Artigo, Fernão Lara Mesquita - Recall, o direito de retirar governadores, deputados e juízes: o caso atual da Califórnia

- Título original: Democracia ao vivo.
- O autor é editor do blog O Vespeiro e é articulista do Estadão.

Terça-feira passada, dia 8, esgotou-se o prazo para que os signatários do recall do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, eleito em 2018 com 61,9% dos votos, convocado pela cidadã Orrin Heatlie, moradora do condado de Folson, se arrependessem e retirassem sua adesão ao processo.

O direito de recall do governador, dos deputados, de qualquer funcionário eleito e também dos juízes das cortes estaduais é garantido pelo artigo 2º da Constituição da Califórnia desde 1911 quando a Proposition 8, apresentada por iniciativa do povo daquele estado, foi aprovada em votação direta. Funcionários do Poder Executivo podem ser desafiados para recall com a apresentação de uma petição iniciada por qualquer cidadão com endosso de mais 64 eleitores e assinada pelo equivalente a 12% dos votos recebidos pelo funcionário visado na sua última eleição. Para deputados e juízes são requeridas assinaturas correspondentes e 20% dos votos recebidos (naquele estado os juízes também são diretamente eleitos e passam por eleições de re-confirmação a cada quatro anos).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

EM PAISES DESENVOLVIDOS NÃO EXISTE CONCURSO PUBLICO NEM ESTABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS E NOS EUA JUIZES E PROMOTORES SÃO ELEITOS PELO POVO COM MANDATOS POR TEMPO DETERMINADO, SE ESPELHA NISTO BRASIL!!

Anônimo disse...

Políbio,vc não plublicou nenhuma matéria sobre o serial killer lázaro por que?Está com medo?Pois eu digo aqui eu não tenho medo desse facínora não,se quiserem podem me chamar pra ajudar pegar ele.

Anônimo disse...

O banho que o serial killer Lázaro Barbosa está dando na PM? Quando Bozo vai fazer a Cavalgada do Pequi Roido em Goiás e prender o bandido? Ou a arminha é só pra foto?

Anônimo disse...

Precisamos de um Recall urgente de uma certa suprema corte e mais alguns políticos que nos envergonham e envergonham a nação. Pra ontem.

Anônimo disse...

USA tem uma das legislações, noção de democracia e participação da sociedade na vida pública invejável.

Eu já vi documentários onde o presidente da CIA foi obrigado a comparecer a uma audiência popular para explicar a ineficácia do combate as drogas na fronteira nós anos 90 e saiu humilhado pela população.

Lá tem democracia, pode pode eleger e derrubar quem acham que merecem.

Constituição feita para o povo.

O resto do mundo tem semi-democracias onde o povo existe só para votar e depois não tem poder de mais nada.

Anônimo disse...

Mas isso lá na Califórnia.
Por aqui,o STF solta bandidos engravatados.
Aqui,temos um Toffoli.
Eles não.

Anônimo disse...

A expressão inglesa "recall" traduz-se em português por revogação. No caso refere-se a revogação de mandato eletivo.

Anônimo disse...

Presidentes e Senadores não? No caso o minto e o Flavinho?

Anônimo disse...

Se tivesse recall no Brasil, no STF todos seriam expulsos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/