Brasília faz, hoje, 60 anos. Conheça a história de Brasília e do seu construtor, JK

Do começo ao fim, a construção de Brasília saiu graças à determinação deste homem, JK, que iniciou as obras e entregou-as no dia 21 de abril de 1960.

Brasília, a capital do Brasil, comemora 60 anos neste 21 de abril. Localizada no Distrito Federal, a cidade passará seu aniversário em isolamento.

Apesar da inauguração em 21 de abril de 1960, a história de Brasília começou oficialmente em 19 de setembro de 1956, quando o então presidente Juscelino Kubitschek assinou o documento de sanção da Lei 2.874/1956, que determinou a mudança de local e a construção da nova capital federal –antes localizada no Rio de Janeiro (1763-1960).

As festas de aniversário foram adiadas.

CLIQUE AQUI para ler a história de Brasília.

19 comentários:

Anônimo disse...

Os 'Palácios de Niemeyer' hoje lembram 'Château de Versailles', incluindo o descaso com quem mantém e sustenta os caprichos e luxos de tão nobre casta.

Anônimo disse...

O tamanho do chapéu deste cara serviu depois em outros presidentes do Brasil após Figueiredo?

Murilo disse...

A maior asneira do século !
Se criou o ambiente perfeito para os conchavos e a roubalheira generalizada.

Anônimo disse...

Pegou dinheiro do então INPS pra construir... E não devolveu... Resultado... Já sabem

Anônimo disse...

Agora sabemos mais da história dos MALDITOS que colocaram a capital do Brasil bem longe e inacessível aos protestos do povo brasileiro. Já sonhavam em implantar comunismo.

Anônimo disse...


Com este presidente irresponsável iniciou o ciclo de crises econômicas no Brasil.
Arrombou os cofre para construir Brasília que deu início ao ciclo inflacionário no país, eleição de maluco do Jânio Quadros que renunciou.
Em crise econômica, política e somado a guerra fria, os militares incitados pelos americanos e pela classe média assumiram o poder que descambou numa ditadura que até hoje assombra políticos radicais da esquerda e da direita em busca de uma revanche, alimentando um debate inútil e estéril passados quase 60 anos.

Seis décadas perdidas por estupidez das elites políticas e omissão da população .

Joel Robinson disse...

ESSE FOI O CULPADO DO BRASIL FICAR DEVENDO ATÉ HOJE O CUSTO DE BRASILIA...
O ANTRO DA ROUBALHEIRA E DA CORRUPÇÃO DESLAVADA.

Zé Luiz disse...

Obra De um lunático que fez uma cidade no meio do nada para nada uma terra árida e equidistante de tudo. Pior Presidente que esta nação poderia ter, um maluco que afundou o país em dividas impagáveis pra uma casta pequena de gente se dar muito bem. Motivo não de celebração mas de completo pesar por esta data e este feito.

José Corrêa disse...

Esse pillantra do JK continua sendo incensado!!!

Elle é o responsável pelo estouro da inflação no final da década de 1950!!!

Brasília é o monumento ao desperdício e à irresponsabilidade!!!

Anônimo disse...

Estaríamos todos mais ricos se essa cidade nunca tivesse existido.

Anônimo disse...

Brasília, o ralo federal. O maior erro possível. Só um meteoro pra corrigir.

Anônimo disse...

Exatamente. Há documentários sobre isso. Brasília é o sonho de todo ditador. Niemayer era comunista desde sempre. JK, um babaca megalomaníaco.

Mauro Moreira disse...

