Canela, RS, muda Plano Diretor e aprova instalação da Havan


O arquiteto e urbanista Humberto Hickel, que liderou o abaixo-assinado contra a Havan, é filiado ao PT de Porto Alegre, segundo o site filiaweb. O PT anda furioso com a Havan.

Ao lado, prédio tipo caixote e prédio do Museu do Trem, com a locomotiva despencando da sacada de Julieta, símbolos da "identidade e uniformidade arquitetônica" , colocados bem na entrada da cidade, para quem vem de Gramado.

A rede de lojas Havan conseguiu liberação para a instalação de uma estátua em uma área turística, localizada em Canela, Rio Grande do Sul. Apesar de um abaixo-assinado contra a liberação, a Câmara de Vereadores de Canela aprovou no último dia 20 uma lei especial que abre exceções no plano diretor do município, permitindo a construção da loja e da estátua.

O abaixo-assinado alega falsamente que a estátua é uma "violência simbólica".  Autor da petição, o arquiteto e urbanista Humberto Hickel, explica que a imagem é "objeto estranho à história da cidade" e que a loja irá competir com o comércio local. "A gente fez um abaixo-assinado, em especial, pela simbologia que ela traz: é uma réplica de 31 metros na entrada da cidade. Os turistas vão ser recebidos pela estátua da liberdade? É uma agressão", diz o arquiteto.

Canela não tem identidade e uniformidade arquitetônica urbana de espécie alguma.

14 comentários:

Anônimo disse...

Que venha a HAVAN, que dará muitos empregos à população local. E o comercio local que se harmonize em relação à preços. Quando a gente vai a Gramado ou canela, paga-se preços escorchantes.

Anônimo disse...

Esse arquiteto está certo pelas razões erradas. Essa estátua da liberdade ê sim uma cafonice e não tem nada que estar lá, não são só os petistas que são contra.

Por que esse Havan não faz uma loja com outro estilo, sem a estátua? Adapte, mude um pouco a temática. Pronto.

Anônimo disse...

Que pena que ele é filiado ao pt. Mas, Políbio, se eu quero frio, "clima europeu", chocolate bom, e traquilidade, vou a Gramado/Canela/Nova Petrópolis. Se quero comprar e ver a estátua da liberdade, vou a Nova York. Cada coisa no seu lugar. Por ora, palmas para Gramado.

Anônimo disse...

Uma maria fumaça tem muito mais a ver com Canela do que essa joça de estátua. Não é verdade que a cidade "não tem identidade e uniformidade arquitetônica urbana de espécie alguma". Coloque um trenzinho com uma estátua pequena dentro da cabina do maquinista na frente da loja e pronto. Os petistas são contra a estátua porque representa o capitalismo dos EUA, as pessoas de bom senso e de bom gosto desaprovam por outras razões.

Esse velho vem pro Rio Grande do Sul atrás dos próprios interesses, chama os gaúchos de "comunista" (como todo bom brazilero recalcado) e ainda enche o saco com essa besteira de estátua. Simplesmente aceite alguma sugestão de adaptação, instale a loja e cale a boca, Luciano Hang.

Anônimo disse...

Não foi em SP que botaram fogo numa estátua dele?

Vai lá e diz que "São Paulo é o estado mais comunista do brazil", velho. É terrorismo ideológico!

Falar em "violência simbólica" como esse urbanista é bem coisa de petista mesmo... não é "violência", mas que é uma breguice idiota, é!

Anônimo disse...


Se fosse uma sede do sindicato dos abobrinhas vagabundos a estátua do abobrão poderia vir né !!


Viva o Bolsonaro

Anônimo disse...

Será que não foi algum patriota conservador que não tolera que outra nação seja vangloriada em terras tupiniquins que tacou fogo na estátua em SP?

"Brazio acima de túdio!!"

Anônimo disse...

E o brejo, o mato e os indios ausentes não prejudicam TAMBÉM a história da cidade de Gramado? Carroças, éguas, cavalos hoje fora do entro da cidade TAMBÉM prejudicam a história da cidade! A cidade teve desde seu inicio PESSOAS SEGUIDORAS, ADMIRADORAS DE LADRÕES como Lula, ou seja, aplaudir LADRÕES faz parte da história da cidade??

José Corrêa disse...

Mais um PTba sendo contrariado!!!

Anônimo disse...

esse urbanista rima com comunista.

Anônimo disse...

Engraçado que todos que dão opinião assinam como anônimos hahaha. Deixa o cara trabalhar, gerar emprego e renda. A estátua é tão agressiva qto a Maria fumaça. Deixem de ser bairristas e vai achar o que fazer ao invés de proteger meia dúzia de empresários da região. Não gostam? Se mudem pro nordeste. Ah, e eu tbm vou assinar como anônimo. Bando de invejosos.

Anônimo disse...

Deixa o cara trabalhar, gerar emprego e renda. A estátua é tão agressiva qto a Maria fumaça. Deixem de ser bairristas e vai achar o que fazer ao invés de proteger meia dúzia de empresários da região. Não gostam? Se mudem pro nordeste.

Canela não é nem um dos lugares mais necessitados de emprego e renda (muito menos de uma loja de "produtos chineses" - preços caros e produtos de massa)... essa estátua só vai poluir Canela visualmente, e Canela / Gramado têm no visual talvez seu aspecto mais importante. Pode levar pro nordeste se quiser, e tu também pode ir pro nordeste se quiser.

Unknown disse...

Você deve ser da turma do José dirceu

Unknown disse...

Blá blá, kkkkll

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/