Governo começará a avaliar benefícios recebidos pela economia gaúcha em função das renúncias fiscais


O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso decidiu avaliar o benefício econômico dos incentivos fiscais concedidos no Estado. 

Pelos próximos meses, grupo técnico fará um diagnóstico histórico dos incentivos concedidos, um panorama do RS comparado a outros Estados, com a construção de indicadores de efetividade e o redesenho das estratégias. 

15 comentários:

Anônimo disse...



RS, DE MODELO A TODA TERRA.....

INCENTIVOS FISCAIS:::
O ESTADO É TOXICO PARA INVESTIR, É CARO DEMAIS, BUROCRÁTICO, REPLETO DE AMARAS QUE DIFICULTAM FAZER NEGÓCIOS....

SOMOS UM ESTADO DOMINADO PELA IDEOLOGIA IXQUERDISTA,O ATRASO, SOMOS RECONHECIDOS EM OUTROS CENTROS COMO UM ESTADO QUE PAROU NO TEMPO, O MAIS ENDIVIDADO, O QUE MAIS GASTA COM SERVIDORES E UM ESTADO EMPOBRECIDO...

VAI REVER/RETIRAR OS INCENTIVOS FISCAIS JÁ CONCEDIDOS, PORQUE!! HAAA O ESTADO ESTA QUEBRADO TEMOS QUE ARRECADAR MAIS, DE QUEM!! HAA DAQUELE QUE JÁ PELEIA DURO COM OUTROS CONCORRENTES DE ESTADOS MAIS BARATOS PELA MENOR CARGA TRIBUTARIA...

CUIDADO MILHARES DE PESSOAS JÁ SE BANDEARAM DE MALA E CUIA DO ESTADO, DEZENAS, TALVEZ CENTENAS DE EMPRESAS PODEM SEGUIR O MESMO CAMINHO...

APRENDAM DE UMA VEZ....TEM QUE REDUZIR O TAMANHO DA DESPESA COM A MAQUINA PUBLICA...NÃO EXISTE OUTRA SOLUÇÃO....PAREM DE ENROLAR, DE DESTRUIR O POUCO QUE RESTA DA ECONOMIA GAÚCHA...CHEGA....BASTA....


elias disse...

Todos para nordesde. OU sta catarina. Ou o paraguai,que já levou toda.Eu disse,toda manufatura de roupas masculinas para lá.
Nossas façanhas são fodas mesmo.

Anônimo disse...

Dos 4 estados mais bem avaliados no Brasil, 3 são administrados pelo PT.

João C. Ferreira disse...

Anonimo 17.20 disse tudo.

Anônimo disse...

MPF/RS quer reparação em função da saída da fábrica da Grendene
BNDES emprestou ao grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia cerca de R$ 1 bi

Ministério Público Federal
Publicado por Ministério Público Federal
há 5 anos
69 visualizações

A Procuradoria da República em Novo Hamburgo (MPF/RS) ajuizou ação civil pública contra o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o grupo empresarial Grendene/Vulcabrás-Azaléia com o objetivo de reparar o prejuízo social com o massivo desemprego determinado pelo fechamento de fábricas calçadistas no Vale do Sinos, na Grande Porto Alegre.

O procurador da República Celso Tres pede à Justiça Federal, a título de reparação, que o grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia seja condenado a restituir ao Fundo de Amparo ao Trabalhador todo o gasto com seguro-desemprego dos trabalhadores demitidos; complementar o pagamento dos juros dos empréstimos, além da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo do BNDES), acrescentar o valor da taxa Selic (remuneração que o Tesouro Nacional paga para captar dinheiro no mercado e depois repassar às operações do BNDES); e indenizar a coletividade, especialmente os municípios sedes das unidades fabris fechadas, pela evasão da produção, emprego e renda.

