Artigo, Nizan Guanaes, Folha de S. Paulo - Você aguenta ser feliz ?

Eu fiz uma cirurgia bariátrica há muitos anos, de maneira estabanada, para me livrar dos meus antigos 150 quilos. Meu pai morreu do coração aos 45 anos, e eu não podia continuar com aquele peso. O médico diz que você vai poder comer de tudo. O problema é que você passa a beber de tudo também.

(...)

Mas, de tudo o que Arthur Guerra me ensinou, nada é mais brilhante do que a pergunta dele que eu coloquei em cima da minha mesa de trabalho e a que tento responder todos os dias: “Nizan, você aguenta ser feliz ?”. Esta, querido leitor e querida leitora, é a pergunta que dou de presente de Ano Novo depois de um ano de tantas tristezas, mas também superações. Você aguenta ser feliz ?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Você aguenta ser feliz??? Não tanto quanto um marqueteiro, mais também com toneladas e mais toneladas de sujeiras a menos na consciência que qualquer um deles carrega, adquirida passando anos e anos vendendo gato por lebre!

Anônimo disse...

"As melhores coisas da vida não tem preco: fé, ANOS, família, amigos, RESPIRAÇÃO..."
Pois é.
Com essas focinheira (mascaras-supostamente para o nosso bem) os nossos governantes querem nos tirar até o direito de respirar.
Deus! Máscaras sufocantes num valor de 30 graus ou mais....
Nosso país não é feito para esse VÍRUS chinês. Ele não gosta de sol, nem de ar livre!
#querorar!

Anônimo disse...

"As melhores coisas da vida não tem preco: fé, amor, família, amigos, RESPIRAÇÃO..."
Pois é.
Com essas focinheira (mascaras-supostamente para o nosso bem) os nossos governantes querem nos tirar até o direito de respirar.
Deus! Máscaras sufocantes num calor de 30 graus ou mais....
Nosso país não é feito para esse VÍRUS chinês. Ele não gosta de sol, nem de ar livre!
#querorar!

Anônimo disse...

Era uma vez, lá pelos idos de 2020, uma gente maldita que queria a minha morte a todo custo. Resistente que sou, eu não dei! Ao contrário, resolvi, além de sobreviver, aprender a viver, coisa que eu não sabia, bobalhão que eu era. Mas ela pode contar com toda a minha...seletividade, digamos assim, pois é essa mesma gente que vai saber, e sentir, a minha felicidade com o que aprendi nos idos de 2020. Sim, estou prontíssimo para ser feliz...muito feliz! Aliás, muitos dessa gente maldita já andam olhando espantado, meio de lado...

Anônimo disse...

Replica: E o autor do Artigo aguenta ser "infeliz"?

Anônimo disse...

Pergunta ao articulista barato, ele prefere ficar "feliz" ou "infeliz"?

Anônimo disse...

FELICIDADE É UM ESTADO DE ESPIRITO!
===================================

UM ESTADO DE ESPIRITO CONSCIENTE DO QUE JÁ SE FEZ E CONQUISTOU, GRATO DE TUDO QUE SE TEM, E DO QUE SE QUER CONQUISTAR.

NADA ERRADO.

CULTIVE BONS HABITOS

A VIDA É UM GRANDE JOGO, "JOGO DA VIDA", GINCANA DA VIDA" TUDO EM "REAL TIME" ACONTECENDO ATÉ O DIA DO "THE GAME IS OVER"!

A VIDA, TAMBÉM A PERCEBO COMO UMA VIAGEM,ONDE O QUE MENOS INTERESSA É O FINAL E QUE MAIS INTERESSA É O DURANTE,É CURTIR OLHAR A PAISAGEM DURANTE A VIAGEM, CURTIR O AQUI E O AGORA, CONSTANTEMENTE MUTANTE.

BOA VIAGEM!

"QUANTO MAIS EU SEI, MAIS EU SEI QUE NADA SEI",
ALGUEM DISSE ISSO E ENTÃO QUANTO MAIS VIVEMOS E APRENDEMOS MAIS NOS PERCEBEMOS QUE SÃO INFINITAS AS BELEZAS PARA APRECIAR ,CURTIR COISAS BOAS DO MUNDO EM QUE VIVEMOS E ESTAMOS A DESCOBRIR NO UNIVERSO .

PS.:
ASSIM COMO A BELEZA ESTA NOS OLHOS DE QUEM VÊ, A VIDA SERÁ COMO OS OLHOS DO VIVENTE, O QUE ELE QUE PROCURA VER.
SE PROCURA COISAS BOAS VERÁ COISAS BOAS E GENTE BOA
SE PROCURA VER COISAS RUINS, TAMBÉM AS VERÁ,(sapolino)

tEM GENTE QUE SÓ VÊ COISAS RUINS A TODA A HORA, NADA É BOM E QUANDO A VIAGEM DA VIDA FINDAR, AZAR DO BOCA DE TRAPO, COMO OS SAPOLINOS DA VIDA, SÓ VIRAM O RUIM.

NUNCA É TARDE PARA PERCEBER O "CAIR DA FICHA" ANTES QUE A VIAGEM TERMINE.

Anônimo disse...

Eu acho que a maioria de nós tem medo de ser feliz, pois isso implica ter responsabilidade e, muita gente não gosta disso.

Natália disse...

Obrigada Sr.Polibio, agradeço grandemente sua mensagem. Sejamos felizes com o que já temos. Até 2021 seguirei lendo aqui neste blog suas pautas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/