Artigo, Leonardo Coutinho, Gazeta do Povo - O Panda e o Curupira

- O artigo foi replicado, também, pelo site DefesaNet.

A imagem que ilustra esta coluna foi postada na conta de Instagram da Embaixada da China no Brasil. Ela mostra um panda disfarçado de Papai Noel e um sorridente curupira a espera dos presentes. Não há representação melhor sobre a relação da China com o Brasil, a América Latina e de certa forma o mundo.

O fofíssimo panda está cheio de mimos. Regalos de todos os tamanhos e gostos para fazer feliz quem está na lista daqueles que se comportaram bem ao longo do interminável 2020.

O curupira, diz a lenda, é a criatura de cabelo de fogo, que tem corpo de criança e pés voltados para trás. Protetor da natureza e com fama de malandro. Engana caçadores, mas cai facilmente em armadilhas como um simples emaranhado de barbantes, que atrai a sua curiosidade e o desvia de sua missão de defensor da mata.

Como pode-se constatar, para China, o Brasil é o curupira.

CLIQUE AQUI para ler mais.

16 comentários:

Anônimo disse...

Muito triste.
Desalentador.
Nossos governantes são uns vendidos!
Depois tem "analista" que põe a culpa no eleitor!
Vão se catar! Quem os partidos - verdadeiras quadrilhas- nos oferecem para votar??.
Todos os candidatos são bandidos e não existe, como nas verdadeiras democracias, CANDIDATURAS AVULSAS, para podermos escapar dos quadrilheiros!
So revolta popular conserta isso aqui!

Anônimo disse...

E a LISTA DE CURUPIRAS brasileiros foi escolhida pelo A DEDO PELO PANDA e em enorme quantidade, mais só em cargos decisivos, para retribuir todos os presentes do PANDA, de preferência com TERRAS BRASILEIRAS E PESCARIAS EM SEUS MARES A VONTADE! "A lista do Panda começa pelos curupiras do STF, Senado, Câmara, Governos Estaduais com calcinhas apertadas e grande apetite financeiro por bens do alheio e DNA comprovado de "MÃO GRANDE", junto com generais com daltonismo, que nunca viram o verde da bandeira, mais gritam "SELVA" só da boca para fora e na verdade praticam e tem compromisso é com "PANDA"!!
O CURUPIRA brasileiro atualmente, no popular, é conhecido por todos como "TRAÍRA"!

Anônimo disse...

Li atentamente e gostei. Queria deixar aqui o seguinte: a melhor coisa que aconteceu na minha vida foi essa pandemia. Tive muito tempo para pensar, afinal me tiraram um ano de vida, que decidi ser uma pessoa tão diferente...empática...solidária, vou viver pensando na humanidade...vou sair tão melhor disso tudo que me comovo com minha própria bondade. Primeiro os outros, se der, por último eu mesmo. Nada como um ano de trapo amarrado na cara para rever certos conceitos. Isso muda tudo, vou sair uma pessoa tão boa, mas tão boa, que é bem capaz do sumo patife me canonizar.

Joel Robinson disse...

Quanta asneira. Pare de comprar da China meu caro. Comece pelo celular que você tem na mão. Peça para as mulheres da tua família de parar de comprar cosméticos pois tudo vem da China. Pare de tomar paracetamol e outros. Vem da China. Cerveja com lulpulo? Vem da China. Hipócrita peça para a RGE desligar tua energia elétrica pois a dona é Chinesa. Veja teu carro quantas peças vem da China. Defesanet? Acredita em tudo que eles dizem?

Anônimo disse...

É a velha tática que os europeus usavam para ingenuamente corromper os nativos da América. Continuamos ingênuos a tal ponto? E o tal presunçoso e arrogante embaixador nos considera claramente estúpidos, deve ser mandado imediatamente de volta para a totalitária e assassina China (os pais da pandemia chinesa), tudo por uma questão de um mínimo de honradez e liberdade.

Anônimo disse...



Quando os idiotas acordarem para o tal do "investimento" do Partido Comunista Chinês que não passa de testas de ferro, é tarde demais. E não é por acaso que eles ficaram desesperados atacando o Presidente Bolsonaro e querendo derrubá-lo.







Anônimo disse...

A china comprando corações e mentes, tratam o mundo como prostitutas. Não pedem nem desculpas por terem matado já 1.800.000 pessoas. A grande maioria das mortes teriam sido evitadas se eles e a OMS tivessem comunicado ao mundo o que havia em Wuhan. Isto não foi por acaso. Agora espalham quinquilharias para agradar. Matam e mandam amoralmente "presentes" às viúvas, um exemplo no endereço abaixo:

https://www.spacedaily.com/reports/Long_March_6_deploys_10_Argentine_satellites_999.html?mc_cid=243b8ceae4&mc_eid=8ec7239bfd

Anônimo disse...

O que a China faz agora, Hitler fez na Europa antes da segunda guerra mundial. A França por exemplo teve seus colaboracionistas com o nazismo, a Argentina agora faz o mesmo com a China. Um regime totalitário está pisando nos nossos jardins, se não fizermos nada, em breve seremos escravos deste predadores vorazes e amorais. Temos dois caminhos, nos comportarmos como prostitutas, ou ter um mínimo de dignidade e lutarmos pela nossa liberdade.

Anônimo disse...

Pois é...aliás, soube ontem, que está faltando contêiner para acomodar a exportação para a China. Bora curupiras, carreguem a comida nas costas até os navios, afinal os pandas não podem passar fome!

Cris disse...

O capitalismo é um selva...
Isto posto , estranho alguém se deter sobre as façanhas de UM dos tubarões, posto que todos o são...
Eles propõem negócios... faz parte do jogo...
Quem ama a sua pátria aceita negociar, mas lê bem os contratos, se cerca de dados realistas e então decide, baseado no que é melhor para todo o país e principalmente para a proposta que vai garantir uma possibilidade de futuro para o mesmo
...
Quem não lê direito contratos ou é despreparado ou andou ganhando espelhinhos e colares como nossos índios e depois só lhe resta arranjar uma desculpa esfarrapada para esconder sua incompetência ou sua ganância pessoal...
Panda ou Capitão América não jogarão NUNCA o jogo do Brasil, só brasileiros patriotas o farão...

Anônimo disse...

Esse pandaMIA...

É GATO COMUNA PETRALHA VENDEDOR DE vaCHINA.

As HIENA PETRALHA PIRAM.

Anônimo disse...

Por isso que sucatearam a indústria nacional??
Pois até 30/35 anos atrás, TUDO era feito AQUI!

Anônimo disse...

Enquanto Isso, aqui, os preços do arroz e óleo de soja atingem a estratosfera!

Anônimo disse...

Fico impressionado com a quantidade de gente que defende a China. Faz-me lembrar da hiena, o bicho que transa só uma vez por ano, come merda e ainda ri! . Sim, tudo vem da China...mas o IPhone tem uma Apple garantindo a qualidade. Já o cabeamento da rua, chinês mesmo, que fornece a Internet, o filme, e a ligação telefônica é de qualidade vagabunda, falha a todo momento. Eu prefiro um cabeamento de qualidade da Apple, já os babacas acham certo pagar o olho da cara pelo cabeamento vagabundo. Eu não disse que são hienas? Padrãozinho de qualidade de vida safado, né não?

Anônimo disse...

Joel Robinson xing ling, nem disfarça mais os seus "INTERÉSSES" com os china!

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba Joel Robinson das 11:01, além de defensor da esgotosfera, também está de joelho para os chineses, tal qual o #Traidória!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/