Opinião do editor - O governo Bolsonaro poderia ter evitado a onda altista dos preços do arroz, mas foi imprudente

Não existe falta de arroz no mercado interno, mas os estoques são muito reduzidos - mais do que deveriam - e a demanda aumentou inesperadamente em função dos benefícios concedidos pelos auxílio e FGTS emergenciais.

O arroz é um prato barato e altamente consumido, mas vem subindo de preço por isto mesmo (estoques baixos e consumo em alta),

O governo, no caso os ministérios da Agricultura e da Economia, mas sobretudo a Conab, poderiam ter evitado a crise altista atual e até o vexame das importações de um cereal do qual temos produção auto-suficiente.

Era só não ter autorizado exportações equivalentes a 487 mil toneladas até o início de agosto.

É o que permitiria manter estoques reguladores em níveis desejáveis.

O resultado é que o Brasil tem que importar às pressas um total de 400 mil toneladas.

O Brasil produz 15 milhões de toneladas de arroz em casca, consome 12,1 milhões de toneladas. 75% de tudo sai do Sul, quase tudo do RS, que com seu cultivo por irrigação, garante safra anual de 8 a 9 milhões de toneladas.

33 comentários:

Anônimo disse...

Fake news. O que manda é o mercado. China teve muita enchente e perdeu muito da produção. O preço internacional é melhor do que o nacional. O mesmo já ocorre com o preço do álcool combustível, produtores preferem vender açúcar no mercado internacional do que vender álcool no mercado nacional.

Anônimo disse...


Lembrando /

Não tem mais lei delegada n. 4 !

🤣

Anônimo disse...

Agora é bom pro gado encher a barriga de capim kkk votem no bozo!

Anônimo disse...

Acho interessante os que se dizem privatistas, liberais na economia, que defendem a economia de mercado e agora reclamam do preço do arroz. Economia de mercado é assim mesmo. O que vale é a oferta/ procura.

Joel Robinson disse...

Não e verdade foi um erro crasso cortar a importação para manter o estoque regulador. Esse foi um erro que nem a turma ptba sera capar de fazer.
O resto é desculpa de um bando de incompetentes e falastronas encabeçada pelo Guedes e seus sabem nada.

Renato disse...

Sinceramente eu não como muito arroz mas no mercado aqui perto de casa se acha arroz a R 3.50 o kilo,mais barato que um latão de cerveja popular,portanto alguem provavelmente pode estar estocando sim o alimento principalmente lá para cima para faturar mais. Agora uma coisa que não uso e vi que subiu realmente de preço foi oleo de soja. Provavelmente vai subi tudo que tem soja como ingrediente alimentar.

ganhatudo disse...

Que gente ruim de matemática.
Produz 15 milhóes de toneladas.
O Consumo de 12,1 milhões de toneladas.
Tem um excedente para exportar de 2,9 milhões de toneladas.
Então a exportação autorizada de 487 mil toneladas até agosto não foi e nem é o problema.
Tem gato na tuba ou esse pessoal precisa melhorar a matemática.

Anônimo disse...

OLHA POLÍBIO, AGORA VOCÊ DEU O ALERTA DA INCOMPETÊNCIA DESSA ÁREA. PORÉM, HÁ INCOMPETÊNCIAS ENORMES E GERAIS NESSE GOVERNO. JÁ QUE TAMBÉM FUI ELEITORA DE BOLSONARO, FAÇO UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E CONCLUO QUE UM MILITARZINHO INDISCIPLINADO NÃO DARIA GRANDE COISA, NEM ARROZ DO PRATO DO BRASILEIRO CONSEGUIRIA REALIZAR. VOTEI ERRADO, TENHO MAIS DE 7, MAS TENHO A HUMILDADE DE RECONHECER QUE COMETEMOS ERROS COM BOAS INTENÇÕES, MAS QUE BOAS INTENÇÕES NÃO MUDAM O MUNDO. NESSE CASO, TRISTEMENTE CONCLUO QUE FOI PARA PIOR. VAMOS VER SE A MINISTRA PARA DE FAZER LOBBY E TRABALHE DE VERDADE PARA O PAÍS.

Anônimo disse...

