Artigo, Renato Sant'Ana - Será que o Amapá vai reagir ?

David Alcolumbre, presidente do Senado.

A maioria dos brasileiros não sabe onde fica o Amapá. Entre os mais jovens, então, Brasil afora, muito poucos sequer sabem que ele existe. E as causas de tal desconhecimento são várias. Mas, entre estas, há uma que, como veremos, pode ser superada pelo povo amapaense.
         
Desmembrado do Pará, o Amapá virou território em 1943. E adquiriu autonomia como Estado em 1988: faz 32 anos. Autonomia?
       
 Com status de território federal, ele era mantido pela União com o dinheiro dos impostos que, do Oiapoque ao Chuí, todo mundo paga. Virando Estado, deveria viver dos próprios recursos. Porém, segundo a historiadora Maura Leal da Silva, o Amapá segue sendo sustentado com o suado dinheirinho de todos os brasileiros. E por que não decola?
         
Em parte, explica-se pela qualidade de seus representantes em Brasília, para os quais a política é um negócio, incapazes que são de planejar o futuro do Estado. Nesses 32 anos, por exemplo, o Amapá deu três mandatos de senador a José Sarney, que nem amapaense é e nunca morou lá. E que, ao se aposentar, deu lugar a Davi Alcolumbre, que é réu em vários processos - coisa que, tudo indica, os amapaenses não sabem.
       
Só no STF (Supremo Tribunal Federal), Alcolumbre é investigado em dois inquéritos por crimes eleitorais, contra a fé pública e uso de documento falso. Um deles (n. 4677) traz detalhes da denúncia oferecida pelo Ministério Público...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Só na política mesmo que político do Amapá e Alagoas conseguem ser presidente de algo, no caso do senado.

Estados pequenos mas os políticos dessas regiões conseguem muito poder acima do normal.

Anônimo disse...

Evidente que, por causa dos processos, se cagando de medo, esta é que é a verdade, ele não abre os impeachments contra os desmandos do Alexandre de Moraes, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Lewandowski, ou seja, o homem fede !

Anônimo disse...

Mais falou de GANDAIA, de FUZARCA, de como ganhar BOLSA FAMILIA ilegalmente, "numa boa", como receber uma "ajudazinha financeira de tal candidato", TODOS os amapaenses ficam de orelhas em pé!!! Para eleger como senadores rastaqueras como um SENADOR DPVAT Randolf e um Alcolumbre nhonho só no Amapá mesmo, e, pior, deve ter muita gente por lá querendo se candidatar a cargo público copiando, imitando estes "heróis", que são verdadeiras tranqueiras para o Brasil!

Anônimo disse...

Não fala mal do Alcolumbre que ele está sentado em cima dos pedidos de cassação do Flavio Bolsonaro.

Anônimo disse...

Governo busca apoio para blindar Flávio Bolsonaro no Senado:

Ao mesmo tempo, líderes de partidos pressionam o Conselho de Ética do Senado para abrir processo de cassação contra Flávio

27/06/2020 - Correio do Povo

Sem base de sustentação no Senado, o governo intensificou as negociações para distribuir cargos no momento em que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é alvo de investigações e a oposição recolhe assinaturas para outra CPI no Congresso, informa o jornal O Estado de S, Paulo. Ao mesmo tempo, desde a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz, no último dia 18, líderes de partidos pressionam o Conselho de Ética do Senado para abrir processo de cassação contra Flávio, filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro.

Embora o senador tenha conseguido uma vitória no inquérito que investiga o esquema de "rachadinha" em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio, a avaliação no Palácio do Planalto é a de que o governo precisa de uma blindagem no Senado. Depois das tratativas sobre cargos para indicados pelo Centrão na Câmara, com o objetivo de barrar qualquer processo de impeachment contra Bolsonaro, o Planalto tem agora um foco maior sobre outra Casa, de Salão Azul.


As conversas também envolvem um possível apoio do governo à reeleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A disputa no Congresso está marcada para fevereiro de 2021 e a Constituição proíbe que presidentes da Câmara e do Senado sejam reconduzidos ao posto na mesma legislatura. Alcolumbre tem, no entanto, um parecer indicando que, como o mandato de senador dura oito anos - o dobro do de deputado -, existe saída jurídica para permitir a reeleição. Maia, por sua vez, nega que seja candidato.

