Capes corta mais 5.613 bolsas no Brasil

A Capes e o MEC tratam o novo anúncio como um "congelamento" e afirmam que a medida não vai afetar quem atualmente já recebe o benefício.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou nesta segunda-feira o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. É o terceiro comunicado do tipo neste ano. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta tarde que, em 2020, a Capes só terá metade do Orçamento de 2019. Na proposta de orçamento para 2020, a perda prevista para todo o MEC é de

A crise no financiamento das pesquisas afeta também o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência. O CNPq também suspendeu a concessão de novas bolsas e os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

15 comentários:

LUCIANO disse...

Prezado Editor, seria oportuno que fosse esclarecido quais segmentos foram atingidos por esse "corte". Seria oportuno também esclarecer que, atualmente, a CAPES continua a bancar mais de 200 mil, isso mesmo, 200 mil bolsas para pesquisadores, desta forma o "corte" não chega a 5%. Seria oportuno esclarecer que as metas previstas para 2022, de formação de pesquisadores mestres, que é de 60 mil por ano, já foi atingida pela CAPES. Seria oportuno esclarecer que os cursos mais bem avaliados foram poupados de qualquer tipo de "corte". Seria oportuno fazer um jornalismo de qualidade, e não ficar fazendo torcida e sensacionalismo barato, através da réplica de matérias tendenciosas divulgadas pela imprensa marrom. Seria oportuno corrigir esse equívoco!

Anônimo disse...

Vou chutar um número, mas não erro por muito. De 70 a 80% dos projetos de pesquisa nao serve como papel higiênico.

Anônimo disse...

Mais que "coisa terrível"! Deste total, quantas teses preparadas sobre Marxismo serão perdidas! Que baita prejuízo...só para a comunistalha!!! E as teses sobre o "direito achado no lixo"? E as teses sobre "transgêneros, uma opção"??? E as teses sobre a "Amazônia, o pulmão do mundo"? E as importantíssimas teses sobre "discursos de ódio"? E as teses de pós-doutorado
em vigarície sobre "Lula Livre"??? E as teses preparadas para serem cuspidas ao mundo pelo Papa na farsa "Sinodo da Amazônia"??? E as teses sobre a "Retomada do Foro de São Paulo"?

Justiniano disse...

Acreditem se quiser tem professores bolsistas do CNPq para fazer trabalhos de levantamentos dentro do MST e nos assentamentos. Todos com estrelinha vermelha no peito.
Claro que vão reclamar da falta de pagamento, mas não fazem nada, mandam estudantes para viver a realidade.

Anônimo disse...

O Paulo Guedes dependeu destas bolsas quando foi estudar em Chicago.

Mais um golpe na pesquisa nacional. Tem que viver de extrativismo e de commodities mesmo.

Anônimo disse...

A esquerda quebrou o país e deixou dívidas. A conta tem que ser dividida entre todos, não só no bolso do trabalhador.

Os adeptos da esquerda defenderam o PT e seus companheiros, deram carta branca e pelo voto deixaram eles governarem por 4 mandatos pilhando as contas públicas endividando o país, agora, nada mais justo que ajudem a pagar a conta.

Que o governo corte mais benefícios sociais para aprenderem a não mais venderem o voto por migalhas, elegendo ladrões lesa pátria.

Anônimo disse...

11.000 BOLSAS TURISMO SERÃO ELIMINADAS, FIM DAS MAMATAS .

BOLSONARO E EQUIPE E EXÉRCITO = BRASIL LIVRE = ORDEM = PROGRESSO

Anônimo disse...

VIVA BOLSONARO ACABANDO COM AS BOLSAS TURISMO DOS EX-QUERDISTAS.

Anônimo disse...

-POR QUE CORTAR?

-PORQUE NÃO TEM MAIS DINHEIRO!

-ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

-O GATO COMEU!

-ONDE ESTÁ O GATO?

-ESTÁ PRESO EM CURITIBA!

AH, GRAÇAS A DEUS... E AO MORO,HERÓI BRASILEIRO.

CAP CAVERNA disse...

Parabéns pela iniciativa muito bem feita. Os cursos superiores, estão repletos de lulopetistas, e estas bolsas gratuitas, servem somente para qualificar uma corja de esquerdistas, à criticarem e combaterem o governo que lhes auxilia, é dinheiro jogado no ralo. Lógico que toda regra tem exceções, mas infelizmente a minoria de bons, irão pagar com os imprestáveis. O governo tem de dar todo o amparo aos anos iniciais, para formar uma geração de brasileiros melhores, pois nas faculdades e universidades publicas, perdeu-se tudo.

Anônimo disse...

Chamar mestrado em filosofia de pesquisa científica é crime.
Os caras tem 45 anos e nunca deixaram de ser estudantes.

Anônimo disse...

Tem que acabar com o Bolsa família total e geral!!

Ariel disse...

ISSO SIGNIFICA UM CORTE E TANTO NOS ATIVISTAS ....CABOU!!! Quer dinheiro? vai trabalhar vagabundo!!!!

Anônimo disse...

Saquearam todo o dinheiro público. Agora acabou! Agora estuda quem tiver condições de pagar, até porque o trabalhador já foi explorado demais sustentando as Universidades Públicas.

Anônimo disse...

Ótima notícia, melhor cortar do que ampliar. Mas há potencial para aumentar estes números

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/