O editor está dando opinião como se fosse um mero comentarista. Deveria se aprofundar mais no assunto e trazer a baila o que realmente está acontecendo na atual conjuntura. É o dólar, caro editor e todas as consequências que advém de sua alta. Claro que não é o único fator. Que este momento sirva para reflexão sobre a ausência de política agrícola voltada para os produtos da cesta básica. E esta ausência atravessou décadas. Cobrar de Bolsonaro agora é oportunismo, pois a safra já estava projetada quando assumiu o governo em 2019. Mas que sirva de alerta para seu governo também, a partir de agora. Quanto ao arroz, mesmo com áreas propícias ao plantio irrigado, algumas regiões do RS estão introduzindo a soja em seu lugar, justamente por conta desta cultura tão importante na mesa do brasileiro ter sido deixada ao Deus-dará. Outro fator a considerar é que a cultura de arroz de sequeiro que era praticada em uma escala razoável pelos produtores rurais de lavoura mecanizada do Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste e complementava o irrigado, foi completamente abandonada por falta de incentivo, uma vez que, também por falta de política agrícola e dificuldades criadas pelos bancos oficiais que não querem correr riscos voltou-se para a soja, que tem nas trading seu agente financiador.
E o feijão? Seu plantio é praticado por pequenos produtores rurais, uma vez que os grandes produtores não enxergam nele um competitivo com a soja, até porque, se meia dúzia destes grandes produtores que tem no centro-oeste se voltassem para plantar feijão, o mercado brasileiro ficaria saturado com uma única safra. O problema da fome no mundo não é de falta de opção, mas sim de falta de vergonha, pois capacidade de produção não é o problema é sim, volto a dizer, é falta de política agrícola.

Mardição disse...

Nada de culpar o governo. O preço segue o mercado internacional. Ganha a melhor oferta e a melhor oferta está em exportar com o dólar em alta. O brasileiro que aprenda a variar as refeições, com batata, batata doce, milho verde. O feijão pode ser sem arroz e esqueçam a batata frita que faz mal a saúde, assim não há necessidade de comprar óleo de soja.

Isso está acontecendo para que o brasileiro seja mais inteligente, rompa as amarras de uma alimentação errada. O país é o mais rico no mundo em diversidade de alimentos e o povo fica no cabresto do arroz e da batata frita.

Anônimo disse...

“Preço do arroz sobe um dia depois do governo zerar taxa de importação”
Manchete da Folha de São Paulo, 10 de Setembro de 2020. Uma salva de palmas para o agronegocio do Brasil.

Anônimo disse...

A China é o consumidor de arroz do mundo, o 3º maior produtor e perdeu 70% da safra.
Querem culpar alguém, culpem o pessoal que quer vender para eles e que se exploda o mercado interno. Por isso o governo falou que está pensando em zerar o imposto de alimentos importados, daí eles vão reclamar que o governo não apoia o produto nacional.Essa história de "fique em casa, salve vidas e economia vemos depois" o que acham que ia acontecer? E segue o jogo!

Dona Cida disse...

Com o dólar a 5X1 o produtor está preferindo exportar o produto, pra nós sobra o restolho com preço abusivo.

Anônimo disse...

O cara não sabe governar. Não sabe o que é estoque regulador. Qualquer mãe de família sabe. Se usa um quilo de arroz a cada 5 dias, nas compras de mês terá que comprar 6 kg. O governo tem como calcular o estoque regulador necessário para abastecer o mercado (não é todo o produto que o país precisa, mas o suficiente para evitar desabastecimento como agora). O governo sempre fez estoque regulador não só com o arroz, mas também com o milho, feijão, etc., mas Bolsonaro resolveu acabar com estoque regulador e ainda liberou as exportações.

Anônimo disse...

Tiraram o futuro, os sonhos. Tiraram os direitos, o emprego. Depois veio a fome.

Anônimo disse...

Polibio de Deus... o agro quer derrubar Bolsonaro, quer? O arroz subiu de novo hoje, querem mais dinheiro antes que chegue o importado e o preço caia, é isso?

Anônimo disse...

IBGE: a massa salarial dos trabalhadores brasileiros caiu 15% em um ano – O MAIOR TOMBO REGISTRADO PELO INSTITUTO EM TODA SÉRIE DE PESQUISAS

Obs.: era só tirrar o PT que tudo melhoraria !!