Até agora, Alcolumbre conseguiu manter com seu partido, o DEM, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A indicação foi feita pela Câmara, mas apadrinhada pelo presidente do Senado. Na outra ponta, o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ficou com o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas. O FNDE tem uns dos orçamentos mais cobiçados pelos partidos: R$ 54 bilhões por ano. (...)

Anônimo disse...


Alcolumbre elogia Flávio Bolsonaro e descarta processo no ...oglobo.globo.com › Brasil
20 de dez. de 2019 - Segundo Alcolumbre, Flávio Bolsonaro tenta fazer o meio de campo entre senadores e governo Foto: Jorge William / Agência O Globo ..

Anônimo disse...

Tem que passar a régua e começar de novo............

Anônimo disse...


Pedido de cassação de Flávio Bolsonaro está parado há ...www.folhadelondrina.com.br › Folha Política
20 de jun. de 2020 - Ele rechaçou indiretas que vem recebendo dos partidos de oposição de que, por ser próximo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM- ...

Anônimo disse...


Mesmo vetada, reeleição de Maia e Alcolumbre é ...www.correiobraziliense.com.br › interna_politica,830143
24 de fev. de 2020 - Queiroz esteve na gravação do jingle de Flávio Bolsonaro na campanha ... No Senado, porém, Alcolumbre, mais afeito ao governo Bolsonaro ... Ele destaca, porém, que tentar mudar o regimento não garantirá a reeleição de Alcolumbre. ... presidente, Eduardo Cunha (MDB-RJ) foi cassado pelos colegas.

Anônimo disse...


Após prisão de Queiroz: Congresso blinda Flávio Bolsonarowww.cnnbrasil.com.br › politica › 2020/06/19 › congr...
19 de jun. de 2020 - A principal razão para a 'blindagem' é que Flávio não pode ser punido ... Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, ... para cassar o mandato do senador Flávio Bolsonaro Republicanos - RJ).

Fredoliveira disse...

Vamos instigar esse nosso sendo omisso para responder a algo grave de nossa historia: o STF está ou não infringindo nossa constituição? Naobtem nada a ver com ideologias e sim com substituição adequada a tratar desse tipo de violação se manifestar. Dizer a população brasileira se acha ou não que isto ocorre ou entrar com ação para alertar o STF sobrenp fato. Não pode ficar nessa omissão de alcilumbre. Isso é importante para o país

Mardição disse...

O Brasil é um país livre para os RATOS. Basta ver o STF.

oneide disse...

O problema começa com o pacote de abril que possibilitou o regime militar ter 3 senadores e a representatividade do nordeste ser fortalecida.
O Amapa tem apenas 500 mil pessoas e tem 8 deputados e 3 senadores. E não se sustenta sem recursos da união.

Anônimo disse...

Pois é, e o Senado brasileiro é comandado pelo "Batoré Calheiros" que vem justamente de lá !

Anônimo disse...

Não é de lá que vem aquela hiena anã da Rede de Esgôto com voz de maritaca com esgotamento nervoso, Randolfe rodrigues ??

Anônimo disse...

Alcolumbre, não, e sim, AL-KU-LAMBE

Anônimo disse...

Seria mais econômico contar quantos deputados e senadores não estão sendo processados.
Penso que seria a minoria.
Contudo,como é sabido,não acontecerá nada aos que estão sendo processados,o que fará enrubescer os que não estão.
Se sentirão idiotas de não terem também praticado atos ilícitos ,roubar dinheiro público e enriquecer sem esforço.
Idiotas marcados em suas paletas,somos nós aposentados do INSS que pagamos imposto de renda pra abastecer essa gente toda e seus "Quarenta Ladrões"

aparecido disse...

A Covardia é de todos os Senadores.. Jamais na história do pais o Senado teve tantos covardes...covardes...A SARA WINTER sozinha e mais corajosa que todos estes mer..das de senadores juntos...lixos humanos...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/