Lava Jato: Peru já tem mais ex-presidentes presos do que o Brasil


No Brasil, só Lula está preso, mas Dilma e Temer ainda estão soltos.

Alan Garcia, ao lado, preferiu o suicídio.

Quatro ex-presidentes do país são investigados por relações com a Odebrecht. Um deles se matou ao saer preso. Foi Alan Garcia. A Odebrecht afirmou ter pago 29 milhões de dólares em propina no Peru entre 2005 e 2014.

Não um, nem dois, mas quatro: essa é a quantidade de ex-presidentes do Peru que são investigados por relações com a empreiteira brasileira Odebrecht. 

A Odebrecht, levada ao Peru por Lula para ajudar seu amigo, o comunista e presidente Ollanta Humala, afirmou ter pago 29 milhões de dólares em propina no Peru entre 2005 e 2014 para obtenção de contratos, e todos os presidentes desse período estão envolvidos. Alejandro Toledo (2001-06) preso hoje nos Estados Unidos, recebeu 36 milhões de dólares em troca de concessão de obras. Já Ollanta Humala (2011-16) foi condenado e preso em 2017, junto com a esposa, Nadine, por ter recebido doações irregulares para sua campanha.

O último presidente, Pedro Pablo Kuczynski (2016-18), o PPK, foi eleito em 2016 com a promessa de uma agenda anticorrupção e a imagem de economista liberal e ex-banqueiro. A Odebrecht afirma que repassou 782 mil dólares à empresa de consultoria de PPK. Pouco tempo depois do processo de impeachment, diante de novas evidências que incluíram vídeos mostrando compra de votos, ele próprio decidiu renunciar no ano passado. Agora, foi preso no último dia 10 de abril.

A “Lava-Jato” do Peru
O Peru, tal qual o Brasil, tem uma força-tarefa destinada a investigar as acusações da “Lava-Jato peruana”. A Odebrecht admitiu ter pago propinas em pelo menos 12 países, e, além do Brasil, o Peru é o que está com as investigações mais avançadas, e os peruanos vêm trabalhando em conjunto com os brasileiros nas investigações. Já são mais de 20 operações, que se intensificaram no ano passado.
Estima-se que o custo do superfaturamento das obras ligadas à Odebrecht tenha chegado a 3 bilhões de dólares. Com o acordo de colaboração, a Odebrecht se comprometeu a pagar 230 milhões de dólares à Justiça peruana e oferecer mais informações.

13 comentários:

Anti-Comunista disse...

O Brasil está no fundo do poço como disse Paulo Guedes ministro da economia.

Anônimo disse...

Mas ele esmerdou o mundo, mesmo, só falando assim...

Anti-Comunista disse...

ESTÃO A FAVOR DA CORRUPÇÃO VEJA, FOLHA, PSOL, PT, PDT, PSB,.... OS AMIGOS DO REI DOS PRESIDENTES DO PT QUEREM CONTINUAR NA CORRUPÇÃO AFUNDANDO O BRASIL QUE ESTÁ NO FUNDO DO POÇO COMO DISSE PAULO GUEDES MINISTRO DA ECONOMIA.

Anônimo disse...

Comprovado: Lula foi coagido pela Odebrecht e obrigado a roubar o povo brasileiro para ficar milionário e enriquecer seus filhos, amigos e comparsas. A alma mais honesta do país implorou de joelhos para continuar pobre, mas os empreiteiros do mal não deixaram. Soltem esse anjo.

Anti-Comunista disse...

FOLHA DE SÃO PAULO, VEJA, PSOL, PT, PUXADINHOS DA ESQUERDA DEFENDEM A CORRUPÇÃO COM UNHAS E DENTES.

Anônimo disse...

Vocês sabem por que o Lula ainda não está na CADEIA ???




Nem eu !

Anônimo disse...

É um sinal que lá tem poder judiciário.
Aqui no Brasil, a maioria são uma corja de corruptos do PT, de toga.

Anônimo disse...

No país de origem, o Brasil, criminosos de todos os tipos e calibres querem acabar com a LAVAJATO, a Força-Tarefa que combate a CORRUPÇAO. No exterior,a LAVAJATO faz grande sucesso. É o que minha mae dizia : " Santo de casa nao faz milagres!!! " . Tia Glória.

Anônimo disse...

Se for para concorrer com o Peru, vamos ter que encurtar os mandatos dos presidentes para dois anos, apenas. Só assim teremos mais presidentes disponíveis para serem presos.

Anônimo disse...

Quem é o culpado?Lula.Levou a corrupção para outros países.O Peru além de morrer na véspera agora está morrendo depois com a ladroagem do PT.Se deram mal.Quem se aproxima do eixo do mal,se ferra.E o PT é a quadrilha eixo do mal,do demônio.

Anônimo disse...

Parabéns ao Peru e ao povo peruano! Agora temos que torcer para que outros sejam presos, como Dilma e Cretina Kirchner.

Anônimo disse...

GRANDE Peru... ... Peruzão.... kakakakakakakaka (como os políticos såo hilários).

ZAPELINO B disse...

Até o Peru tem um judiciário melhor que o nosso!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/