Desindustrialização ocorre na maioria dos Países e não apenas no Brasil, diz CNI


Indústrias tradicionais fecham em todo o mundo.

O processo de desindustrialização e a perda de importância do setor em relação ao PIB tem sido apontada como umas das transformações econômicas do Brasil na última década.

Mas um estudo da Confederação Nacional da Indústria aponta vestígios de uma trajetória semelhante em outros países:

- Entre 2008 e 2018, a participação da indústria no PIB brasileiro caiu de 27,3% para 21,6%. No mesmo período, também houve o mesmo movimento na Argentina, na China, nos Estados Unidos, na Índia e no México.

Dos países selecionados pela CNI na comparação, apenas a Coreia do Sul e a Rússia não registraram essa trajetória.

11 comentários:

Mordaz disse...

Fala sério. Comparar com a Argentina. Afasta de mim este cálice!

Unknown disse...

A diferença é que muitos destes países enriqueceram antes do processo de desindustrialização.
Por aqui não houve enriquecimento , a população envelheceu e o jovem está submetido as drogas.

Anônimo disse...

A desindustrialização não significa perda econômica. Um exemplo disso são os telefones que antigamente eram um processo totalmente industrial (caixa, valvulas, fios). Os smartphones modernos, 90% do seu valor provém dos softwares (setor de serviços), o restante é processo industrial (plásticos e vidro, em quantidades mínimas). O mesmo acontece com outros eletrônicos e automóveis. Os serviços de software e placas eletrônicas substituíram processos industriais. Um rádio/TV antigos possuíam válvulas,fiação e gabinetes enormes. A eletrônica minimizou esse processo. Nos anos 80 minha aparelhagem de som Sharp ocupava o porta-malas inteiro de um Fiat Prêmio, hoje um aparelho melhor cabe no meu bolso. Em resumo, parte do PIB migrou para o setor de serviços, com maior valor agregado, gerando mais riqueza e equipamentos menores, melhores, mais potentes

Anônimo disse...

Para a PLEBE:

VÃO TRABAIA na roça!

Ou plantar no asfalto.


Anônimo disse...

Ué mas o patinho amarelo da FIESP, o Olavo, o Polibio, o Careca da Havan, o Heinze, o Bibo Nunes, a Família Bolsonaro, a Joice, o Frota, a Sargento Flávia (cadê ela, morreu?), o Puggina, o Gilberto Simões Pires, o General Heleno, o Moro, o Capitão Caverna, etc não disseram que era culpa do Petê?????

Chico Valente disse...

China China China China
Napoleão Bonaparte preconizou: "quem acordar a China terá muito para se arrepender".
Os EEUU acordaram e alimentaram a China.
Hoje já tem com que se arrepender.
No final da década do 1970 o governo barasileiro, Figueiredo, tinha um "Programa de Zonas de Processamento de Exportações". Muito semelhante e prévio ao adotado pela China. A esquerda no Brasil fez gorar e matou tal Projeto.
A propaganda enganosa dos mercenários das trevas fez por fazer crescer a China e acabar com a economia industrial dos paises mencionados.
Hoje somos dependentes até para grampos de cabelo e veneno para suicídio.

Anônimo disse...

Tendência natural.
O futuro é o setor de serviços.

Anônimo disse...


BRAZIL...ZIL...ZIL

O processo de desindustrialização e a perda de importância do setor em relação ao PIB tem sido apontada como umas das transformações econômicas do Brasil na última década.

BRAZIL...EM DESENVOLVIMENTO....AQUI A SITUAÇÃO É PIOR....POIS SOMOS UM POVO ONDE 75% DA POPULAÇÃO É ANALFABETA (funcional) E TEMOS MUITA A CONSTRUIR, INFRAESTRUTURA, ESGOTO, REDE DE ÁGUA, PORTOS, ESCOLAS, PRESÍDIOS...TUDO A SER FEITO OU REFEITO....

COMO, DE QUE MANEIRA!!! NOSSA CARGA TRIBUTÁRIA É DE 37% DO PIB E A MAQUINA PUBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL CONSOMEM 16% DESSE PIB....UM ESCÂNDALO....

EX:
-A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA....CONSUMIU R$ 1.186 BILHÕES EM 2018 , MAS DESSA FORTUNA 84% FOI SÓ PARA PAGAR SALÁRIOS...ENTENDEU!!!! SALÁRIOS...
-JÁ O MUNICIPIO DE SANTA MARIA CONSUMIU R$ 700 MILHÕES PARA MANTER A CIDADE DE 280 MIL HABITANTES EM 2018...

ENTENDEU...TEM QUE DESENHAR....NÃO....ENTÃO TÁ BOM....



Anônimo disse...

Sempre tem algum idiota que fala que o Brasil tem uma "legislação de primeiro mundo" como se fosse motivo de orgulho. A China nunca se preocupou com legislação de primeiro mundo mas hoje está disputando mercado e tecnologia nada menos que com os Estados Unidos. Quando o país é pobre e sua população está passando fome a "legislação de primeiro mundo" só perpetua sua miséria como é o caso brasileiro.

Kide Perna de Anão disse...

Ahh...vai te catar, cu sujo 12:04.

adilson disse...

Essas pesquisas no br sempre mais escondem do que mostram.China?As industrias do mundo todo correram prá lá por mão de obra baratissima,inexistencia de sindicatos,leis trabalhistas.E o ocidente perdeu sua base principal de tributação e arrecadação.Serviços e comercio,não seguram.Comercializar e vender só produto chines?Vender prá quem,comercializar com quem,se quem estava na industria foi tirado da produção e cessado a cadeia.Restou o tráfico de drogas,mão obra vasta,barata,ausencia de regulação,produto disputado.Todo ocidente está nessa.Trump,bolsonaro,orban,boris j,tentativa de reverter mesmo que parcialmente isto.E torcer prá situação na china se aproximar do que é no ocidente com sondicatos e legislação.Quem viver verá!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/