Força-tarefa desarticula máfia que desviava recursos públicos de fundo destinado a indígenas

Agência CB
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, realizaram nesta quarta-feira, 5, a Operação Kitsune em Mato Grosso. Foi desarticulado esquema criminoso de fraudes e desvio de recursos no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó (MT).

As investigações apontaram aquisição fraudulenta de refeições, pagamentos sem cobertura contratual, superfaturamento e adulteração no controle dos alimentos servidos. Também foram flagradas as condições precárias de armazenamento.

A empresa contratada repassava dinheiro aos servidores do distrito Kaiapó, vinculados à Funai, entre eles algumas lideranças indígenas. Também foram constatadas altas transações bancárias sem a identificação do destinatário do dinheiro, com saques e cheques pagos diretamente na agência. O prejuízo soma R$ 2,5 milhões, do total R$ 5 milhões em despesas fiscalizadas. Roubaram a metade do dinheiro.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/