Governo Piñera, conservador, perde eleição para Constituinte no Chile

 Depois de 2 dias de eleição histórica, os chilenos escolheram os 155 legisladores que vão redigir uma nova Constituição. O texto substituirá o herdado da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

As seções eleitorais encerraram nesse domingo. Com pouco mais de 99% dos votos apurados, a coalizão governista de centro-direita Chile Vamos não conseguiu garantir 1/3 dos assentos no órgão, segundo o Servel (Serviço Eleitoral do Chile). Somados, os candidatos apoiados pelo presidente Sebastián Piñera conseguiram apenas 1/5 das vagas.

A maioria dos legisladores será de candidatos independentes e de oposição, com 2/3 das cadeiras. Os 155 delegados terão um mandato de 2 anos para elaborar o novo documento.

17 comentários:

Anônimo disse...

Pobre Chile. Vão se ferrar com a constituição cidadã que virá...

Anônimo disse...

mais uma futura Venezuela no horizonte...

Anônimo disse...

Toda vez que um país resolve redigir uma nova Constituição, isso demonstra que a Nação é fraca. A dos Estados Unidos foi feita uma única vez em 1787 e tem apenas 27 Emendas em quase 234 anos (a brasileira tem 104 emendas em 33, isso falando apenas na de 1988). Temos 7 Constituições no Brasil, o que também é uma prova da nossa fragilidade enquanto país. Enfim, essas diferenças evidenciam quem é país de primeiro mundo e quem é de terceiro: qualquer assunto vira motivo para uma nova Constituição.

Anônimo disse...

Caso os independentes se alinhem com a esquerda, será o fim do Chile. A chance de permanecer e até evoluir o pais mais desenvolvido da AL, será os independentes pender ao lado liberal/conservador. Só quem já esteve lá, e conhece, sabe que o Chile é um enclave quase europeu na AL, e que todo este movimento desestabilizador provém de revanchismo de esquerda, e das bases indígenas, onde talvez resida a maior falha governamental. Infelizmente o paternalismo da esquerda, ruinoso em qualquer país, vende com facilidade o canto da sereia, semeando a cizânia onde não há, e prometendo benesses estatais, ao invés de incentivar o trabalho.

Anônimo disse...

Vão virar Argentina em 1 ano.

Murilo disse...

Vão acabar com o único país decente da América Latina, uma pena.

Renato disse...

Polibio Pinyera conservador só se for de conserva de cebola,presidente enrolador,fraco,demorou para tomar atitudes no Chile e o esultado tai,sera que vão vir aqui no Brasil para copiar a merda que é a nossa constituição para depois ficarem dizendo temos a melhor e mais avançada constituição do mundo.

Anônimo disse...

Alguém tem dúvida de que chegaremos a este ponto aqui? Sim, pela omissão e pelo discurso do 'politicamente correto' de parte direita e de parte dos militares, seremos atropelados e veremos uma nova Venezuela aqui. Termemos uma Constituição mais a esquerda e pior do que a que temos hoje (sim, isto é possível, podem acreditat).

Anônimo disse...

Se os chilenos fizerem uma Constituição com viés socialista como a brasileira, em breve sentirão saudades da Constituição do Pinochet.

Anônimo disse...

Lá vem uma nova Venezuela, Argentina, aguardem...

Anônimo disse...

PINERA NUNCA FOI CONSERVADOR!

TÁ MAIS PARA LIBERAL GLOBALISTA.

E SENDO ASSIM, IGUAL AO MACRI, VAI TOMAR PAU!

Emmanuel disse...

O Chile é outro que está afundando .... e, diga-se de passagem, também pela leniência dos militares, não poucos, metidos em falcatruas ...
Não queremos isso para o Brasil: nem comunismo e nem militares em falcatruas...

Anônimo disse...

>>

Com certeza farão uma constituição a moda da brasileira, com violentos aumentos de custos e despesas para o estado, como a nossa.

O chile será mais um país que será destruído pela esquerdalha. O Chile está dando partida rumo à cubanização e venezuelização.

<<

Anônimo disse...

O maior IDH da América Latina. Até parece q é proposital destruírem k único país da região q conseguiu quebrar grilhões do atraso.

Carlo Germani disse...

Uma nova constituição socialista que trará um mega retrocesso ao Chile.

PS-Piñera de direita,conservador?

Piñera está conivente e subserviente à agenda globalista (leia-se insana e satânica Nova Ordem Mundial - governo único mundial ditatorial e totalitário
mundial).

Anônimo disse...

Vão fazer uma merda pior que fizeram com a nossa.
AQUELA CHAMADA DE "CONSTITUIÇÃO CIDADÃ" PELO ULISSES GUIMARÃES.

Anônimo disse...

Lástima!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/