Anônimo de 21 de abril de 2020 09:36 disse o que eu sempre afirmei e milhões de brasileiros também pensam. Esse sujeito foi um grande irresponsável.Um megalômano. Dizem que uma das maneiras de muitos milionários de hoje do Brasil e de Brasília era: um caminhão com pedra, areia, cimento, ou quaisquer outras mercadorias entravam no canteiro de obras e saiam pelos fundos, trocavam as notas e voltavam com a mesma carga. Ou seja, a mesma carga era faturada várias vezes. Isso, segundo disseram no passado, também foi feito, da mesma maneira, na construção da Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, no governo do "pai dos pobrinhos" Getúlio "Ditador" Vargas. Isso é o nosso Brasil. Alguém pode me dizer quanto custou Brasília? Em grana. Em prejuízo político, com a transferência do poder decisório e da fiscalização do povo, com os políticos próximos de nós, a massa populacional do país, creio que jamais poderemos calcular, caro amigo Anônimo de 21 de abril de 2020 09:36. Aquele megalômano, o FHC dos anos 50/60, um pavão, um pavão palrador como o boca de ovo FHC, acabou com uma das mais belas e cosmopolita cidade do mundo, o Rio de Janeiro. Tirou tudo o que ela tinha e que a fazia funcionar e não deu nada em troca. Deu miséria, a deixou órfã para se transformar na mais insegura cidade do Brasil e uma das mais inseguras do mundo. E, assim como Getúlio, que enganava os incautos, como enganou meu pai, que foi seu eleitor e admirador, pois era um homem humilde, que guardava a figura daquele traste em um "Getulinho de chumbo" que se perdeu, Juscelino ainda é hoje admirado por incautos, que acreditam na história escrita por historiadores canhotos. Assim é o Brasil, políticos medíocres, bom de palanque e cercados de marqueteiros para enganar o povão ingênuo, comprado com migalhas e com "grandes realizações", como Brasilia, Copa do Mundo, Olimpíada, Bolsa Miséria, promovidos pela mídia comprada e artistas e privilegiados do setor público e políticos corruptos, pendurados nas tetas do erário. E assim caminhamos, entre FHC's, Lula's, Dória's, Ciro's, Maia's, Alcolumbre's, Renan's que viram pela frente. Já notaram que o Brasil parece uma Capitania Hereditária,sempre nas mãos de políticos herdeiros? Mais, Renans, Gomes, Atripinos, Barbalhos, Amins, Alcolumbres (o irmão é político no estaqdo de origem), Covas, Arraes, Campos, Garotinhos, Srneyss e pasmem, até mesmo Bolsonaros. A coisa não vai só de pai para filho,não! Passa pela sogra e sogro, sobrinho, primo, irmão, enteado, cunhado, genro.. Esses vampiros não largam o sangue, e quando não dá, avançam como cães sarnentos, sobre os ossos. Até quando Brasil... até quando?

Anônimo disse...

Jk um merda um safado descartado, brasilia uma lata de lixo.

Anônimo disse...

" tudo culpa dos americanos "... " tudo culpa do presidente", "o pico se aproxima " bla, bla, bla...

Elton disse...

JK criou uma ilha da fantasia, onde os governantes ficam distantes do povo e vivendo em uma realidade paralela.
Imaginemos como seria se nos dias atuais, os nossos congressistas ainda precisassem deslocar-se pelas ruas do RJ para se dirigirem ao parlamento. Será que a roubalheira seria a mesma?
Então, grande parte dos problemas de corrupção existentes no país devem-se à esse sujeito, ainda endeusado pela mídia. Foram 50 anos de roubalheira em 5.

Anônimo disse...

A esquerda só quer confusão e revolução, a direita só quer poder trabalhar, que diferença!

aparecido disse...

Além de acabar com o Brasil Brasilia também acabou com o estado do Rio de janeiro.. tornando-o o que é hoje...vamos precisar de seculos para porem as coisas no lugar..O Brasil só terá estabilidade politica quando se fizerem as infraestrutura de navegação dos rios araguaia e tocantins e ferrovias que cruzem a nação de leste a oeste e norte a sul... e no centro oeste viverem 60 milhões de pessoas.. pessoas estas que fazerão pressão aos politicos que hoje governam o Brasil sem povo em Brasilia... e assim fazem o que querem...O Juscelino fez 50 anos de inflação em cinco anos de governo... e colocou varias gerações de brasileiros na frigideira...Brasilia foi o pior erro da histporia do pais...Tiraram a capital da beira do mar por medo dos canhões dos navios que nem existem mais hoje...os misseis alcançam qualquer parte do planeta de modo que a localização de uma capital pouco importa na tecnologia de hoje...

Anônimo disse...

Para distraídos e bocos, Caprichou este potoqueiro figurante, tudo para enfiar Bolsonaro na narrativa, aproveitou o embalo e mandou ver, vai que cola.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/