Recomendações para a reabertura do comércio lojista do RS

O comércio lojista do RS tem procurado o governo estadual para que ele autorize reabertura das lojas gaúchas e faça isto de modo gradual, mas não apenas nos municípios localizados fora das regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias, como decidiu ontem o governador Eduardo Leite.

O governo estadual recebeu um elenco detalhado sobre o funcionamento seguro e com o mínimo de riscos para trabalhadores e para consumidores lojistas.

A recomendação é para que também seja adotada a flexibilização de horários para o retorno das atividades econômicas, de maneira que os empresários do comércio trabalhem em horário estendido das 9h às 20h, considerando os seguintes pontos fundamentais para manter a segurança sanitária necessária.

Leia o detalhamento de todas as situações (o texto é detalhadíssimo):

Os estabelecimentos de comércio de rua em geral, deverão cumprir as seguintes obrigações:
I. lojas deverão disponibilizar e informar um número de telefone aos clientes, para orientações de segurança, para combinar atendimentos a grupos de risco ou entrega de produtos com hora marcada; II. número de clientes dentro do estabelecimento não pode ultrapassar a 50% de sua capacidade, com controle de um funcionário na porta de acesso e orientação para distanciamento seguro na fila externa à loja; III. lojas deverão sinalizar com cartazes, na frente e dentro do estabelecimento, com orientações para evitar a contaminação e transmissão da Covid-19: manter o distanciamento de pelo menos 2 metros entre pessoas, evitar fazer compras acompanhado (uma pessoa por residência/família), evitar conversas demoradas e desnecessárias durante a compra, evitar encostar nos produtos caso não seja a intenção de levá-lo; IV. não permitir a prova de produtos de confecção em geral, acessórios, bijuterias, calçados entre outros;

CLIQUE AQUI para examinar as outras recomendações.

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso nos supermercados, nas filas do coronavoucher...

Anônimo disse...

É IMPOSSÍVEL fazer o povão seguir essas recomendações. O coitado do funcionário que está orientando e organizando pode até acabar agredido.
.
Estou comentando com conhecimento de causa.

Anônimo disse...

De nada adiantará abrir o comércio, sem a clientela, Editor!!!! O que anda na rua sem cuidado e proteção é o lumpesinato, a choldra, a massa ignara, que só tem 600 pilas no bolso! Esse gado vai direto pra cova, juntamente com os "colaboradores" da lojinha! A Classe média e alta não pisarao na rua até que surja uma vacina eficaz contra o Coronavírus.

Anônimo disse...

Pegou muito mal o Dudu fazer o laudo técnico comm uma agropecuária de Pelotas.Tão logo Pelotas. E os prefeitos da serra estão pê da vida com esta decisão equivocada. Azedou o leite

Anônimo disse...

No r7 tem a lista das cidades campeãs de isolamento em SP.
Proponho dar aos seus cidadãos títulos de COVARDES EMÉRITOS (ou melhor iméritos ...sem méritos) pensando melhor: "Meretriz"simos COVARDES! Não.. ..para que ofender as profissionais do sexo! .só covardes está bom.!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/