A entrevista a seguir esclarece totalmente a questão do petróleo. É uma análise fria, com dados e informações recentes a respeito do que pode acontecer em função dos incidentes entre EUA e Irã. Décio Oddone, presidente da Agência Nacional do Petróleo, demonstra que os EUA não dependem mais de petróleo estrangeiro e que o Brasil tem produção suficiente para não temer um novo choque do petróleo.
Leia a entrevista completa, realizada e publicada ontem pelo jornal Valor:
Valor: Qual o efeito do ataque dos EUA?
Décio Oddone: Durante décadas, as crises do petróleo criaram na economia, que geraram efeitos nefastos mundo afora. No Brasil, o reflexo mais importante disso foi a década perdida nos anos 1980 em função das duas crises do petróleo, em 1973 e 1979. Como isso é muito recente e está muito arraigado no pensamento das pessoas, não se percebe as mudanças estruturais que houve no mercado de petróleo nos últimos tempos. A partir da revolução do “shale” [petróleo não convencional nos EUA, que ganhou força no fim da década passada, o quadro mudou completamente.
CLIQUE AQUI para ler tudo. A entrevista é bastante longa, mas vale a pena ler.
3 comentários:
O senhor vai ganhar o prêmio de Pinóquio do ano.
Anônimo das 09,33. O home tá falando a verdade. Os americanos produzem toda a energia que precisam e o Brasil produz mais de 3 MILHÕES de barris por dia, diferente das duas crises de petróleo de 1973 e 1979 qdo produzia em torno de 50 mil barris por dia.
Quando um político diz não, é um sim.
Postar um comentário