Trensurb: metroviários renovam acordo de escalas por dez dias. Situação segue indefinida


Pelo prazo de dez dias, houve entendimento nos acordos sobre horários de trabalho e folgas.

Na reunião desta sexta-feira, entre representantes sindicais e a diretoria da Trensurb, a empresa pautou uma renovação do acordo por mais doze meses. Na próxima semana essa proposta deverá passar por assembleia. O movimento acontece simultâneo com outras capitais. Na cidade de São Paulo, início da semana houve a mesma discussão.


Privatização dos trens urbanos – Apesar da tentativa dos metroviários em barrar judicialmente a privatização da Trensurb e outras empresas públicas do gênero, nesta semana pregões foram abertos para receber as primeiras propostas. A estimativa do BNDES é de que a análise técnica e documental seja realizada em até 30 dias. Mês passado, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República publicou resolução sobre a venda da Trensurb, com estimativa de lançar o edital no primeiro semestre de 2021 e o leilão no segundo semestre do mesmo ano.

A Trensurb opera uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 25 trens (com outros 15 sendo integrados), atendendo a seis cidades: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A tarifa, que até 2017 era de R$ 1,70, chegou a R$ 4,20 em março deste ano.


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa renovação de escala por 10 dias é uma estratégia interessante da Direção. Estratégia de ficar bem com os empregados e se perpetuarem no poder.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/