Anônimo disse...

O arroz subiu 100% nos últimos 12 meses
O Dieese – em relatório divulgado na sexta-feira dia 4/ago - reforça o descontrole dos preços de alimentos no país com aumento dos alimentos básicos do dia a dia muito acima da inflação. No atacado subiram 15,02% em 12 meses até agosto e, para o mesmo período, no varejo alta de 8,5%.

E o 'BRUTAL' aumento do salário mínimo foi de 2%

Obs.: era só tirar o PT que tudo melhoraria !!

Anônimo disse...

Cada setor empresarial, que fez LOBI, para eleger este TRASTE e da o GOLPE PARLAMENTAR, Há alguns meses, cada um vem cobrando a fatura do PATROCÍNIO DO GOLPE. Hoje é o dos produtores de ARROZ.

Anônimo disse...

Será que vai aparecer ninguém com um colar de arroz no pescoço?
O de tomates já apareceu.

Anônimo disse...

Resumindo: Eles nos empobreceram com o golpe de 2016 e nosso real vale pouco.

Então os produtores preferem vender; Carne, Arroz, Leite em dólar para o mercado externo.

E nós, que viramos um tipo de país comunista: O REAL É UM VOUCHER sem valor que
nos trocávamos por comida. Agora eles preferem vender em dólar. E eles transformaram
nossa renda e nosso salários no nível de países comunistas.

Anônimo disse...

A inércia do governo frente ao ao abastecimento do país e ao aumento do custo de vida não se verifica em outros setores da economia, especialmente o setor financeiro. Recentemente, o ministro Paulo Guedes autorizou a transferência de R$ 325 bilhões para os bancos, em nome da instabilidade do setor. Um recurso que poderia ser melhor utilizado para pagar o Auxílio Emergencial até o final do ano.
(CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA (Cpea), da Esalq/USP)

Anônimo disse...

E os mais pobres?!

Segundo especialistas, a situação está fora de controle Crescimento dos preços de alguns produtos de janeiro a julho com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA:
- feijão fradinho, cresceu 72 vezes acima do IPCA geral
- feijão preto, cresceu 64 vezes acima do IPCA geral
- feijão mulatinho cresceu 43 vezes acima do IPCA geral
- feijão rajado cresceu 36 vezes acima do IPCA geral
- arroz cresceu 41 vezes acima do IPCA geral
- batata cresceu 29 vezes acima do IPCA geral
- farinha de mandioca cresceu 24 vezes acima do IPCA geral

A ABSURDA ELEVAÇÃO DOS PREÇOS AFASTA A MAIORIA DOS PRODUTOS DA MESA DOS MAIS POBRES

Obs.: era só tirrar o PT que tudo melhoraria !!

Anônimo disse...

-:)

Anônimo disse...

Desabasteceu a CONAB e abandonou o pequeno produtor vetando a PL735 - O sonho desse pateta é felar Mickey. Cai fora BolsoNero.

Anônimo disse...

Polibio acordou? Percebeu a canoa furada que é este governo. Parabens.

Anônimo disse...

Brazil é piada mundial.

O SUL É O NOSSO PAÍS!

Anônimo disse...

Sugiro assistir aos videos do Canal Mundo Rural Business...

https://www.youtube.com/watch?v=LQ-wJKwfzh8

Roberto F disse...

Eheh. A petezada em peso comemorando aqui KKK. Como sempre.
Toca o barco.

Marcos disse...

As 150 mil toneladas que eram produzidas anualmente em RR está fazendo falta. Viva à Raposa....

Anônimo disse...

Imprudente em tudo quer dizer?
Imprudente em tudo quer dizer?
Imprudente em tudo quer dizer?
Imprudente em tudo quer dizer?
Imprudente em tudo quer dizer?

Fredoliveira disse...

Infinitamente melhor que votar na esquerda.nada a ver com Bolsonaro. E não se surpreenda se aumentar a popularidade do..melhor presidente que o Brasil já teve.

Fredoliveira disse...

Calma gente. O Brasil está no rumo certo. A economia se reccvuoera melhor que se esperava, muitos empregos foram.lreservados , mais obras estão sendo realizadas para a prosperidadeevfa nação e percalços de mercado são naturais. Tudo dará certo ao final.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/