Tres entende que o governo federal, através do BNDES, cometeu três graves violações à Constituição: dispensou tratamento discriminatório ao Estado do RS, i̲n̲j̲u̲s̲t̲i̲f̲i̲c̲a̲d̲a̲m̲e̲n̲t̲e̲ ̲d̲a̲q̲u̲i̲ ̲s̲u̲b̲t̲r̲a̲i̲n̲d̲o̲ ̲p̲r̲o̲d̲u̲ç̲ã̲o̲,̲ ̲e̲m̲p̲r̲e̲g̲o̲/̲r̲e̲n̲d̲a̲ ̲e̲m̲ ̲f̲a̲v̲o̲r̲ ̲d̲e̲ ̲o̲u̲t̲r̲a̲ ̲u̲n̲i̲d̲a̲d̲e̲ ̲d̲a̲ ̲f̲e̲d̲e̲r̲a̲ç̲ã̲o̲; apesar do Supremo Tribunal Federal ter declarado inconstitucional a 'guerra fiscal', sujeitando todos os benefícios fiscais à prévia homologação do Confaz (Conselho Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados), exigência que foi desatendida, o Erário Federal patrocinou o danoso conflito federativo; igualmente patrocinou o aviltamento salarial, eis que os trabalhadores do Estado do RS foram trocados por outros do Nordeste mediante remuneração inferior.

Guerra fiscal O BNDES emprestou ao grupo Grendene/Vulcabrás-Azaléia cerca de R$ um bilhão, mediante juros altamente subsidiados pelo Tesouro Nacional de cerca de 5% ao ano, a partir de 2008, somados vários empréstimos.

Tanto na proposição do grupo empresarial quanto na aprovação dos mútuos pelo BNDES, ficou explicitado que não haveria aumento de empregos, mas, tão somente, deslocamento das unidades fabris do Estado do RS para a região Nordeste, especialmente para o Ceará, local onde a empresa teria ainda duas outras vantagens: pagaria menores salários aos empregados nordestinos e usufruiria da guerra fiscal entre os Estados, obtendo, além da isenção de ICMS, uma série de outros benefícios.

Tres destaca que os empréstimos do BNDES - dinheiro esse a juros negativos, uma vez inferiores à inflação - também foram originários do Fundo de Amparo ao Trabalhador que, conforme enuncia o próprio nome, deveria amparar e jamais desempregar laboristas, como as mais de cinco mil pessoas destituídas de trabalho no Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369

http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-rs-quer-reparacao-em-funcao-da-saida-da-fabrica-da-grendene

https://pgr.jusbrasil.com.br/noticias/144430100/mpf-rs-quer-reparacao-em-funcao-da-saida-da-fabrica-da-grendene

Anônimo disse...

Tem que acabar com esse trem de incentivos. É muito dinheiro doado permanentemente. Governo não tem que ajudar ninguém. Não pode atrapalhar. Simples assim.Ademais, quase todos foram concedidos por apoio politico.

Anônimo disse...



Deveriam cruzar dados do dinheiro doado a candidatos e aos partidos políticos (Todos).

Anônimo disse...

Pirelli foi embora. Deca foi embora. Curtumes foram para o Nordeste. Stemac embora. ....

Anônimo disse...

Que tal reduzir o ICMS ??? Só pra variar!!!

Anônimo disse...

Nesta semana mandaram via mail da ABIMAQ uma apresentação de 146 páginas sobre este tal de CONVALIDA, uma verdadeira PATAQUADA.... Na TV e no Rádio teve notícia paga, na Band e naR como se o Raio do CONVALIDA fosse uma Solução inteligente.....O Governo Milk tentará vender está proposta como uma "solução fiscal" para recuperarmos o equilíbrio e a "justiça social". Moral da história, as empresas vão pular da barca furada do RS....

Anônimo disse...

Isso aí, completem o serviço, mandem todo mundo embora de vez ...

Anônimo disse...

Anonimo 17.20 disse tudo.

Anonimo das 17.20 disse merda.

Anônimo disse...

esse elias só fala besteira.

Anônimo disse...

SOMOS UM ESTADO DOMINADO PELA IDEOLOGIA IXQUERDISTA

É mesmo? Então como é que o Bolsonaro, Leite e Marchezan ganharam aqui (Leite e Marquezan são fabianos mas era o que tinha de mais à direita, no brazil é assim)?

Re-examina a evidência e vais ver que não é essa a causa da "destruição" da economia gaúcha.

Anônimo disse...

Reduzam os impostos e taxas de forma generalizada que verão melhores resultados do que escolherem a dedo alguns favorecidos e ainda pagam uma fortuna para estes manés fazerem estas escolhas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/