Estudo detecta aumento no número de mortos por armas de fogo, percentual de elevação chegou a 6,8%

De acordo com o Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), desde o Estatuto do Desarmamento, a taxa média no crescimento anual de mortes por armas é 0,85%. 

O estudo foi elaborado com registros oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade, mantidos pelo Ministério da Saúde (SIM/MS). A divulgação do relatório aconteceu nesta quarta-feira, 5, na sede do Ipea (Rio de Janeiro). 

Desde 2017, o número de armas em posse de civis aumentou. Em abril deste ano, houve alta de 10% em relação à procura no mesmo mês de 2018, considerando registros concedidos pela Polícia Federal. No recorte regional, ocorreu diminuição so número de homicídios no Sudeste e Centro-Oeste, estabilidade no Sul e aumento acentuado nas regiões Norte e Nordeste. A disparidade é explicada pelos pesquisadores como resultado de uma nova disputa por poder e território que envolve as duas maiores facções do país e o mercado das drogas. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Interpretando o gráfico:
10% de aumento de armas legais contra 0,68 de letalidade.
Quanto mais armado o cidadão, menos mortes por arma de fogo.
Pois, sabe-se que o n° de mortes por arma de fogo "pós- estatuto do desarmamento " cresceu mais de 300 %. ( assustador....diminuindo as armas legais, explodem as ilegais).
Sera que no gráfico tb foram computadas mortes por armas brancas e outras ( pq no Norte/Nordeste se mata muito de "peixeira").
Nesse caso, o estudo é imprestável. E esses estudos efetuados pelo F.S.P. eram ( não sei se ainda são ) muito manipulados.

Anônimo disse...

🇧🇷 Que notícia creatina! A pseudo reportagem se interessou em saber quem eram os mortos por armas de fogo se foram bandidos abatidos pela polícia se interessou em saber se foram cidadãos assassinados por marginais? Deve ter sido produzida pela Globo lixo

Anônimo disse...

NADA DESTE MI MI MI MUDA A CONVICÇÃO (CORRETA) DE QUEM DEFENDE O DIREITO À POSSE E PORTE DE ARMA PARA AUTODEFESA.

QUEM QUISER SER GADO PASSIVO E MORRER NA MÃO DA BANDIDAGEM, SEM CHANCE, QUE FIQUE À VONTADE.

Helmuth disse...

É preciso dizer a "qualidade" dos mortos, ou seja, deve ter aumentado o número de bandidos mortos!

Anônimo disse...

Sim, os bandidos continuam com o monopólio das armas.

Paulo Rocha disse...

Isso quer dizer que o cidadão de bem está se armando às escondidas e saindo pelas ruas cometendo assassinatos a troco de nada. Só para testar a pontaria.

Jaime Carvalho disse...

Site uma morte por arma de fogo registrada. Se tiver é de policial matando bandido.

Anônimo disse...

Uai, mas a população está desarmada! Entendi agora, aumento de cidadãos desarmados por bandidos armados. Ok, basta sair de casa que estamos sujeitos à criminalidade desenfreada, provocada pela proteção ao criminoso, dito vítima da sociedade, em detrimento do cidadão de bem.

Anônimo disse...

SAI PRÁ LÁ COISA RUIM... papai noel voa, coelhinho faz ovos de chocolate... e o mollusco é inocente !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/