAR O DOCUMENTO antes de criar o problema. Foi eleito para tal, mas nunca assumiu essa responsabilidade. Alias, o demo não sabe o que é isso (ter responsabilidade).
Mas essa é a tática do MITO. Ele é milico e só deve ter lido Sun Tzu: CRIAR TRETAS ETERNAS para fazer as pessoas não prestarem atenção no que interessa: que ele é um inepto e A MAMATA TROCOU DE BICO. Simples assim.
Três anos de governo e o cara não governa, parece um vereador proxeneta do interior.
Pobre Brasil

José Corrêa disse...

Pelos ataques enraivecidos do #gaadoPTba, Eskerdeba, Tukaneba, Isenteba et caterva, o relatório tocou em um ponto sensível da narrativa!!!

Anônimo disse...


E a cadeia do te chefe ?

E a carceragem ?

Vai tomar de relho nas urnas !!


Batata assando

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/