Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - Nota de falecimento

Terça passada lembrei o vaticínio de Joseph Pulitzer de que democracias só morrem onde a imprensa tiver morrido antes. Na tarde do dia seguinte, 1º de julho, a democracia brasileira foi oficialmente revogada por decisão “do pleno” do STF e o infausto acontecimento não ganhou mais que pés de matéria por aí…

A opinião pública mal soube que o ministro Marco Aurélio tinha proposto que ao menos os atos do Executivo e do Legislativo sufragados pelos 140 milhões de eleitores não pudessem mais ser anulados por “decisões monocráticas”, ainda que “o pleno” mantivesse esse poder. Tomou de 10 a 1. Eles solenemente “transitaram em julgado” a confirmação da própria onipotência. Valem mais, cada um sozinho, segundo eles mesmos, que o resto do Brasil inteiro somado. Legal ou ilegal não é mais o que disserem os representantes do povo reunidos em congresso mas o que cada um deles quiser que seja na hora que for.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Emmanuel disse...

Acho que o Lara Mesquita está equivocado.
O que foi revogado na segunda-feira foi o mandato da corte, eis que 11 não mudam a vontade de 57.000.000 - contabilizados -; e eles estão dispostos a provarem que isso, sim, é uma verdade.
Não adianta espernearem.... decidiram contra a malsinada constituição ? Não tem problema ... o povo vai consertar o desatino. É questão de tempo, mas vai acontecer.

Anônimo disse...

A Venezuela tem 1 ditador explícito, o Brasil agora tem 11. Deixamos de ser uma democracia e isto colocado no papel. agora podemos começar a fazer ações na justiça, pois a constituição diz que o Brasil é uma democracia. Vamos inundar os tribunais com ações pedindo o restabelecimento do direito no país e a punição dos conspiradores.

Unknown disse...

Vão sair, estão esperneando mas com certeza os déspotas cairão de seu trono, quem viver verá.

Anônimo disse...

Então, somos ou não somos uma MONARQUIA?


Emmanuel:

De que FORMA " o POVO (leia-se plebe) vai consertar o desatino"?

O povo no Brasil não detêm o poder:

O povo não tira estes REIS e RAINHAS, eles saem somente com 75 anos ou por vontade própria como foi o caso do Barbosa.

Anônimo disse...

Novidade zero. A democracia já havia acabado quando o plebiscito do desarmamento foi ignorado e um estatuto do desarmamento imposto à população, para aplauso da imprensa. O que aconteceu agora é apenas mais um episódio da mesma história.

aparecido disse...

Quantos bilhões serão necessários para desfalecer a imprensas ???

ganhatudo disse...

Se isso não é um golpe, então não sabemos mais o que é um golpe. Foi instaurado silenciosamente. Eles devem ter o rabo preso da grande maioria dos senadores e deputados. Só duas soluções: a) Um contra golpe com base no artigo 142(garantia da LEI e da ordem)( A LEI foi violada), retornando a situação anterior ao golpe e impedindo outros judiciais e/ou legislativos, tipo eternização dos Presidentes da casas do legislativo; b) O povo não eleger mais ninguém que tenha o rabo preso para poder se contrapor ao judiciário.
Dizem que não há letra morta na Constituição.
O artigo 142 está lá por algum motivo.
Acho engraçado alguns Ministros do Supremo se revoltarem quando alguém pede o artigo 142.
Eles não deveriam ser os primeiros a defender a Constituição?
E não é mediante a interpretação interesseira.

Anônimo disse...

Ainda tem a petulância de atacar o presidente, chamando-o nazista e antidemocrático.

Anônimo disse...

Nós temos um supremo comprometido com o atraso e com partidos políticos e um congresso totalmente acovardado e de rabo preso em corrupção e outras coisitas mais.

BENHUR ANTONIO BACEGA disse...

Monumental, corajoso e preciso, o texto. Os futuros prescrutadores da História Brasileira, especialmente sobre este período vivenciado, certamente trilharão os caminhos comentados aqui e, tristemente, terão muito trabalho para relacionar e relatar cada um dos absurdos cometidos por quem nos governa hoje. A ideologização dos temas, o radicalismo que propõe a morte abertamente, a mentira consolidada como verdade, a ditadura imposta a 210 milhões de pessoas por uma única que, obrigatoriamente, denominamos "juiz", ou por um grupo que, juntos em 11, manejam como querem uma Lei escrita e clara, mas interpretada como querem para si e aos seus. A inépcia mental, assim como a inépcia gerencial, dos governantes autorizados pelo GRUPO DOS 11 (não os GRUPOS DOS 11 do Brizola, em 1964) a tangerem a boiada como lhes aprouver, a supressão da autoridade presidencial, enfim, tudo o que de errado ocorre, deixarão de cabelo em pé os leitores das gerações futuras.

Anônimo disse...

OS CAPAS PRETAS?

ELES PASSARÃO...

ENTÃO OS TRAREMOS PARA AJUSTAR AS CONTAS,QUESTÃO DE TEMPO,

MORAES NEM PERUCA TE ESCONDERA,BEIÇOLA IRA FAZER BEICINHO NA CADEIA, TOFFOLI VAIS PAGAR PELOS CRIMES DE ROUBO

O JOGO NÃO TERMINOU, AGUARDEM, CRÁPULAS SUA HORA CHEGARÁ!

Ariel disse...

Já vivi o suficiente para acreditar "não a bem que sempre dure e nem mal que nuca acabe!".; aguardemos!

elias disse...

Bem lembrado .

Anônimo disse...

Millor Fernandes : É.

Anônimo disse...

Nenhuma palavrinha dos Antas, o blog da militância esquerdista! Depois da mais uma tentativa de golpe, agora sossegou, notinhas sobre o Covis e algumas fofocas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/