Governo federal tem 698 estatais ou participações em empresas, inclusive na Venezuela e no Egito

Eis o que o ex-secretário de Desestatização, Salim Mattar, descobriu ao contabilizar o número de estatais federais ou empresas com participações estatais:

- Diferentemente do que propagava, o Brasil não tinha apenas 134 empresas, número este que nos foi informado no período de transição de governo. Iniciamos uma análise mais detida e encontramos 698 empresas entre as de controle direto, suas subsidiárias, coligadas e com simples participações.

  O estado-empresário é gigantesco e não quer ser amputado.

A Caixa tinha participação num banco na Venezuela (já extinto) e o Banco do Brasil, num banco no Egito.

Em síntese: governos anteriores violaram o artigo 173 da Constituição Federal abrindo empresas para competir com a iniciativa privada em setores de seguros, resseguros, cartões de crédito, cobrança, prestação de serviços e por aí vai.

Há forte oposição à desestatização. Exemplo foi a Medida Provisória 902, que acabava com o monopólio da Casa da Moeda para impressão de papel moeda, condição básica para a sua privatização, que acabou não sendo aprovada pelo Congresso. Em outras palavras, o Congresso disse não á privatização. Muitas estatais como Eletrobrás, Hemobrás, Correios e EBC necessitam de aprovação do Congresso num governo que não possui uma base de sustentação em ambas as casas.

16 comentários:

Abraao Jr disse...

Boa tarde Polibio,
por que utilizou a obra Torre de Babel da artista argentina Marta Minujin para ilustrar as estatais do governo sendo q tal obra foi criada em homenagem aos livros? É uma torre em aspiral com mais de 30mil livros e que de acordo com a artista "A ideia é unir todas as raças através do livro". Esta obra é de 2011.

Anônimo disse...

Um sistema socialista ao contrario: o dinheiro sai do 'povão pobre' para as castas (incluindo conjuges, irmãs, filhas, filhos, netos, bisnetos, gato e cachorro) que se perpetuam nos tres poderes parasitados por alguns setores privados bem conhecidos e falantes (a constituição cidadã de 88 solidificou isso e aumentou o arcabouço juridico para autodefesa). O RS é um 'exemplo bem exemplar', independente do governador, eleito pelo funcionalismo, e que pouco pode fazer a não ser pagar a folha, sem contar a industria de ações trabalhistas de ex-funcionarios publicos que está sugando um dinheiro grosso do estado. Como mudar isso é a questão, já que mais de 90% dos que pagam esse privilegiados através dos impostos não sabem, pelo menos, que funciona assim. E....?

G.M disse...

Generalato anti patriota covarde adora uma estatal para colocar amiguinhos milicus.

Anônimo disse...

A quadrilha de assaltantes do PT adora tudo isso. Comunistas f.d.p corruptos. Vivem só em cima destas estatais metendo a mão a vida toda. Quase destruíram a Petrobras. Tem que vender todas elas. Zerar.Deixar a quadrilha de demônios no limbo. Aí quero ver onde eles vão roubar ou fazer falcatruas

Anônimo disse...

O poder público pra se desfazer de um simples terreno precisa de uma enorme papelada.
Imagine-se para se desfazer de um enorme cabide de empregos?
Equiparável a empurrar um elefante atolado.

Anônimo disse...

É muita estatal PARA SER ROUBADA e para servir a parasitas comunistas e petralhas! Na maioria delas, a iniciativa privada atua também com muito mais competência e sem garantia de empregos para carrapatos, nestas empresas privadas quem trabalha bem fica, vagabundo é pé na bunda!

José Corrêa disse...

E aí???

Não vai rolar processo não???

Anônimo disse...

essa imagem é do que?

G.M disse...

Consegui achar para quem quiser saber, é a Torre de babel do livro em Buenos Aires...

É impressionante como o ser humano gosta de venerar símbolos pagãos,neste caso, o símbolo de uma torre construída para confrontar Deus, por sinal, alguém já deu uma olhada no que o parlamento europeu se parece?

Anônimo disse...

Tesouro BR financiou o FSP ?

Anônimo disse...

Ué, a Noruega tão badalada pelo seu Sistema Social e econômico têm participação em inúmeras empresas pelo mundo, o TAL Fundo Soberano, por quê o Brasil não pode ter seu Fundo Soberano?

Anônimo disse...

PODER PODE! QUANDO,QUANTO,QUEM FEZ?
------------------------------------

MAS SERIA O "POBRENILDO" COM IMÓVEIS SUPERLUXO EM DUBAI,E NEM ESGOTO TEM EM CASA

ASSIM COMO ARENAS LUXUOSAS E NEM LATRINA PARTE DO POVÃO TEM

ELEGERAM ANALFABETOS PARA ROUBAR, ISSO É O QUE DÁ.

PODER PODE NÉ ZÉ?

NOS APRESENTEM UM RELATÓRIO DE RESULTADOS DE TAIS INVESTIMENTOS,VAMOS CONFERIR, E ENTÃO PODEREMOS CONCLUIR.

APRESENTEM QUEM FEZ TAIS INVESTIMENTOS, QUANDO,QUANTO, QUEM SABE ATÉ SERÁ BOM NEGÓCIO AUMENTAR?

KKKK, ZÉ VAMOS VER SE OUSAM BOTAR SACANAGEM NA VITRINE!

MAS DESCOBRIREMOS,PODES CRER.

AGUARDE!

FOI UMA BOA PERGUNTA! MUITO BOA!

Anônimo disse...

DEUS PENSANDO:

ORA, DISSERAM A ELES QUE SERIAM "À MINHA IMAGEM E SEMELHANÇA..."

JR disse...

Se nos queremos ter um pais de primeiro mundo, tem que privatizar tudo e o governo fazer oque lhe cabe, fiscalizar.....estatais só serve de cabide de emprego para os companheiro....... nos temos muitos talentos empreendedoristas no BRASIL e de desburocratizar e deixar os caras trabalhar que vamos crescer muito , acorda povo......

Anônimo disse...

Os vassalos da iniciativa privada precisam manifestar mais apoio às desestatizações.
Se os que são parasitados pelas corporações estatais não tiverem coragem de se manifestar contra o parasitismo estatal, políticos eleitos com mandatos de quatro anos e os gestores nomeados por eles não terão força para enfrentar o establishment.
Simples assim.

Unknown disse...

Com tanta coisa pra se preocupar vc se preocupa com uma simples foto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/